Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As promessas não cumpridas

Umas das demandas fundamentais para a população, principalmente agora com a grande ascenção  social de nosso povo, é a tal da mobilidade; o direiro de ir e vir pelo menor trajeto e custos. Na região de Palmeirinha temos três rios que correm paralelamente e dois desaguam no maior em um pequeno trecho geográfico: Canabrava, Extrema e Periperi. Esta coincidência acabam por formar pequenas "mesopotâmias" com populações verdadeiramente ilhadas. PA Santa Clara e Furadim, PA Saco Grande (no fundo do saco) e Faz. Cantinho. 

Local da ponte: Saco Grande
O PA Sta Clara e Furadim resolveram em partes seus problemas de mobilidade no que tange à saída sul, Unaí, ao norte estão servidos e sem impecílho ao leste, mas com impossibilidades ao oeste (estão impossibilitados de irem de carro até seus visinhos da parte baixa do Pa Saco Grande e Fazenda Cantinho. Suas maiores demandas era a ponte do rio canabrava onde em 2003 os moradores me pediram para ajudá-los nesta empreitada. Lá levei o Superintendente do Incra e o Engenheiro para fazer o projeto da ponte; em reunião com a comunidade o superintendente autorizou a obra. O Incra repassou em convênio  à prefeitura, o "prefeito" Branquinho construiu e tentou roubar a autoria como se fosse obra dele. Inclusive obrigou o presidente da associação a se quer citar meu nome no dia da inauguração. Mas não conseguiu calar o Superintendente que diz "se estamos aqui hoje devemos agradecer o sr Geni de Sousa, se não fosse o trabalho dele não haveria ponte a ser inaugurado hoje."

Agora os moradores da parte baixa (fundo do saco) do PA Saco Grande também anseiam pela construção de uma ponte que os ligará ao Santa Clara e Furadim e consequentemente ao Sul em direção à Unaí por um menor trajeto e custos. Os recursos já estão no orçamento deste ano, o projeto em andamento, se tudo correrem dentro do previsto, será construída este ano.


Obra do Branquinho em um determinado PA. Fez-se uma estrada aterrando um córrego sem o devido manilhamento, como o esperado, veio as chuvas e desobstruiu o leito do rio que o branquinho quiz enterromper. Êta natureza irresponsável, como ousa contrariar um "homem capaz, competente, trabalhador e zelozo com o dinheiro público!"
Aqui está uma das grandes promessas de um determinado candidato à vereador na eleição passada, situação. A população espera por sua visita até hoje. Quanto a obra, está a espera de nova promessa; o referido candidato obteve simplesmente 100% dos votos da comunidade afetada. Terá de novo? dizem que não...



Esta é promessa nova de candidato que sempre tem concorrido e não chegado, situação. São pequenas obras que fazem grande diferença para a população local em seus deslocamentos cotidianos. O que doi na alma é a safadeza das promessas vãs, só com o intúito da conquista dos votos das pessoas humildes que acreditam piamente nestes figurões vindo da cidade com ares de superioridade que após a eleição simplesmente desaparecem.     

3 comentários:

Unknown disse...

É, Geni, enquanto o nosso processo de escolha se basear em critérios subjetivos e em falsas expectativas, não avançaremos.

Anônimo disse...

Uai Geni, fiquei sabendo que Você e o Padre Simão estavam com o Branquinho num assentamento rural.Depois o Branquinho vai a BH falar com o Deputado Paraca evolta falando que foi muito bem recebido.PT e PSDB podem andar juntos em Unaí, ou será apenas coincidências.

Anônimo disse...

E aí Geni, uma composição com o Branquinho não seria a solução para fazermos um vereador, já que prefeito fica difícil para esta eleição.