Translate

domingo, 4 de setembro de 2011

O crepúsculo da farsa

Começo esta postagem perguntando algo surreal: Unaí tem prefeito? a resposta é sim e não! quando se liga o rádio e a TV do município, percebe-se esta existência; quando se convoca a sociedade para discutir o escopo de uma conquista para o município o prefeito não se faz presente. Foi o que aconteceu na audiência pública convocada pela Assemblêia Legislativa do Estado de Minas Gerais para discutir com o Reitor da UFVJM, com nossos políticos (municipais, estaduais, e federais) a vinda de um Campus Universitário Federal para Unaí. Cuja implantação necessitará de recursos do orçamento federal, MEC, e um bom montante vindo das emendas parlamentares de nossos Deputados Federais.

Só para rememorar o espírito de escorpião de nosso prefeito/vice, no dia 24/08/2011 o Deputado Almir Paraca através do Deputado Federal Leonardo Monteiro PTMG, levou o prefeito de Unaí e seu vice à uma audiência no Ministério da Educação, mais precisamente com o Secretário da SESu (Secretaria de Ensino Superior) para agilisarem as discussões necessárias e principalmente para quebrar o gelo entre o poder municipal e o federal. Então, o Srs prefeito e vice se serviram dos préstimos do Paraca e do Leonardo Monteiro (coisa que seu deputado, Bernardo Vasconsellos, periférico e de primeiro mandato não tem condições de dar)  e ao chegarem em Unaí usaram de meia verdade perante nosso povo ao se vangloriarem de ter sido recebidos no MEC em audiência para tratar do Campus sem citarem os operadores políticos desta audiência que foram os deputados do PT. 

No próprio dia 24/08 já se sabia da convocação da audiência pública a ser realizada em Unaí no dia 02/09. Se eu sabia, imagine o prefeito. Depois de ser benificarem das mãos estendidas do Paraca e do Leonardo, os Srs prefeito e vice retribuiram com um ventoso fétrico na cara de ambos ao não os recepcionarem em Unaí. Por que será? porque o problema do mentiroso é que sempre terá de inventar uma nova para justificar a anterior; porque se lá comparecessem iriam dizer o quê? Simplesmente teriam de pedir ao povo de Unaí que esquecessem tudo já dito por eles anteriormente por não corresponderem a verdade dos fatos. Seria uma vergonha municipal. Entre a vergonha maior e a menor, preferiram não comparecer. 
Nos minutos que antecidiam a audiência, o Sr Hélio Machado (presidente do Sindicato Rural de Unaí) ligou para o prefeito e reclamou pela sua presença, resposta do prefeito: estou a caminho de BH, estou saindo de três Marias, vai cair o sinal e tchau. Só que na parte da tarde ele estava ao vivo e de corpo presente na rádio veredas. O homem é muito rápido, no mesmo dia foi à BH, resolveu seus problemas e antes do sol se por já estava em Unaí de banho tomado, de cabelo escovado e dando entrevista em uma estação de rádio. Não vi nenhum avião pousando no aereoporto de Unaí. 

O Sr prefeito perdeu uma ótima oportunidade de se fazer presente e aproveitar a oportunidade de discutir com os deputados outros projetos para a cidade, reclamar por mais verbas para os assentamentos sediados no município, para a saúde, para a educação, enfim, conversar e construir "pontes" e não dinamitá-las. Unaí merece melhores dirigentes. 

8 comentários:

Anônimo disse...

É companheiro geni,ontem eu estava no canãa a trabalho e o proprietario de um salão de beleza tava comentado sobre essa atitude do prefeito.Podemos perceber que os meios de comunicaçõa, que sao pagos para eles fazerem campanhas para ele e o seu vice ta indo por agua abaixo.Estou fazendo a minha parte mostrando para as pessoas como UNAI esta atrasado em relação a outros municipios

Pedro disse...

Geni, não foi só o prefeito e o vice que faltaram não. tem mais gente que deveriam estar lá em não estiveram. porque o Dr Romualdo não foi, porque é dirigente de faculdade particular.

Geni de S. Oliveira disse...

Acredito que ele, Romualdo, é maior do que estes interesses corporativos. Deve ter havido algum impedimento, mas foi sentida sua falta sim.

Júlio Cesar disse...

Indiferente de qual seja o político ou não a presença do prefeito era importante. As richas políticas deixam um atraso na nossa cidade. Imagine o quanto a cidade poderia crescer com uma Universidade,vamos convocar o povo de Unaí pra defender a Universidade aqui.. O povo iria apoiar isto é o que vale.

Júlio Cesar disse...

Já pensou aqui na nossa cidade uma Universidade de Medicina, ou zootecnia, ou Veterinária, Agronomia.. Com professores bons.. Nossa cidade iria desenvolver demais.. Políticos por favor se unam!

Geni de S. Oliveira disse...

Caro Júlio César,
Você tem a medida certa da importancia desta universidade. em todas as cidades e regiões que sediaram uma Isntituição Universitária Federal experimentaram altos graus de desenvolvimento. O que seria da cidade de Lavras se não fosse a UFLA, de Uberlândia sem a UFU, etc.. O triangulo mineiro é exemplar: Em Uberaba estão as fazendas e as grandes raças; em Uberlãndia está o conhecimento, a tecnologia os laboratórios de genética, FIV e outras.

Acredito que a faculdade de medicina esteja longe de nós, mas a faculdade das ciências agropecuárias esteja ao nosso alcance: Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Florestal e outras. Temos que nos organizar para defender que esta extensão seja substanciosa. quando se fala de uma universidade federal, não se pode pensar de forma pequena, se assim procedermos ela será também pequena e de pouca lastricidade. Vamos agir e pensar grande.

Obrigado pelas suas palavras e participação.

Wilton Alencar (TOM) disse...

Qualquer que sejam os cursos, se bem explorada uma universidade federal promove crescimento para toda região. Movimenta o comércio, a educação, os estágios, os empresário, o mercado imobiliário. Unaí precisa saber explorar isso com gestores capacitados. Espero que a cidade tenha pessoas preparadas para aproveitar as oportunidades.

Anônimo disse...

Não me admiro nada do Ilmo. Sr. Prefeito não ter comparecido a audiência pública. Um prefeito eleito dentro de uma cadeia acusado de crime de repercussão internacional e que responde a mais de 30 processos que usa o dinheiro público pra se promover e não tem nenhum tipo de formação acadêmica, seria esperar demais qualquer esforço pra crescimento de um município. Ele só quis entrar pra política pra benefício próprio; isso é notório. O povo desta cidade bem que merece, foi o povo mesmo que o elegeu. E esse povinho é bem capaz de eleger o vice dele.