Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O capitalismo e suas crises.

É engraçado a realidade econômica do Brasil. Em décadas passadas quando a economia mundial ia bem a do Brasil ia mal, agora quando a economia brasileira vai bem a do mundo entra em parafuso. 

Até 2002 os nossos políticos e economistas de "projeção"  que dominaram a política econômica brasileira estudaram e foram catequisados nos EUA e Europa; eram eles os ventrílocos dos países do eixo a repetirem o receituáreo neoliberal aqui no Brasil e America do Sul. O que era bom para os Estados Unidos era bom também para o Brasil.

Em 1929 com a quabradeira na bolsa de Nova Iorque, Dow jones, o mundo sofreu as consequencias; a economia brasileira era fundamenta na produção do café, principalmente para a exportação. Com a crise na economia mundial o preço do café despencou de maneira insustentável por falta de demanda. A solução foi a queima dos estoques e a destruição das lavouras de café por todas as regiões cafeeiras. Foi o caos na economia brasileira. 

Em 2008 os EUA foi novamente o epicentro de outra crise financeira com o caso dos subprime que levou um dos maiores bancos mundiais a falência. O comércio, o financiamento  e o emprego sofreram grandes abalos. Sorte do Brasil foi de já ter se livrado do receituário do FMI e as fórmulas neoliberais não encontraram eco na nova equipe econômica por ter à frente um comandante que ao invés de restringir o crédito, o expandiu; de contrair o meio circulante, obrigou os bancos a colocarem dinheiro a disposição do mercado; de cortar orçamento, o ampliou, etc. 

Este ano a crise se abate na zona do Euro. Os países mais fracos desta união monetária começam a sofrer os efeitos de seus loucos endividamentos e se sentem absolutamente engessados pelas políticas comuns do bloco. O caso mais grave é o da Grécia que vinham ao longo de muitos anos falseando seus Resultados Primários e principalmente os Resultados Nominais de seus orçamentos. O Resultado Primário (RP) é a confrontação das receitas não-financeiras com as despesas não-financeiras, ou seja, quanto do orçamento está sendo economizado para pagar o exercício da dívida interna e externa; o Resultado Nominal (RN) nada mais é do que o RP mais as receitas financeiras menos as despesas financeiras. Na Grécia o RN é de muito negativa e não tiveram mais como fazer "engambelamento" contábeis.

a Grécia passa por um grave processo de desendustrialização por falta de competitividade de seus produtos tanto no mercado interno e principalmente no externo pelo engessamento do câmbio comum, Euro, onde o país perde a capacidade de fazer política monetária: desvalorizar ou valorizar sua moeda de acordo as necessidades de sua economia. Se o problema fosse apenas da Grécia, a UE teria a solução, mas se resolverem o problema Grego eles estarão abrindo um precedente e os demais em crise (Itália, Portugal, Espanha, França) reivindicarão a mesma solução e aí será o fim da União Européia. Qual seria esta solução? a dívida Grega representa apenas 2% do PIB da zona do Euro e seria absolutamente absorvida pelos demais, a questão são os outros que estão também com dificuldades com suas dívidas e são todas muito maiores do que a da Grécia.

Uma quebradeira na UE não interessa a ninguém, pois vão comprar menos do Brasil e de outros países e aí haverá uma retração no comércio mundial que poderá levar a economia global a uma brutal recessão. Uma das saídas possíveis para Grécia é a saída da UE ou apenas abandonar o Euro como moeda, qualquer uma destas poderá abrir brecha para outros países descontentes fazerem o mesmo. Resumo da ópera, a UE se encontra naquela situação onde: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.      

2 comentários:

Pedro disse...

E o pior, Geni, é que esta crise vai pegar em cheio o próximo Prefeito. A recessão chegará ao seu auge em 2013. se já temos uns administradores incipientes, umaginem sua continuidade. Temos que rezar e muito. Chame o BISPO, se não estiver disponível, chame o PADRE!

Anônimo disse...

Geni meu amigo, e esta do Hubertinho candidato a prefeito apoiado por Delvito, pélo visto voçê acertou na mosca o Dep esta Macumunado com o plantador de feijão, pelo visto o pisca pode ir preparando o terno para da pose, ou sera que vai dar zabra e o Jeova vai chegar la, estou vilusbrando esta utima opção .
Jeova VARENDO a corupão em Unaí.