Translate

domingo, 3 de julho de 2011

Eleições 2012.

O líder comunitário do Momoeiro, Netinho do momoeiro, recebe em sua residência o Vereador e Presidente do Legislativo Municipal, o Verde Ermes Martins, o petista Valdivino Guimarães e este Blogueiro para um agradável bate-papo e evidentemente que o cardápio foi a política municipal e as articulações para as eleições de 2012.

Confesso que fiquei agradavelmente surpreso com a inteligência, capacidade argumentativa e a lógica dos cenários traçados pelo anfitrião. O Presidente do Legislativo nos relatou a sua decepção com o andamento da atual gestão municipal e as vantagens competitivas perdidadas pelo Município de Unaí. Análises feitas por uma pessoa insuspeita por ter sido um dos apoiadores deste grupo e por conhecer por dentro os limites do mesmo.

Não foi falado em composição de chapa e muito menos em apoios a candidatura de A ou B, mesmo sendo o Valdivino um declarado e natural pré candidato; foi discutido a necessidade de união das oposições e deram uma rápida passada por algumas áreas da economia Unaiense, setor pecuário por exemplo, onde foram, ou fomos, concordado por um veterinário récem chegado ao recinto.

A novidade principal foi a filiação do Valdivino ao Partido dos Trabalhadores cuja solenidade será concretisada e comandada pelo presidente do PT Estadual no dia 14/07/11 às 19h provavelmente na Câmara Municipal. Uma das maiores críticas do PT local ao Estadual era desta falta de apoio direto aos candidatos do PT em Unaí; sugundo o Presidente Estadual e seu Vice, Dep. Fed. Reginaldo Lopes e Dep. Fed. Miguel Correa,  respectivamente, em 2012,  Unaí  passa a ser prioridade tanto do PT Estadual como do PT Nacional. Ainda segundo o Presidente Estadual, se houver uma composição PT/PMDB em Unaí, a probabilidade de recebermos na campanha tanto o LULA quanto a DILMA é muito alto. É o contraponto ao Anastasia/Aécio em Unaí.     

33 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim, começa a clarear. Enquanto os outros ficam no nhem nhem nhem, o Valdivino sai na frente. Gostei da definição dele por um partido consistente e com respaldo para a campanha e melhor ainda para governar.

FURÃO disse...

Agora sim. Até que enfim né. Ja tava na Hora dessa composição. PT é forte e Valdivino bem conhecido. Tudo pra dar certo. E Vai dar Certo. Vamos mobilizar nossos amigos e familiares. Dia 14 de Julho estaremos de pé e a ordem. (Gervásio)

Anônimo disse...

Se for PMDB/PT ta fechado

Anônimo disse...

QUEM SABE PT / PMDB . Com certeza o povo prefere Valdivino e Romualdo de Vice . SE FOR TA FECHADO.

Pedro disse...

Geni, tô com raiva. Sempre conversamos e você não me disse nada sobre estes movimentos, filiação do Valdivino, flerte com o Hermes e outros. Concordo, mas queria ter sabido antes. O Hermes e o Netinho filiam também no dia 14?

Geni de S. Oliveira disse...

Caro amigo Pedro,
Dizem que o segredo é a alma do negócio, digo, das articulações. Há momento de falar pra dentro e de falar pra fora.

Desde muito tempo que o PT está de namoro platônico com o Hermes (com H ou sem H?); hoje ele está filiado ao PV, foi eleito dentro desta lógica e dentro desta construiu relacionamentos e compromissos, mas se ele quizer, a ficha dele será abonada pelo LULA ou por quem ele indicar; o Netinho está sem partido, seria uma honra tê-lo no PT como candidato a Vereador. É um rapaz trabalhador e digno, um quadro valioso que o Branquinho jogou fora; deve está sobrando por lá.

No dia 14 levaremos uma ficha extra para o Netinho.

Unknown disse...

É alentador ver Hermes, Presidente da Câmara, com uma postura tão serena e consciente, aparentemente despojada de interesses pessoais. Resgata um pouco de sua biografia política. Valdivino é um grande quadro. Parabéns ao PT pela sua filiação. Unaí passa a contar com mais uma opção para a sucessão municipal. É bom ver a política sendo debatida de forma séria, sem imposições, sem arrogância e sem prepotência.

montesquieu disse...

Geni já sabia que vc tinha se vendido pra Romualdo Gonzaga, agora vcs do PT, como vão fazer com o Branquinho, já que tem membros do PT no governo atual, como Bia, Flexa que colocou sua filha, o Manoel do sindicato, será que o PT vai acender uma vela pro diabo e outro pro santo, olha isso não funciona, por isso que o PT de Unai é o que é.

Anônimo disse...

O PT achou um boa hora para se reestruturar. E achou com inteligência. Bons nomes estão a caminho, não se surpreendão, com a vinda de Valdivino e o namoro com Hermes muita gente bacana vai olhar o PT com bons olhos.

Geni de S. Oliveira disse...

Meu caro, de inteligente (em política) você só tem mesmo na alcunha, no apelido. leia mais montesquieu e seus contemporâneos para entender de política. Se têm alguem na prefeitura é problema deles e não do PT, não temos nenhum compromisso com ninguem. Pra vc basta a gente apertar a mão, sorrir, fazer um elogio, reconhecer méritos de alguem para estar vendido. Para com isso, deixa de ser ingênuo ou mal intencionado. Olha, ontém fiquei sabendo que vc estava falando baixinho ao celular com um político influente (o +) da prefeitura. estará vc também vendido? Sou Petista, mas reconheço mérito e honradez em outros homens de outros partidos e um deles é o Romualdo. E daí, cara? que coisa barata e mesquinha. O PT, hoje, tem compromisso com o Valdivino, pois ele é um investimento do PT, investimos nele ontem e investiremos hoje e amanhã.

Anônimo disse...

Geni é mineirinho mesmo,to gostando da nova roupagem do PT, é sinal que os tempos mudaram. Radicalismo é coisa do Psol. Inteligência e bom Senso, não faz mal a ninguem e quem ganha é o povo. Em relação aos membros do PT no governo atual, Caro Calixto, na hora certa eles voltam a origem, preocupa não.

Anônimo disse...

Estimado Companheiro Geni:

Fiquei muito contente com a noticia da vinda do Valdivino para o P.T. acredito que ele tem chance
nesta conturbada disputa municipal, se realmente
concretizar o apoio dos diretórios Nacional e Estadual ao partido em Unaí. Seria uma boa Valdivino Prefeito PT. E PMDB indicando vice Dr. Romualdo

Unknown disse...

Nada mais legítimo que o PT lançar candidato a Prefeito. É um grande partido, embora em Unaí ainda não tenha conseguido o mesmo espaço que ocupa no cenário estadual e nacional. O que me chama a atenção nos comentários, porém, é o fato de que o PMDB, para todo mundo, agora até para o PT, é cogitado somente para a garupa. Ninguém cogita indicar um vice para uma candidatura do PMDB. Se for assim, ao PMDB resta escolher ser vice do candidato de José Braz, de Delvito, de Valdivino ou, quem sabe, até de Branquinho (vai que ele também tem a fixação por um vice do PMDB). O cardápio é variado.

Anônimo disse...

Com certeza foi um ato fantástico do PT em Unaí. É preciso esquecer os interesses pessoais e unir os grupos de oposição o PT e O PMDB é uma excelente indicação para Unaí que nunca foi administrada por grupos de centro esquerda e esquerda. Esta cedo pra falar com certeza mas uma Dupla Romualdo e Valdivino seria interessante.

Anônimo disse...

Acontece Dr. Paulo alguns pessoas e lideranças políticas em Unaí acham que estão acima de partidos políticos e não respeitam ninguém. É um absurdo o que vejo por ai. Ontem por exemplo próximo a lanchonete que fica em frente a papelaria B.A.B.A o assessor de Delvito conhecido como preto esta com um jornal da tribuna onde tem uma matéria sobre a reunião do PMDB criticando as pessoas que estão na foto... fiquei indignada com isso. horrorizada. Como se as pessoas não merecessem. Falei com as pessoas proximas da lanchonete que Romuado é uma das maiores reservas politicas em Unaí. Não há o que falar dele. Homem sério, honesto, probo, inteligente , capacitado e um assessor de deputado ficar instigando as pessoas a falarem mal e ainda dizer que Romualdo não é conhecido e que Delvito esta eleito. Sinceramente fiquei constrangida.
Att. Elisangela

Adriano disse...

Amigo Geni, fico feliz em ver a união e a maturidade com que o PT está encarando as próximas eleições municipais.

Fiquei feliz ao ler seu artigo.

Netinho do Mamoeiro disse...

Como político e líder comunitário, minhas portas sempre estarão abertas para receber qualquer pessoa. Amigos, dizer que a oposição tem que se unir não temos dúvida. Que Romualdo tem que pegar fila, como os demais pré candidatos a Prefeito, isso é certeza.Que Hermes é uma grande liderança política comprovada nas urnas, é verídico. Também não podemos negar que o grande líder politico não só de Unaí, mas de todo o noroeste é o Deputado Estadual Delvito Alves, que hoje é aclamado pelo povo como nosso futuro Prefeito. Entendo que ele se destacou como o principal oposicionista ao Governo de Unaí. Além de ter enfrentado a fila é o mais preparado. Se assim for é com ele que eu vou! Entendo, e todos nós sabemos que ele é o melhor nome para unir a oposição. Corrigindo a matéria quero dizer que sou filiado ao PSB e estou coeso com a oposição. Abraços!

Geni de S. Oliveira disse...

Eu disse que o Netinho estava sem partido é porque foi isto que ele nos disse. Pode ter se filiado ontem.

Anônimo disse...

é de estranhar que lideranças históricas do partido dos trab alhadores de unaí estão relegados e abandonados e depois dos momentos mais dificeis do partido que empunhamos, ver agora aclamar nomes de pessoas que nunca colaboraram com o partido, em nada e sempre mantiveram do outro lado. Por isso quero repudiar vientemente essa atitude. Isso é jogar nossa história no cesto de lixo. No meio politico todos sabem quem são essas lideranças. Agora é muito comodo deitar no couro da onça, pois ela está morta. Afonsão do Garapa fundador do PT

Anônimo disse...

Netinho. Que Delvito é um grande político até concordo mas liderança todos nós sabemos que ele nunca foi. Político não porque ele sozinho se tornou. Foi a união de grupos políticos e lideranças que o fizeram e que o apoiara. Mas liderança ele não foi porque ao invés de unir grupos políticos ele fez desagregar os lideres oposicionistas. Lider é aquele que agrega e não o contrário. Eu conheço Delvito de longa data e sei o que estou falando. Ele fez o que fez com José Braz depois de receber seu apoio em 2 mandatos e o pior acha que esta certo que José Braz é que está errado. Infelizmente não é assim que se faz política. Da mesma forma que você se decepcionou com Antério pode vir a se decepcionar com Delvito. Imagine comigo o seguinte fato: Um lider tem que esta por perto, motivar o grupo.
Assim como é nas organizações é na política a falha vem muitas vezes pela ausência de acompanhamento dos líderes junto aos seus comandados.
Quando um novo colaborador entra na organização, seu líder deveria ser o seu mestre, aquele que vai dar todo o suporte para que ele seja um bom colaborador. Mas analisa os assessores dele? Só sabem ser críticos e acham que só eles estão certos. Na dúvida, o colaborador teria o apoio do líder que estaria. Com Delvito é ao contrário ele decidiu sozinho e não procurou ninguém, nenhuma liderança política e ainda mandou Luciana Alves fazer aquela palhaçada com José Braz. Isso é Papel de político sério?????? Chega né? Infelizmente Delvito é uma pessoa ingrata, sua história política conta isso. Basta procurar. Temos que parar com isso. Se acha que ganha sozinho que o faça. Valdivino esta por ai, humilde e o PT se organizando assim como o PMDB e o Grupo de José Braz a mesma coisa. Porque delvito não agregou o grupo que o apoiou duas vezes??? Agora com mais candidatos Branquinho vence novamente e não tenha dúvida disso.

Unknown disse...

Na carona do comentário da leitora Elisângela, eu diria que para alguns seguidores de Delvito a eleição já está ganha. O Deputado já está eleito prefeito de Unaí por antecipação. Não seria o caso, caro Geni, de as próximas eleições em Unaí se processarem por aclamação, já que há um clamor popular (quase sacro, como ocorreu em 2004) pela eleição do dito parlamentar? Todos nós economizaríamos tempo e dinheiro apenas sufragando o que parece já ter sido decidido pela população de Unaí, como cantam aos quatro ventos os assessores do deputado estadual. Aproveito para dizer, em razão do comentário do Netinho, que quem liderou a oposição ao atual governo desde o primeiro dia (aliás, desde antes de seu nascedouro) foram o PMDB, José Braz, Valdivino e outras pessoas e partidos políticos. Delvito foi para oposição, assim como tantos outros, depois de 2006. Alguns estão indo agora justamente na expectativa de que o deputado será o novo prefeito. Esse filme a gente já viu antes.

Anônimo disse...

O Delvito ta é no ferro se continuar com essa de ser candidato a prefeito lebra-se que ele e da ARENA , Geni continua em sua luta oposicionista junto com os partidos da base. Dr. Romualdo e Valdivino da uma bôa dupla.

Wilton Alencar (TOM) disse...

Fiquei muito feliz com as notícias e comentários aqui postados.
Parabéns ao PT, Geni e Valdivino.

Anônimo disse...

Dizem que por trás de um grande homem há uma grande mulher. De certa forma por trás de um grande político esta uma boa e estruturada assessoria. Em questão política, Delvito esta muito aquém. Tem assessor lendo jornal em pleno dia de trabalho e em lugar público. Deve ser falta de motivação política. **zoreia**

Cristiano Nunes disse...

O Netinho disse a pura verdade quando falou que quem fez oposição ao governo Mânica foi somente o deputado Delvito Alves. Tenho todos os jornais da cidade arquivados e também acompanhei os outros meios de comunicação local (veredas, 104 FM, Unainet, etc..) e nestes anos vi somente ele e seu irmão, o vereador Zé Inácio, lutando contra o Governo. Nunca vi o Paulo Gilberto ou qualquer outra pessoa de seu partido, do partido do senhor José Bráz ou do PT do Geni, manifestarem contra o governo Antério. Do PMDB muitos participaram do governo e o Paulo mesmo contra seu partido até publicou matéria elogiando o Branquinho. O José Bráz e seu grupo entregaram a TV Rio Preto para Branquinho fazer sua campanha e um boa parte de seus companheiros (Adilson Mendes, Osmar Barbosa, Junei, Júnior Teatro, etc) passaram a apoiar o governo Mânica. O PT viu o Geni promover o tucano Branquinho, sem se falar no Manoel do Sindicato que hoje é diretor na Prefeitura. Além do deputado e do vereador Zé Inácio, o Paulo Melo, mesmo que de forma irresponsável, foi mais um que confrontou-se com o Governo Municipal. Hoje a força política do deputado é tão grande que é seus desafetos que andam fazendo sua propaganda falando que ele está eleito. Ele assumiu a oposição quando Antério era intocável e é por isso que a grande maioria da população quer vê-lo na Prefeitura. Quem planta colhe. O resto é blá-blá-blá. Dá-lhe Delvitão 2012!

Unknown disse...

Desculpe, Cristiano Nunes, mas parece que você é daqueles que se guia apenas pelo que é publicado (será que é publicado mesmo, ou é pago?) nos jornais de Unaí. Com esse balizamento, você não constroi uma visão crítica e imparcial da situação. Delvito não fez oposição a Antério. Foi até Procurador Geral dele. Passou a fazê-lo quando era conveniente. Vale lembrar que Delvito apoiou Zé Braz em 2000, Antério em 2004 e, depois, Zé Braz novamente em 2008, flutuando ao sabor do que considerava mais conveniente. Delvito não É oposição, ESTÁ na oposição. Eu, muito ao contrário, continuo na oposição ao atual governo desde antes de ele nascer. E não escrevi nenhum artigo elogioso a Branquinho. Se acompanha meus artigos, verá que tenho sido um crítico contumaz das atitudes do vice-prefeito. Só que, como não tenho rabo preso com senhor ninguém, muito menos com Delvito, com quem trabalhei, posso criticar ou elogiar quem quer que seja de forma imparcial, sem que isso implique apoio político. Delvito não lidera a oposição justamente porque abdicou do ônus de liderar, que impõe bom senso, serenidade, sabedoria, entre outros predicados. Optou por se apoiar na sua suposta popularidade para desagregar a oposição unaiense. Peço ao Geni desculpa pelo desabafo, mas as verdades precisam emergir.

Anônimo disse...

Amigos de unai não adianta ficar de bla bla bla.
Tem e que se organizar Ermes, Olimpio, paulo Arara, Marco aurelio estão unidos trabalhando firmes e montando um grande grupo politico e independente, o que irá fazer a diferença na politica de Unai pois poderão somar com qualquer grupo de oposição,bem lembrado oposição e assim que se faz politica, e branquim ou sadanzinho ta e lascado.

Anônimo disse...

Cristiano Nunes como disse o Paulo você realmente é daqueles que vão pelo que é publicado. Todos nos sabemos que tudo que se faz aqui em Unaí em qualquer jornal ou internet é pago. Acorda meu filho. Aqui é assim pagou, publicou. Desde quando Delvito é oposição a Antério?? Oposição não aquele que publica matéria em jorna ou internet contra A ou B. Fazer política é a arte de promover o bem comum, é melhorar e humanizar o coletivo. Essa briga política que Antério e Delvito faz aqui só prejudica o município.

Na política, nada mais tranqüilo do que ser oposição. Ser oposição tem, na maioria das vezes, como objetivo ser contra apenas para obter o poder. Assim tem feito Delvito. Você já parou para pensar um pouco? Parou pra raciocinar se Delvito é o melhor nome? Ou é porque foi oposição? Delvito, Antério, Zé Braz e Branquinho são tudo farinha do mesmo saco. Quando entrarem lá faram a mesma coisa. Vão pagar os jornalecos de Unaí e vão publicar todo dia uma matéria sobre algo que fez, como asfaltar uma rua ou inaugurar uma praça. Se é isso que você pensa em fazer política em Unaí, você se iguala a eles em gênero numero e grau.
O papel de nosso como cidadãos é cobrar dos vereadores que são os verdadeiros agentes que deve fiscalizar as ações do governo, mas vc sabe porque não fazem?? Delvito e seu irmão Zé Inácio foram oposição inconsequente contra José Braz simplesmente por achar que deveria ser e todos nos fomos prejudicados. Você que defende Delvito já procurou saber sobre o projeto Soma de 2003 quando Zé Inácio e Dorinha votaram contra e prejudicaram muitos moradores do bairro primavera quando deixamos de receber recursos para asfaltar o bairro? Seja consciente e pense diferente, procure fazer política de forma mais séria. Todos nos votamos em Delvito para Deputado para que ele exerça essa função e independente do Prefeito eleito que tenha consciência de trabalharem juntos pelo bem comum.

Anônimo disse...

Companheiros, vejo que a politica de Unai tomou outro rumo agora com Ermes PV,olimpio,paulo Arara PSB, e Marco Aurelio do PP consolidando grupo de oposição. Será com quem vão somar? ou terá candidatura propria?

Pedro disse...

É incrível a capacidade do Ermes de perceber quando o barco está fazendo água. Foi assim ao pular fora do PMDB, foi assim ao "dormir na mesma cama" do Antério e agora ao abandonar o Antério/Branquinho. Vai ser oportunista assim lá na conchinchina... vai apoiar o Delvito e o abandonará depois. Este é seu DNA: trair.

Anônimo disse...

ENGRAÇADO FALAM QUE O DELVITO É RUIM, QUE NÃO DEIXOU ASFALTAR BAIRROS,QUE JÁ FOI PREFEITO E NÃO FEZ NADA, MAS TODOS AINDA FALAM QUE VOTARAM NELE. REALMENTE NÃO ENTENDO COMO VOTAM EM CANDIDATO QUE NÃO PRESTA. DÁ PRÁ PERCEBER UM MOVIMENTO TERRORISTA PARA NÃO DEIXAR O DELVITO SAIR CANDIDATO. PORQUE SE FOR NÃO TEM CHANCE PRÁ NINGUÉM. NÃO SOU EU QUE FALO ISSO, É A VOZ DAS RUAS.

Anônimo disse...

Caros amigos.
Confesso que fiquei muito surpreso como muitas coisas que li nesses comentatários. Começando pelo fato de que o Srº Valdivino não é unânimidade no partido, muito pelo contrario, ele não representa a identidade do partido, a filiação dele e a pré candidatura foram feitas as escondidas dos membros do partido, membros esses que estão lutando para reerguer um PT municipal morto e sem credibilidade. E agora nós membros, só ficamos sabendo dessas coisas por blogs?. Por que, nada disso foi discutido entre os membros do partido, e olha que nos reunimos todo mês. Eu repudio essas atitudes, logo no PT que defende a democracia, e nos os membros somos os ultimos a saber. Que diretorio municipal do partido é esse, autoritário e incoerente. Se essas atitudes continuarem, grande parte do partido irá tomar atitudes drásticas.

Geni de S. Oliveira disse...

Se tem uma coisa que um petista não faz é se manter no anonimato. Candidaturas ainda não foi discutido no partido, mas chegará sua hora. Não sabendo que tu és fica difícil analisar sua colocações; acho que vc é um pretendente à candidato a prefeito e se for, nada lhe impede de apresentar perante ao partido e ir à convenção. Ou vc não sabe como funciona um partido? Dificilmente conseguirá vencer, mas tem o direito de postular. Agora unanimidade não existe em partido nenhum, apenas formamos maiorias para vencer. Lute pela sua maioria. Acho que você não tem maioria nem dentro de casa, muito menos no PT.