
No meio do ano de 2011 foi inaugurado em Brasília o Hospital Sírio Libanês exclusivo para esta patologia; por volta de Setembro do mesmo ano comecei a frenquentar o referido Hospital depois do diagnóstico positivo de minha sogra. lembro que eram poucos os pacientes nesta época; já no final do ano o Sírio de Brasília já estava cheio. Acompanhamos todos os dias o noticiário sobre o alastramento desta doença entre os famosos e pessoas simples e próxima a nós o que assusta a todos.
O que devemos especular é por que Unaí figura entre as cidades com maior incidência desta doença. Se for pelo fato de Unaí ser um município muito forte na agricultura de precisão não se justifica, pois somos ladeados por municípios também de agriculturas pujantes: Cristalina, Paracatu e Formosa. Será que nestas os trabalhadores estão sendo melhor protegidos? ou as fazendas melhores fiscalizadas? ou será uma praga dos deuses? Tenho percebido entre os Deputados e Senadores uma maior preocupação com o câncer os parlamentares da bancada ruralista. Será dor na conciência ou realmente vontade de ajudar? Só sei que a bruxa está solta e cada um de nós pode ser a próxima vítima.
4 comentários:
Parabéns, Geni, por suscitar o problema. A incidência de câncer em Unaí é o dobro da média mundial, segundo dados da OMS. É imprescindível investigar as causas desse fenômeno porque, como você mesmo disso, qualquer um de nós pode ser a próxima vítima. E já está na hora de superarmos quaisquer picuinhas políticas ou partidárias e concentrarmos esforços em soluções que possibilitem o pleno acesso ao tratamento da doença, como é o caso do Hospital do Câncer.
Geni o que leva Unaí a ser a capital do cãncer tipo linfoma é a grande quantidade de agrotoxico usado nas lavouras que ladeiam o município. Diferente de paracatu, cristalina e formosa a localização geográfica da nossa cidade não ajuda muito, pois estamos num buraco cercado de chapadas ocupadas por plantadores de grãos. Para nós não é vantagem nenhuma ser campeão de produção de grãos e perder na arrecadação. Por aqui só deu sonegador e isso é péssimo pro município. Se esse carudo continuar gritando que Unaí é campeão de produção de grãos daqui a pouco o governo do estado (que adora impostos) vai querer saber dos ICMS da venda dos mesmos. Oh nóis de novo na mídia. Credo.
Caro anônimo, vc está na direção certa. Na busca de soluções, o diagnóstico passa pelas variáveis listadas por você.
Parabens Geni. Enquanto o pobre tenta se curar do cancer, os feijoeiros tentam produzir mais ainda. Feijão a R$210,00 a saca, pegando na lavoura, livre de frete...até o HuGo Pimenta tá rindo a toa, isso que ele só atravessador..imagina quem planta. (ki-dó)
Postar um comentário