Translate

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Agora é tarde!

Ainda não tinha lido a matéria postada no unainet sobre a peregrinação do Branquinho pelos gabinetes na ALMG em busca de apoios para seu plano de metas. Ao ler tal plano veremos o quanto esta administração foi omissa, incompetente e despreparada para os grandes desafios do município e grande região. Quem passou oito longos anos na prefeitura e não fez o mais trivial dever de casa perde a credibilidade perante o povo de Unaí para falar em algo que deveriam ter iniciado no seu primeiro ano de mandato. Não fizeram nada, absolutamente nada. Será que estavam apenas se escondendo na prefeitura?

Desde muito tempo que escrevo sobre esta inaptidão desta administração que levou o município de Unaí a perder um grande capital político que poderia ter dado grandes resultados para o nosso desenvolvimento. Será que só agora acordaram das inebriantes vitórias e viram que o tempo passou e as coisas não aconteceram, as promessas caíram no esquecimento; só agora pretendem procurar o Dep. Toninho Andrade e outros? Olha como sei que estes Deputados não são bobos, posso prever a resposta de alguns deles: fique tranqüilo, tudo o que vocês não fizeram, tudo o que a região precisa já está no programa de governo de nosso candidato à prefeito de Unaí. É ouvir e ficar calado. É a mais pura verdade, se não fosse a pavimentação do Corguinho esta Adm não tinha nada a mostrar nestes oito anos de governo.

Dizer que recapeou ruas, asfaltaram outras, taparam alguns buracas nas estradas rurais, tudo isto é apenas arroz com feijão mal temperado; todos os outros prefeitos fizeram e talvez melhor. Ainda vou procurar alguns estudiosos de administração pública em Unaí para calcularmos o prejuízo que esta dupla, Antério/Branquinho, deram ao município de Unaí através de suas birras políticas. Uma administração séria não se faz com blá-blá-blá, com bravatas, com o inchaço da máquina administrativa com cabos eleitorais, com discursos vazios nos programas de rádio e TV. Eleição é o grande momento para olharmos para o futuro e vermos quem tem melhores possibilidades e credibilidades para atingir o máximo do desejado; francamente só vejo dois no atual estágio político de nossa querida cidade: Padre Simão e o Dr. Romualdo. Ambos têm por traz de si duas entidades políticas com amplas possibilidades de fazer acontecer, por terem apoios amplos que convergiriam com grandes facilidades para qualquer um deles.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Candidatura posta.

Nestes dois últimos finais de semanas o PT/Unaí oficializou a pré candidatura do Padre Simão à Prefeito de Unaí. Em encontro partidário realizado no dia 18/02/12 foi apresentado, votado  e aprovado por unanimidade o seu nome como postulante ao posto máximo do Executivo Municipal; no dia 25/02/12 deu-se início ao planejamento estratégico para a pré campanha e para a campanha propriamente dita, quando o momento legal permitir. Nunca estivemos tão animados. O momento vivido pelo partido hoje em Unaí nunca foi vivenciado. 

A candidatura própria não é um ato de irresponsabilidade, de imaturidade política e muito menos de negação aos demais candidatos de oposição; a candidatura própria do PT/Unaí é sim um ato de afirmação do partido, de defesa do nosso governo federal (só nós faremos a defesa do legado LULA e da atual gestão da Presidente Dilma em todas a sua inteireza). Ou será que deveremos terceirizar esta missão ao Delvito, ao Branquinho ou ao Valdivino? O Romualdo poderia e pode desempenhar este papel, mas ao que tudo indica, não será candidato. A candidatura própria é também a oportunidade dada ao eleitor de escolher um projeto alternativo, diferente dos demais postulantes, onde não se encontrará diferenças significatvas entre os projetos do Branquinho, do Delvito e do Valdivino. Acho até que eles deveriam fazer o projeto em conjunto e apenas perguntar ao eleitor qual deles deveria executá-lo.

só uma hecatombe nos demoverá de saírmos só para o Legislativo. É fato. Explico: Dentro do nosso grupo de pré candidatos não temos alguém sabidamente com uma votação potencial superior à oitocentos votos. Para um candidato vencer dentro de uma coligação com vários partidos o seu piso inicial estará por volta do número citado, oitocentos votos. Alguém poderá se eleger com uma votação inferior a esta. Mas quem será, e em qual coligação? Não saberemos a priori. Com a chapa pura somaremos para dentro e não para fora. E outra estratégia fundamental que poderíamos perder em uma coligação seria o voto de legenda, àquele voto dado ao partido e não a um determinado candidato que não seria utilizado exclusivamente pelo candidato do partido e sim pelos candidato melhores posicionados nas votações individuais. 

Como o tempo de Rádio e TV será insuficiente para todos os candidatos proporcionais, ele será usado para chamar o voto na legenda. Onde poderemos utilizar as participações de personalidades locais e externas, mas com grande aceitações em nossa sociedade. Posso afirmar sem medo de errar que o candidato mais votado será o 13 e nos ajudará a alcançar o coeficiente eleitoral com mais facilidade. Sozinhos a probabilidade é infinitamente maior do que em coligações, onde nem a probabilidade estatística teríamos.             

domingo, 12 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Parabéns, PT!!!

Leonardo Monteiro comemora os 32 anos do Partido dos Trabalhadores
Neste aniversário de 32 anos do PT, o deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) manda uma mensagem carinhosa aos amigos e amigas que ajudam a construir diariamente um partido mais unido, mais forte, capaz de transformar cada vez mais o nosso Brasil.

"Hoje é um dia especial para todos nós.
Em 10 de fevereiro de 1980, no colégio Sion, em São Paulo, nascia o Partido dos Trabalhadores. Hoje, aos 32 anos, o PT se consolida e a cada dia se torna mais forte e unificado.

Nesta data tão especial para nós petistas, cumprimento todos os companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores que tiveram, ao longo da história, importante papel nesse desempenho e na transformação do nosso país. Parabenizo também a nossa juventude petista que contribui diretamente para a continuidade do nosso PT, trazendo inovações e vitalidade.

Acredito que num horizonte muito próximo o Partido dos Trabalhadores estará à frente da criação de uma nova geração de políticas públicas para aprofundar as transformações sociais de que o País ainda precisa. É assim, que o PT, esse partido acolhedor, comprometido com a renovação, não perderá de vista o compromisso social com o povo brasileiro, com a inovação política, com um novo Brasil!

 Parabéns PT pelos 32 anos de história e realizações!..."


 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

As promessas não cumpridas

Umas das demandas fundamentais para a população, principalmente agora com a grande ascenção  social de nosso povo, é a tal da mobilidade; o direiro de ir e vir pelo menor trajeto e custos. Na região de Palmeirinha temos três rios que correm paralelamente e dois desaguam no maior em um pequeno trecho geográfico: Canabrava, Extrema e Periperi. Esta coincidência acabam por formar pequenas "mesopotâmias" com populações verdadeiramente ilhadas. PA Santa Clara e Furadim, PA Saco Grande (no fundo do saco) e Faz. Cantinho. 

Local da ponte: Saco Grande
O PA Sta Clara e Furadim resolveram em partes seus problemas de mobilidade no que tange à saída sul, Unaí, ao norte estão servidos e sem impecílho ao leste, mas com impossibilidades ao oeste (estão impossibilitados de irem de carro até seus visinhos da parte baixa do Pa Saco Grande e Fazenda Cantinho. Suas maiores demandas era a ponte do rio canabrava onde em 2003 os moradores me pediram para ajudá-los nesta empreitada. Lá levei o Superintendente do Incra e o Engenheiro para fazer o projeto da ponte; em reunião com a comunidade o superintendente autorizou a obra. O Incra repassou em convênio  à prefeitura, o "prefeito" Branquinho construiu e tentou roubar a autoria como se fosse obra dele. Inclusive obrigou o presidente da associação a se quer citar meu nome no dia da inauguração. Mas não conseguiu calar o Superintendente que diz "se estamos aqui hoje devemos agradecer o sr Geni de Sousa, se não fosse o trabalho dele não haveria ponte a ser inaugurado hoje."

Agora os moradores da parte baixa (fundo do saco) do PA Saco Grande também anseiam pela construção de uma ponte que os ligará ao Santa Clara e Furadim e consequentemente ao Sul em direção à Unaí por um menor trajeto e custos. Os recursos já estão no orçamento deste ano, o projeto em andamento, se tudo correrem dentro do previsto, será construída este ano.


Obra do Branquinho em um determinado PA. Fez-se uma estrada aterrando um córrego sem o devido manilhamento, como o esperado, veio as chuvas e desobstruiu o leito do rio que o branquinho quiz enterromper. Êta natureza irresponsável, como ousa contrariar um "homem capaz, competente, trabalhador e zelozo com o dinheiro público!"
Aqui está uma das grandes promessas de um determinado candidato à vereador na eleição passada, situação. A população espera por sua visita até hoje. Quanto a obra, está a espera de nova promessa; o referido candidato obteve simplesmente 100% dos votos da comunidade afetada. Terá de novo? dizem que não...



Esta é promessa nova de candidato que sempre tem concorrido e não chegado, situação. São pequenas obras que fazem grande diferença para a população local em seus deslocamentos cotidianos. O que doi na alma é a safadeza das promessas vãs, só com o intúito da conquista dos votos das pessoas humildes que acreditam piamente nestes figurões vindo da cidade com ares de superioridade que após a eleição simplesmente desaparecem.