Translate

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

As pedras começam a se encaixar

Mesmo contra a vontade de alguns, o Vereador Ze da Estrada mexe seus pauzinhos rumo ao acerto definitivo com seu partido, PMDB. Esta possibilidade de entendimento com o partido e com o Dep. Toninho Andrade deixa certos setores da oposição em Unaí em polvoroza, pois não contavam com estes movimentos do Vereador pemedebista. O estilo de trabalho do Zé da Estrada é menos publicizado, muitos pensam que ele está parado. Segundo ele, está em pleno vapor rumo 2012. Esta história de que ele nunca dirigiu nada é balela, se fosse assim só poderia ser candidato a cargo majoritário altos dirigentes de empresas, gerentes de bancos, etc. O que determina uma boa gestão é a visão de mundo, de sociedade, de administração pública, um bom posicionamento político e a qualidade de suas alianças.

Entrevista com o Branquinho.

Algumas pessoas tem me censurado por ter entrevistado o Vice-prefeito de Unaí. Quando iniciei a série "Unaí pode mais" com artigos e entrevistas com políticos com responsabilidades sobre Unaí, eu disse que entrevistaria todos. E ninguém melhor dentro da atual administração do que o Branquinho. Agora dizerem que mudei de lado, que estou comprometendo o PT, que não esperavam isto de mim e coisa e tal é tudo besteira. Não se firma convicções com monólogos, ouvindo apenas um dos lados. Querendo ou não querendo, o Branquinho é uma realidade e mais natural é sua candidatura em 2012. Em nenhum momento eu disse, seja ao Zé Inácio, Zé da Estrada e ao Branquinho, que apoiaria suas pretenções eleitorais em 2012. Digo mais, o PT tem compromisso com o Valdivino. Sua candidatura em 2008 foi bancada pelo PT; pagamos caro por ela, portanto ela dará frutos no médio prazo, e não será abandonada no meio do caminho.

Candidato ao Governo de Minas Gerais.

Depois de idas e vindas, parece que o cenário começa a se clarear. Leio no Site Vazanteonline que o PT e o PMDB formaram uma comissão para a escolha unificada do candidato da base. Só uma coisa me interessa nesta empreitada: ganhar a eleição para o governo mineiro. O PT tem que estar no governo, seja como governador, seja como vice. Por experiencia de eleições passadas onde o PMDB foi vice do PT para o governo mineiro o resultado não foi bom. Em Unaí o PMDB não pediu voto para a coligação; o que eu jamais imaginava fazer em política, tive de fazer: pedir votos e votar no Newton Cardoso. Enquanto o dono do candidato, PMDB, estava pedindo votos para o candidato adiversário, o velho do PFL. Como quero ganhar, prefiro que o PT indique o candidato à vice do Hélio Costa, aí ficará mais difícil o PMDB trair e o PT irá para a eleição de maneira uníssona.

9 comentários:

Anônimo disse...

Entendo que você deveria mostrar outros possíveis candidatos a prefeito de Unaí(como você mostrou agora o Zé da Estrada de forma bem clara) como é o Caso do Irmo,que deverá ser o indicado do José Braz, José Inácio, o vereador que realmente faz oposição na Câmara mUnicipal e enfrenta o Prefeito, Vice e a todos do Governo, este candidato, se não houver um entendimento com os grupos de oposição, naturalmente contará com o apoio do Deputado Delvito Alves, que tem feito um trabalho extraordinário por Unaí e todo noroeste de Minas, já que o Zé da Estrada já acertou com o Deputado Inácio Franco para apoiar ele em Unaí(um grande absurdo, mas admissível). Vai ser boa a disputa...Se ninguém abre mão vamos ver o que vai dar... Delvito alves, de um lado, Antonio Andrade, de outro e Zé Braz de outro, Rachou...o governo ganhou..é lógico né, e é isto que eles querem.

Anônimo disse...

Geni, você não esta normal. As pedras se encaixando só porque o vereador tirou uma foto com o Deputado e o Ministro. Você está brincando. Quero ser claro com você, parece que você encontra-se um pouco distante da política de Unai. O candidato dos sonhos do PMDB de Unaí não é o Vereador Zé da Estrada(PMDB),nem o Zé Inácio(que se for candidato deverá filiar-se ao PTB, partido do seu irmão o Deputado Delvito Alves), nem o Zé Braz(PMDB). VAmos ser claros e parar com hipocrisia. Na verdade são dois que detém esta preferência: o primeiro é o Dr. Romualdo,primo do presidente do PMDB, Alberto GAia(seu grande sonho)e o segundo o grande sonho do deputado federal Antonio Andrade e de José Braz, que é o Irmo Casavechia. Agora o sonho do Deputado Delvito Alves será naturalmente de emplacar o seu irmão, com o seu apoio e da Estrutura do Governo de Minas, caso Aécio Neves faça o seu sucessor. Olha, o Zé da Estrada, a quem tenho admiração não para Prfeito, mas para Vereador, esta sendo usado, para o fortalecimento do Irmo, Romualdo e Zé Inácio. Esta é a verdade, aguarde e verás o que estou falando hoje.

Geni de S. Oliveira disse...

OK! Se o candidato dos sonhos do PMDB de Unai é o Dr Romualdo, ótimo. É indiscutivelmente o mais preparado de todos, mais experiente, milita em uma área nevrálgica da sociedade unaiense, a educação. Só que entre sonhos e realidade há um grande hiato, gap. Em várias oportunidades o Dr romualdo nos disse que não será candidato à prefeito de Unaí. Ainda acho o Zé da Estrada mais leve em uma campanha, é um nome já feito. E vou te fazer um desafio: Duvido que o Dr Romualdo seja candidato pelo PMDB enfrentando o Branquinho, Zé da Estrada e o Valdivino. Outra coisa importante. Ele será lançado na undécima hora como tem feito o PMDB nas últimas eleições? Agora falar em candidatura do Irmo é brincadeira. Tanto o Romualdo como o Zé da Estrada têm condições de unir a oposição, Irmo não. Pelo andar da carroagem, o grupo do platador de feijão reinará por uns quarenta anos. Dez mandatos, já tem dois.

Anônimo disse...

O anônimo esta certo. Política de Unaí praticamente já definiu o seu quadro para 2012. Com o apoio do PMDB(José Braz e Antonio Andrade),o candidato será Dr. Romualdo ou Irmo Casavechia, o candidato do PTB deverá ser o Vereador José Inácio com o apoio do Deputado Delvito Alves, Zé da Estrada com o apoio do Inácio Franco, Branquinho com o apoio do Prefeito Antério Mânica. Entendo que todas as candidaturas serão viáveis com o apoio que tem. Vamos aguardar para ver...

Branquinho - usa a máquina de forma escancarada, e a oposição nada faz, com exceção do vereador José Inácio na Câmara Municipal e do seu irmão o Delvito Alves..
Zé da Estrada - tem esperança que o PMDB, apoia o seu nome, senão não vai a lugar nenhum.
Irmo e o Dr. Romualdo - Chances de disputar bem se sair com o apoio de toda a oposição(dificilmente isto acontece).
José Inácio - Esta lutando para emplacar, já que conta com o apoio de seu irmão o Deputado Estadual DElvito Alves.(igual ao Irmo e ao Dr. Romualdo precisa do apoio do PMDB, Zé Braz e Antonio Andrade - é possível por causa do Deputado Delvito Alves, que pode costurar este apoio).
Valdivino - Sozinho não vai a lugar nenhum, não adianta...

Acredito e vai acontecer que a oposição vai encontar um nome que une toda a oposição, até porque o relacionamento do PMDB(Betinho Gaia), Zé Braz, Antonio Andrade e o Deputado Delvito Alves, é ótimo e através do diálogo vão encontrar o nome do Prefeito e do Vice, sem maiores dificuldades. Os que forem os escolhidos serão os vencedores das próximas eleições, pois não adianta o Antério bater na tecla de que o seu vice é bom candidato, que não vai adiantar nada. Política é vive de momento. Os momentos do Antério esta passando, agora, não tenho dúvidas, que chegou a vez da oposição, em que os líderes José Braz, Antonio Andrade e Betinho Gaia, todos do PMDB e o Deputado Delvito Alves, vão resolver com muita facilidade. Só tem viabilidade que contar com o apoio destas liderança, o resto é conversa que não leva a nada.

DO LADO DE CA disse...

Cada postagem que vc faz geni se tona comica falar que uma pessoa nao precisa de conhecer de admintraçao para ser prefeito de uma cidade falar que o ze da estrada tem visao de futuro falar que o pt de unai tem compromisso com valdivino um fiasco politico sem fundamanto moral social se tradiçao politica herdeiro politico do geromim nao compreendo como uma pessoa pode da palpites tao errados como vc deve ser por que vc faz politica de longe ( de Brasilia) e nao consegue enxergar a realidade de Unai uma cidade parada no tempo sem emprego sem projeto e pior de tudo sem nomes de visao politica eu chego arrupiar quando vc fala de ze da estrada tonim andrade branquinho
vc e tao sem nexo que fala ate em dorinha melgaço como nome forte para so ou vc vem pra ca ver de perto o que ta acontecendo ou para de escrever bobagens

Pedro disse...

Caro Geni,
Parabéns ao BLOG UPT pela coragem de discutir os possíveis nomes para 2012, porque se deixar para os nossos partidos de Unaí vamos de novo ter candidatos desfocados da realidade. Lembra das duas últimas candidaturas do PMDB? Esta última foi cômica: Zé Brz com o Casavechia de Vice. Mais do mesmo, não agregou um voto se quer. Geni, não se intimide com os comentários dos "anônimos muitos versados em política unaiense", são PHDs em política local. O debate é necessário, e você está colocando sua cara a tapa nesta mediação. Parabéns!

Anônimo disse...

Graças o você Geni esta aberta uma discussão que há muito tempo não se via em Unaí, pois o Prefeito/Vice, com o dinheiro público, levou todos os jornais para prestar serviços para o Prefeitura, inclusvi rádio e televisão. Somente o jornalista Osmar Leitão não envolveu com o Prefeito. Ele é assessor do Deputado de Unaí Delvito Alves, inibindo as ações da oposição. Embora discordar de muitos, mas são válidos para discutir a política unaiense. Valdivino não tem história política(dificilmente avança), zé da estrada não vai a lugar nenhum, sempre trabalhou individualmente(quem diz isto sempre foi os membros do diretório do PMDB, e para candidatos de outras cidades e regiões, além de não apoiar o candidato a prefeito que seu partido apoia, como foi o caso das últimas eleições, pois não apoiou o Zé Braz, sua família(tanto pelo lado da esposa e do seu lado apoiaram o atual prefeito Anterio). Isto é uma falta de compromisso. Quer ser prefeito, entre e pague para ver. sozinho não vai ter sucesso. Sem grupo não vai a lugar nenhum, basta ver nas eleições que disputou para Deputado, em 2006.

Geni de S. Oliveira disse...

Na política muitas vezes temos de engolir alguns sapos. O Zé da Estrada tem cometido alguns erros em sua carreira: Apoiar candidatos de fora, outros partidos; recusar a dar mais do que receber; plantar para colher depois. Não soube plantar, agora encontra dificuldades entre seus pares peemedebistas. Se ele tivesse tido um comportamento de soldado, hoje ele estaria em melhores condições dentro do partido. O Jaiminho foi o maior erro da vida política do Zé. Não ter apoiado e empenhado na candidatura do Zé Braz, mesmo a contra gosto, é um dos motivos da birra dos militante do PMDB contra ele. É hora de reconhecer os erros e pedir desculpas, acho também que ele deveria apoiar todos os candidatos apoiados pelo Diretório municipal do partido em Unaí. O Primeiro gesto de boa vontade tem de partir dele.

ADELSON disse...

Geni o ZÉ DA ESTRADA é o melhor candidato sim, as pessoas que falam mal dele é poeque não conhece o trabalho que ele faz. O PMDB tem que reconhecer que por 3 mandatos faz vereador porque o ZÉ DA ESTRADA é eleito e além dos mais carrega um vereador nas costas, e isso eles tem que agradecer, se eles não apoiarem o ZÉ DA ESTRADA, não vao fazer nem prefeito e nem vereador eles não são burros