Translate

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Usurpação I


É muito engraçado a política em nosso país, onde alguns têm a iniciativa e outros dela se apropriam. Filho feio não tem pai, mas quando é bonito, todos querem botar-lhe a benção. Com o anúncio da criação de um Campus Universitário em Unaí muitos políticos dizem ser de sua lavra tal iniciativa. Por ser um servidor de uma IFES e um unaiense, acompanhei com interesse especial todo o desenrolar desta discussão.
Primeiro ato: A primeira idéia sobre esta possibilidade surgiu com o Dep. Fed. Virgílio Guimarães, por ocasião do REUNI e da expansão das escolas técnicas federais. O referido deputado negociou dois CEFETs para o noroeste mineiro: um em Arinos e outro em Paracatu e para Unaí uma extensão universitária. Na ocasião houve uma grande mobilização dos municípios de Arinos e Paracatu para abrigarem estas instituições do governo federal. Unaí ficou quieto. Não se mexeu, fingiu-se de morto. Aqui em Brasília estava tudo certo, seria uma extensão da UnB. Com a falta de interesse da prefeitura de Unaí e a destituição do Reitor da UnB este movimento perdeu fôlego.
Segundo ato: O Dep. Fed. e presidente do PT/MG, Reginaldo Lopes, foi o autor do projeto de criação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, UFVJM, a partir das Faculdades Federais de Diamantina e com Campus em Teófilo Otoni. O desejo inicial do referido deputado era a criação de duas Universidades Federais sendo uma lá nos vales e outra no noroeste, mas foi persuadido pela Dilma de que seria politicamente difícil de ser explicado perante aos demais estados, pois minas detinha o maior número de universidades federais e o projeto de lei poderia ser desfigurado no congresso. Então o Dep. Reginaldo Lopes propôs a criação de extensão e a Dilma aceitou a sugestão . A transformação lá dos vales já se concretizou e a de Unaí será agora na terceira leva de expansão.
Terceiro ato: como o Reginaldo não tem Unaí como sua base eleitoral, ele dividiu o mérito com o Deputado Toninho Andrade por serem amigos e este ter Unaí como base principal. Até aí tudo bem. O que me causou estranheza foi a rapidez em que o Dep. Bernardo Santana se arvorou em dizer que foi ele o autor da propositura ladeado pela dupla Antério/Branquinho. Se estes senhores tivessem se empenhado como deveriam, Unaí já teria a sua extensão ou um CEFET, desbancando Arinos ou até mesmo Paracatu.
Para justificar a usurpação, ele mostra esta foto onde cumprimenta o Min. Fernando Haddad como se a foto fosse tirada em uma audiência personalizada no ministério da Educação. Como mentira tem perna curta, a foto é bem provável que foi tirada na fila de cumprimentos pela ocasião da posse do Ministro no início do ano ou até mesmo no dia do anúncio no Palácio do Planalto esta semana. 
Não há necessidade de briga pela paternidade, todos terão seus momentos de glória por Unaí estar sendo contemplada no governo do PT/PMDB. A extensão não se concretizará sem o empenho da prefeitura de Unaí, a dupla prefeito/vice terá papel fundamental nesta implantação, sem eles tudo ficará para o próximo prefeito; serão eles que vão escolher o local, terão papel relevante na amplitude e escopo desta extensão, por tanto, não há necessidade de usurpação da propositura. 
Qualquer atitude que não seja o reconhecimento e parabéns ao Reginaldo Lopes é farsa, é mesquinharia, é manipulação da opinião pública, é falsidade ideológica.   

7 comentários:

Anônimo disse...

Geni, parabéns pelas suas colocações que são verdadeiras. O PT e o PMDB tem papel importante em ações como esta e em Unaí não poderia ser diferente. O Deputado Reginaldo Lopes e o Deputado Antônio Andrade, ambos presidentes estaduais das legendas PT e PMDB tiveram os méritos sim, porque são parceiros e companheiros e ambos tem atuado juntos em ações que beneficiam toda minas gerais. Assim como Reginaldo Lopes dividiu os méritos com Antônio Andrade, Antônio Andrade também tem atendido os pedidos de Regional Lopes, sobretudo em sua região no sul de Minas. Agora o que nos indigna é que Antério e seu vice sabem e perceberam que mentindo conseguem enganar as pessoas. E não se enganem isso é uma estratégia, pois as pessoas acreditam. Ontem mesmo estava em uma padaria no vale verde e um cidadão estava comentando que viu na TV que Antério tinha conseguido uma faculdade para Unaí. Expliquei para ele que não era verdade e custei a convencê-lo. Infelizmente a população menos esclarecida que é a maioria não compreende que ações como esta são provenientes de partidos da base aliada da Presidente Dilma. Antério é simplesmente um mentiroso e quer enganar a população. E nas eleições de 2012 vai usar isso para tentar eleger Branquinho, outro que não passa de um mentiroso.

Anônimo disse...

A presteza do Dep Reginaldo Lopes em relação ao Noroeste caminha a passos largos.

Na pretenção de fazer 150 prefeitos em Minas Gerais na próxima eleição, Unai não ficara de fora. Com apoio do Deputado, com certeza Unai poderá ter Candidato do PT seja compondo a cabeça ou a vice, a questão é acertar os detalhes.

Como ditado popular sempre tem cunho verdadeiro, ja diziam os mais antigos, que desculpa de Aleijado é Muleta; os "membros do conselho" não poderiam perder a aportunidade e se dizerem pai "do di menor", mas como tudo que é obscuro com o dia clareia, está ai mais uma farsa do "pai adotivo", se passarem pelo pai verdadeiro. É UMA VERGONHA.

(peres - cafezeicultor e bom marido)

Unknown disse...

Poucos políticos, Geni, têm a grandeza de reconhecer os méritos dos outros. Por amor à verdade, devo lhe informar que o Dr. Romualdo, na reunião que o PMDB fez no Bairro Canaã, na terça-feira, disse em alto e bom som que a instalação do campus da Universidade do Vale do Jequitinhonha e Mucuri tinha contado com a participação ativa e decisiva do Deputado Reginaldo Lopes (PT), como também do Deputado Antonio Andrade (PMDB). Mas não se preocupe, sabemos que o Prefeito e o Vice-Prefeito são useiros e vezeiros em atribuir a si mesmos feitos dos quais não participaram. O pior de tudo é que o partido deles, o PSDB, nunca pensou em interiorizar a educação superior e o ensino profissionalizante, como fez o Governo Lula e como continua fazendo o Governo Dilma. Só a nossa região conta agora com uma Universidade Federal e dois Institutos Federais. Será que ainda tem gente bobo que acredita nessa dupla?

Wilton Alencar (TOM) disse...

Geni,
concordo com sua análise e realmente os crédito devidos devem ser dados ao PT.

Anônimo disse...

Prabens Geni,acho que vc nao vai blindar o seu blog como o ze antonio fez so postar coisas que interassam ao PMDB.Eu vi o programa CQC segunda passada eles falaram da esperteza do PMDB,pois onde tem gente no poder eles estao na cola.Em Unai não é diferente,estão querendo a verba de ze braz,e a popularidade de delvito.O PMDB não é ligado a esquerda,porque estão querendo ajuda de inimigos como PTB,DEM pelo amor de Deus,oPT é grande e não precisa se rabaixar como o PMDB local.So uma pergunta cade a base do PT,PRB,PCdoB que começaram um projeto nas eleições municipais passada,vamos unir essa turma.

Geni de S. Oliveira disse...

Não, seu Anônimo. Não temos nada contra o PMDB de Unaí, pelo contrário, temos lá grandes amigos e um projeto comum em nível federal, tratativas estadual e afinidades municipal. Só uma coisa nos tira a união nesta eleição: a necessidade quase viceral, tanto do PMDB quanto do PT, de termos candidaturas própria. Mas isto não será motivo para impedir uma boa conversa. o Dep. Toninho é aliado confiável, não temos intersse em conflitar com ele.

Anônimo disse...

Não to falando de Antonio Andrade,e sim da procura constante do PMDB ao Ze Braz,o PT tbm vai juntar, ao DEM,PTB, acho que se isso acontecer a Dilma vem em Unai,e acaba com a raça de quem fizer isso.saudaçoes petistas de cabo a rabo,sou PT e não abro....Vamooooos PT.