Translate

sábado, 6 de agosto de 2011

A Globo volta a ser vivandeira de quartel?

Nos anos 60, chamava-se assim aos políticos da UDN que andavam peregrinando pelos quartéis para incitar os militares ao golpe, que os udenistas contavam iria dar-lhes o poder que não obtinham no voto.

Temos agora, ao que tudo indica, as neovivandeiras, que buscam inventar uma inexistente crise militar.

É, ao menos, o que se depreende do post do jornalista Rodrigo Vianna, o Escrevinhador, que conhece bem os mecanismos de fabricação de notícias em nossas redações:
“Acabo de receber a informação, de uma fonte que trabalha na TV Globo: a ordem da direção da emissora é partir para cima de Celso Amorim, novo ministro da Defesa. 

O jornalista, com quem conversei há pouco por telefone, estava indignado: “é cada vez mais desanimador fazer jornalismo aqui”. Disse-me que a orientação é muito clara: os pauteiros devem buscar entrevistados – para o JN, Jornal da Globo e Bom dia Brasil – que comprovem a tese de que a escolha de Celso Amorim vai gerar “turbulência” no meio militar. Os repórteres já recebem a pauta assim, direcionada: o texto final das reportagens deve seguir essa linha. Não há escolha.”

(…)passada a lua-de-mel com Dilma, a ordem na Globo é partir pra cima. Eliane Cantanhêde também vai ajudar, com os comentários na “Globo News”. É o que me avisa a fonte. “Fique atento aos comentários dela; está ali para provar a tese de que Amorim gera instabilidade militar, e de que o governo Dilma não tem comando”.

Detalhe: eu não liguei para o colega jornalista. Foi ele quem me telefonou: “rapaz, eu não tenho blog para contar o que estou vendo aqui, está cada vez pior o clima na Globo.”

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu, particurlamente ja faz muito tempo que não acredito em reportagens da maquiavelica rede globo.Infelismente, tenho que assistir meu mengão nessa orrivel emissora.Ha palavras do ministro pimentel,ele disse ao correio brasiliense,que quer ser o proximo gov de minas.Tomara que ninguem tente outra opção,o cara é muito bom.

Adriano disse...

Geni, muito boa a reportagem. Tudo o que eles têm feito é implantar crise, agora estão com essa de crise entre o generalato. Penso como Paulo Henrique Amorim, o ataque da Globo é a mais singela prova de que Dilma acertou na nomeação.

Um abraço!