Translate

sábado, 15 de outubro de 2011

DOIS MAIS DOIS IGUAL A SETE (2+2=7)

Zé Alencar e Lula
Outro dia postei um texto reverenciando as maravilhas da genética no campo da agropecuária mundial e no nosso caso, na pecuária brasileira. Diz também que um dos grandes frutos da genética é a formação da raça Girolando em todos as suas porcentagens sanguineas, principalmente na formação 5/8 Puro Sintético. Ultimamente a moda é o cruzamento industrial e é através dele que pretendo fundamentar o título deste. O cruzamento industrial se dá entre raças distintas: Zebuina & Taurina. Os objetivos do CI é a busca da heterose com um maior DEP possível. Por heterose entende-se por vigor híbrido e DEP por Diferença Esperada da Progênie. 

Um cruzamento de um touro Nelore com uma vaca Nelore produzirá um outro Nelore, sem novidade, repete-se os pais, ou seja: 2+2=4. Sem DEP.  
Um touro Nelore com uma vaca Tabapuã (ambos Zebuinos) terá uma heterose e DEP insiguinificante. 2+2=4.5.
Cruzamento de um touro Angus com uma vaca charolês (ambos Taurinos) terá um DEP quase zero. 
O pulo do gato se dá com o cruzamento das raças Zebuinas com as Taurinas, produzindo uma grande heterose e com um DEP siguinificativo. 2+2=7.

Mercadante e Lula
Trazendo este conceito para a política, pode-se dizer que em 1990 o LULA teve como Vice o Sen. Paulo Bisol do PSB; pode também dizer que são políticos da mesma "raça". Perderam a eleção, 2+2=4, sem novidade, incapacidade de formar heterose, DEP zero;
Em 1994, o LULA teve como Vice o Dep. Aloízio Mercadante, cruzamento dentro de uma mesma linhagem: PT. 2+2=3. DEP negativo.
Em 1998 o LULA teve como Vice o Leonel Brizola, não poderia produzir heterose e o DEP foi Zero, 2+2=4.
Em 2002 o LULA teve como Vice o Zé Alencar, (raças políticas diferentes) formando um grande vigor hibrido (heterose) e com um DEP fantástico. 2+2=7 e por isso venceram a eleição. 
Em 2010 a Dilma teve como Vice o Michel Temer: 2+2=4, venceram por estar em vantagem nas pesquisas, era só manter.   

Em Unaí em 2008 o Zé Braz teve como Vice o Irmo Casavechia (cruzamento dentro da mesma linhagem), 2+2=3. Naquele momento o "cruzamento" teria de ser com o Valdivino por pertencerem campos opostos, esnobaram e depois tentaram a adesão do Valdivino, só que adesão não é cruzamento, não produziria heterose, não aceitamos. 

Em 2012 poderemos ter vários cruzamentos e poucas heteroses:
O candidato oficial, Branquinho, difícilmente terá um Vice capaz de formar este vigor híbrido (heterose), mas poderá vencer com uma equação 2+2=4 como venceu a dupla Dilma/Temer. Mas também poderá perder, pois não acredito que disponha de vantagem na cabeça do eleitor.
   
No campo da oposição, onde estou inserido e por isso serei genérico, poderemos ter várias combinações (cruzamentos): 2+2=4; 2+2=3; 2+2=7. Pode-se vencer com uma equação 2+2=4 só com um determinado candidato e com vice de qualquer partido e perderemos com todas as outras 2+2=4 e poderemos vencer com uma 2+2=7; pouquíssimos partidos de oposição poderão compor uma equação 2+2=7 e o que se desenha até agora são cruzamentos 2+2=3.

Alguém pode estranhar que a composição Dilma/Temer seja um cruzamento 2+2=4. Explico: O PMDB já é um partido híbrido, tem em seu DNA genes do PT, do DEM, do PTB, do PSDB, do PP etc. Por tanto um cruzamento com o PMDB sempre será 2+2=4; como em Unaí precisamos de uma coligação (cruzamento) 2+2=7, o PMDB em tese estará fora da chapa majoritária e a única 2+2=4 possível de vencer, o determinado candidato não lhe pertence. O grande desafio da oposição em Unaí é encontrar o seu LULA e o seu ZÉ ALENCAR. Como todos os partidos julgam ter o seu LULA, a grande dificuldade está em encontrar o danado do ZÉ ALENCAR.

23 comentários:

Pedro disse...

Geni, estou tonto com tanto números desconexos/conexos. O certo é que precisamos encontrar a equação correta. Em Unaí há vários jabutis em árvores: o Valdivino no DEM, nada a ver, está fora de qualquer equação por falta de genealogia política. O Delvito, 2+2=4 possível, ninguém conhece seu DNA, o PMDB é híbrido. Vc está propondo um cruzamento do PT com o DEM/Zé Braz?

Geni de S. Oliveira disse...

Estou apenas alimentando meu Blog. Mas a lógica é esta, temos que sair do quadrado, do convencional, do esperado e partir pra cima.

Branquinho disse...

Olá Geni,gostei muito das suas equações.Não acredito em composição de idéias muito divergentes.Com o Lula e o Zé Alencar, o Antério e o Branquinho deu certo porque havia e há sintonia de pensamentos.Mesmo que o PT e o PSDB não se biquem,tenho o privilégio de ter como grandes companheiros pessoas valorosas e de formação política petista.O nosso governo tem muito a ver com as políticas públicas defendidas pelo PT. É só olhar para nossas ações na agricultura familiar. Você, como liderança política de visão e muito lúcida tem o dever de articular em favor do que for melhor para a nossa gente. Um abraço.
Branquinho


entos

Anônimo disse...

Geni o correto é somarmos todos da oposiçao,ai o resultado da soma sera uma grande vitoria.Os que se venderam pra esse pisca nao vao fazer falta.Li esses dias que time que nao entra em campo nao é lembrado,so que entrar em campo por entrar e levar balaiada é pior.Vamos organizarmos fazer um bloco de todos os partidos inclusive o PT ai sairemos dessa situaçao que se encontra a cidade.

Geni de S. Oliveira disse...

Sim, concordo, a soma 2+2=7 é apenas para a escolha dos candidato a PREFEITO E VICE. Os demais partidos viriam somar à chapa majoritária, não excluo ninguem.

Unknown disse...

"como em Unaí precisamos de uma coligação (cruzamento) 2+2=7, o PMDB em tese estará fora e a única 2+2=4 possível de vencer, o determinado candidato não lhe pertence." De fato, a oposição tem grande chance de vencer as eleições sem o PMDB de Unaí.

Geni de S. Oliveira disse...

Neste momento ter um Blog político me atrapalha mais do que ajuda. Juro que ao desenvolver o texto acima pensei muito no meu amigo Paulo Gilberto, qual seria sua reação, mas como sei que o PG é indiscutivelmente uma das cabeças pensantes mais iluminadas de Unaí deu para vislumbrar seu comentário, acertei na mosca: um misto de decepção e incredulidade.

PG, dentro do meu raciocínio, deveremos estar todos juntos, e juntos escolhermos os dois majoritários: Prefeito e vice. Todas as variáveis deverão ser analisadas, todas, é uma questão quase cirúrgica. Todas as posições devem ser avaliadas e reavaliadas, as posições fechadas não ajudam, pois a eleição em Unaí é de um tiro só, turno.

O PMDB tem um excelente candidato a apresentar ao conjunto e paradoxalmente o que apresenta as maiores dificuldades dentro do conjunto oposicionista; fora do seu partido ninguém leva a sério a sua candidatura. As equações são apenas uma tese.

Unknown disse...

Tancredo Neves disse, no discurso proferido no dia da vitória no colégio eleitoral, que quando um povo escolhe o chefe de Estado, não elege o mais sábio dos seus compatriotas, e é possível que não eleja o mais virtuoso deles. Apenas expressa a confiança de que ele saberá conduzi-la na busca do bem comum. Essa afirmativa pode ser válida para o plano municipal. Mais do que apenas uma equação matemática, estou interessado em eleger alguém que de fato nos conduza à busca do bem comum. O PMDB tem um bom nome, virtuoso e honesto. Nele vejo, além dessas qualidades, o desejo sincero de governar de forma diferente, pensando verdadeiramente no bem comum. Se fora do partido ninguém leva a sério sua candidatura, especialmente os supostos "partidos aliados", o erro está nos tais grupos e partidos e não nele ou no PMDB. Oxalá tenhamos inteligência para escolher o melhor para Unaí, sem cair na armadilha de escolher alguém apenas por sua possibilidade de derrotar o governo vigente. As eleições municipais de 2012 para mim são mais importantes do que apenas derrotar o senhor José Gomes Branquinho. Se o objetivo for apenas esse, já não faz mais sentido a luta que empreendemos durante tantos anos. Essa visão reducionista é incompatível com meu histórico de vida e com meus princípios. Me recuso a escolher um prefeito apenas pela capacidade que ele terá de derrotar alguém. Unaí não merece essa visão tacanha e distorcida do processo político.

Anônimo disse...

Só apresenta dificuldade dentro do conjunto oposicionista porque existe muita vaidade entro os outros candidatos. Temos que ser honestos e verdadeiros Geni. Valdivino representa o que na sociedade de Unaí? Sinceramente não vejo nele um nome para Prefeito de Unaí. Muito novo e nunca promoveu nada que pudesse avalia-lo com qualificações suficientes para ser Prefeito de Unaí. Não se deve brincar de fazer política. Você mais do que ninguém conhece valdivino e sabe do que estou falando. Delvito tem perfil de legislador e todos nos sabemos que ele foi prefeito de Unaí por um periodo e não correspondeu. Só não ver quem não quer que Romualdo além de não ter vaidade que os outros tem é o nome mais qualificado e preparado. Eu particularmente não quero trocar 6 por meia duzia pra depois ficar aqui reclamando nos blogs e sem poder fazer nada. Chega né??????? Precisamos agir com seriedade, vc por exemplo como político liderança do PT precisa agir com mais sabedoria e entender que nem tudo é da forma que você pensa que é. Particularmente acho o seu nome mais qualificado, politica e tecnicamente do que o de Valdivino ou outro por ai indicado.

Geni de S. Oliveira disse...

Mas eu não estou propondo nome do Valdivino! Quem deve defender o nome dele é seu partido, o DEM, só toquei no nome dele para justificar uma situação de 2008 e nada mais. Não tenho nenhum compromisso com o Valdivino, com Romualdo, Zé Braz, Zé da Estrada, Branquinho. Só tenho dois compromisso nesta eleição: com o PT e com a possível unidade deste grupo e só.

João Antunes disse...

Assisto quase que diariamente toda problemática de meu município. Vejo que na verdade falta desejo dos candidatos em mudar esse lado negro de Unaí. A tal da vaidade é que complica. Estamos há 7 anos com gestores que apenas se preocupam com seus grupos e esquecem do povo. Acredito que é chegada a hora de mudança. Mudança de verdade, não trocar seis por meia dúzia.

Parece que estamos em guerra. E, este tipo de “guerra”, essa animosidade entre os oposicionistas, eu ainda não tinha vivenciado nesta minha vida de cidadão. Sabia que ela existia dentro da política, mas jamais tinha visto seus reflexos, tão fortes, aqui fora.
E aí a gente fica se perguntando: Por quê? A gente fica procurando um culpado. Seria tão mais fácil se fosse apenas um o culpado, ou apenas um o motivo, não é mesmo? Isso significaria que não seria preciso mudar muita coisa. Mas é preciso sim! E passa da hora! A cada eleição frustrada, elegemos um grande babaca da política, que segue venerado pelos aliados e puxa sacos.

Trocamos Prefeitos e nada muda, a coisa não engrena, não se acerta. A estrutura política de Unaí precisa ser balançada e agora é a hora. Na política de Unaí esta tudo errado, a começar pela falta de qualificação e despreparo profissional de alguns candidatos. Nosso município é administrado há décadas, pela mentalidade arcaica dos profissionais da política.

E se é preciso que a gente arrume tudo, temos que começar a mexer na estrutura da “política”, antes que ele venha a enraizar. Para isso não adianta trocar seis por meia dúzia ou querer vencer com qualquer um. Se a nossa política esta desestruturada, se está em desacordo com os valores morais e éticos que norteiam a sociedade, nada mais lógico que começar o “acerto” escolhendo o melhor nome.

Em todas as áreas e segmentos, há pessoas e profissionais absolutamente competentes, lúcidos e que querem servir realmente ao seu povo, mas aqui em Unaí há algo que realmente me preocupa: a ganância e a vaidade pelo poder. Não existe proposta ou projeto político. Não se tem compromisso ético. Cada qual com seu interesse.

Infelizmente grande parte dos nossos políticos insiste em querer negar as origens e evidencias tão obvias por agir na base do “levar vantagem em tudo” e assim contribuir para que esse mal perdure por muito tempo ou se eternize no seio de nossa sociedade e ai não teremos mais a quem recorrer.

Em todas as manifestações humanas nada deveria ser levado mais a sério do que a política. Pois é a boa prática política que eleva a dignificação de um povo, porque é através das suas ações producentes que uma sociedade atingirá os píncaros da glória.

Espero que alguns políticos pensem realmente em mudar a política de Unaí não trocar seis por meia dúzia.

Não quero crer, mas fazer uma revolução na política de Unaí, expulsando um mau político e colocar em seu lugar um pior ou de mesmo nível é querer sustentar a incompetência.

João Antunes

Alaor Matias disse...

Amigo Geni.
A matemática é prodiga invariáveis.
Só na comparação da pecuária bovina você apresentou uma pequena parcela, que já nos parece bastante grande.
Imagine na política, cujo o elemento principal é o pensamento.
Adotando os princípios dessa lógica, poderíamos criar os monstros que quiséssemos.Nem é preciso citar as composições esdruxulas possíveis.
Acho que neste caso a política não imita a pecuária.
Um abraço.

Anônimo disse...

Geni o pessoal ta querendo é nomes velhos,entao vamos chamar o Sant Clair,Ze braz,Adelio Martins Unai precisa é de gente nova.So vejo o PMDB,falando que Romualdo é honesto,ser honesto é uma obrigaçao ele não é politico e pronto como disse Jose Braz é fraco.

Anônimo disse...

O que o SR Romualdo representa,é so ir no INESC e perguntar aos alunos a maioria nao gosta dele.Para com isso honesto,inteligente,com a vossa venia vai se f........O nome dele foi escolhido pra prejudicar o Delvito,duvido que em uma reuniao de todos os partidos Romualdo prevalessa é muito fraco.

Anônimo disse...

Prezado anônimo. Com certeza você tem razão em um ponto que você disse. Alguns alunos realmente não gostam dele, talvez você seja um deles, porque querem que ele venha agir de forma a ajeitar um favorzinho ou um ajeitamento nas mensalidades da faculdade. É importante você lembrar que ele é diretor e administra um empresa privada, não é dele. E é assim que se deve agir alguém que administra algo que não é seu. Lá existe um conselho e existem regras que precisam ser respeitadas e é isso que ele faz. Você é daqueles que esta acostumado com o mal feito, a querer que o poder público resolva os seus problemas particulares ou que faça um desconto na mensalidade porque é filho de fulano ou de sicrano ou porque acha que Romualdo com pré-candidato agora tem que agir como outros políticos para fazer gracinha e ganhar voto. Romualdo não foi escolhido para prejudicar ninguém se o fosse porque Romualdo e o PMDB apoiaria Delvito em 2006 e em 2010?? Deixa de ser ignorante político. Delvito e Romualdo são companheiros políticos. Delvito é deputado e se Romualdo for prefeito eu tenho ABSOLUTA, mas ABSOLUTA certeza mesmo que farão a melhor administração para Unaí, você sabe porque? Porque Delvito é um legislador nato, nasceu pra isso e faz um excelente trabalho, mas o tal do prefeito é que prejudica ele e Romualdo é competente e um administrador nato, e uma pessoa que tem trânsito em todos os órgãos da esfera estadual e federal.

Não fique agindo sem sabedoria, tenha cuidado com o que fala.

Professora Cristina

Anônimo disse...

Quem é Padre Simão "pelo amor de

DEUS".

Mora em Unaí desde meu nascimento,

a exatos 43 anos e nunca ouvi

falar em padre Simão, nem em sua

obra.

Eta Unaí!!!!!

Unknown disse...

Por amor à verdade, vou testemunhar um fato que aconteceu comigo e o Dr. Romualdo (este na condição de Diretor das Faculdades INESC) e que dão bem a dimensão de seu caráter. Estava com algumas mensalidades do meu filho em atraso e procurei Romualdo solicitando a possibilidade de dispensar os encargos (juros e mora). Mesmo sendo seu companheiro político e, posso dizer, amigo, Romualdo disse, com todas as letras e sem titubear, que não poderia me fazer esse favor, porque não havia feito essa mesma concessão para outros alunos que também haviam atrasado o pagamento de suas mensalidades. Ao invés de ficar chateado ou revoltado com ele, percebi o grande cidadão que ele é e o grande caráter que tem. Não apenas defendeu os interesses da instituição que dirige, como também de TODOS os seus alunos, não permitindo que um tivesse um privilégio não concedido aos outros. A honestidade, como diz o anônimo, é pré-requisito e não um plus para um candidato. Mas Romualdo não é apenas honesto. É comprovadamente competente e um homem de visão. Se vai ser escolhido e eventualmente eleito Prefeito de Unaí é outra história, mas não é possível negar-lhe os seus méritos e muito menos que ele pode vir a representar um jeito mais moderno de administrar a cidade, sobretudo porque vem de uma instituição superior de ensino que fomenta e forja novas ideias.

Anônimo disse...

É preciso que as pessoas compreendam também que em todos os casos de bolas, ou descontos em mensalidades tanto no colégio do carmo ou no Inesc se obedece critérios estabelecidos pela CNEC Nacional e não se pode sair por ai descumprindo normas. Romualdo também não determina nada com relação a essas coisas, para isso existe um sistema de bolas e avaliações com uma equipe nomeada por portaria para fazer avaliação obedecendo os critérios. Basta acessar o link e verificar.

http://www.carmounai.com.br/conteudo/ler_cont.php?id=1058

As pessoas acham que Romualdo por ser pre-candidato precisa fazer ajeitamento para as pessoas. Por isso ele esta certo em não misturar as coisas. Como prefeito certamente não aceitará o mal feito e fará um excelente administração.

professora cristina

Anônimo disse...

Paulo que amigo da onça é este Dr. Remualdo, deixou de facilitar o pagamento das mesalidades atrasadas de seu filho, bem eu prefiro um politico que pode me ajudar, "quebar um galho" Voçe sabe que para os amigos as beneses da lei para os imimigos os rigores da dita cuja. Ja com o seu amigo Dr. É assim DURA LEI MAS É LEI ...
KAKA Ka....E por isso que a maioria dos alunos do INESC não gostam dele

Anônimo disse...

O Romualdo é santinho, vou votar em outr porque é igual a turma que ta no governo,menttirosos e se fasem de santinhos.E prof cristina, ta puxando pra depois mamar na prefeitura, igualzinho a turma do prefeito, se nao baba direito nao ganha nada no governo.kkkkkkkkk

Anônimo disse...

Não se trata aqui de ser santo, pois Santo é só Jesus. Mas se trata de ser honesto, probo. Acho os comentários aqui só de pessoas sem noção. É por isso que Unaí só anda pra trás porque a maioria pensa, alias, não pensa e os que acham conhecedores de política se acham cientistas políticos e donos da verdade.

Se você, anônimo que não tem coragem de se identificar, fosse sorteado para escolher um premio (a título de exemplo) uma Hilux e um fusquinha e pudesse escolher, qual você escolheria???? Pela sua atitude escolheria o fusquinha né??

Pois é assim que eu comparo, Romualdo não é supra sumo, nem o Santo, mas não é maquiavélico da política, é um administrador, um homem sério, e capacitado, esta preparado para administrar Unaí. Coloque na balança, avalie e veja se não estou certo.

Unaí esta vivendo os piores momentos de sua história e agora é hora de mudar, mas mudar de verdade e colocar alguém para arruma a casa e dar vida nova ao nosso município, principalmente na imagem lá fora.

Exitem outras pessoas capacitadas em Unaí, mas candidato escolhido só Romualdo e dentre os que ai estão, acredito que é o mais capacitado moral, política, intelectual e tecnicamente falando.

Não preciso de cargo ou mamar na prefeitura. Sou professora do estado a muitos anos e não dependo de prefeitura, mas quero ensinar meus filhos a dar valor no que é de mais importante na escolha de um candidato, além da índole a capacidade.

Professora Cristina.

Unknown disse...

Unaí precisa é de muitas professoras Cristina. A clareza de ideias, a seriedade de propósitos e a preocupação com o bem comum são evidentes em suas manifestações em todos os blogs. Alguns anônimos costumam projetar em outras pessoas o que eles são. É por isso que um anônimo comentou que a Professora Cristina pretende mamar na Prefeitura. Ou ele já está mamando o pretende mamar. E acredito que não apoia Romualdo exatamente porque, com ele, a mamata vai acabar. É pena que não tenhamos a consciência política necessária para mudar as coisas. Romualdo não é o rei da bala chita ou a última cereja do bolo, mas é de fato, dos nomes colocados até agora, o mais preparado. E em resposta a outro anônimo, eu diria que não participo de política para levar alguma vantagem. Por essa razão, a atitude de Romualdo em relação à minha situação financeira junto ao INESC fez com que ele crescesse em meu conceito e não o contrário.

Anônimo disse...

Concordo com você Dr. Paulo. Eu sei o que nossa cidade tem passado nas mãos dessas pessoas que ai estão. Eles estão criando uma nova forma de fazer política, a do toma lá dá cá. E por incrível que pareça tem pessoas aceitando tudo isso ai de forma normal e tem até pessoas participando.

Um dos nossos grandes problemas decorre da ausência de um plexo de valores válidos como padrão de comportamento em todas as esferas da vida social, inclusive nas atividades públicas, como no caso da administração municipal.

Por isso acredito que com Romualdo isso vai mudar e passaremos a ter um padrão moral na política local.

Não adianta mudar o prefeito e os secretários, se não mudar a forma e a mentalidade e isso com certeza vai levar tempo e espero que começa a mudar com Romualdo na administração.


Professora Cristina.