Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

BARCELONA – a criatividade está no método



Sobre a inovação futebolística chamada Barcelona, a grande lição é a seguinte: a criatividade está num MÉTODO. Isso é bacana e vale em outros campos, até na arte e na ciência. São poucos os gênios que se destacam  sem, digamos, estarem CONECTADOS a algo maior. É a conexão com um todo maior que potencializa a competência do indivíduo.

Os indivíduos têm que dominar fundamentos básicos – não errar passe, dominar bem a bola, por exemplo – mas o desempenho superior emerge sempre do coletivo. Milhares de jogadores pelo mundo dominam fundamentos, mas não fazem diferença porque estão em “coletivos” que não fazem diferença. Não conseguem conectar-se a nada maior que eles próprios.

Messi não joga na seleção Argentina o que joga no Barça. Daniel Alves idem, no Brasil. Nenhum jogador do Barcelona jogaria em qualquer outro clube do mundo o que joga lá. Faltam conexões. É o sistema – o método – “Barcelona” que os torna imbatíveis. Os clubes deveriam parar de contratar super-astros a peso de ouro; deveriam contratar MÉTODOS -sistemas culturais?! – a peso de ouro.

O sistema que o método implementa é mais importante do que qualquer ator individual, porque é ele que EDUCA este ator. Sistemas só se consolidam com tempo para experimentar (e errar) porque são processos de EDUCAÇÃO. Nenhum método vencedor se instaura sem tempo para experimentação, o que é frontalmente contrário à mentalidade dominante no futebol (veja meu comentário ao post anterior).

O brilhantismo do Barcelona consagra essa verdade de outros campos. O gênio isolado é um mito, uma exacerbação da mentalidade midiática de hoje. Celebridades não têm importância. Os executivos da GE que tiveram sucesso durante os 20 anos de Jack Welch lá,  não tiveram sucesso equivalente em outras empresas. A APPLE só será realmente notável se tiver embutido em sua cultura o que Steve Jobs concebeu.

Em tempo: Clemente Nóbrega é físico e Pós-graduado em Adm, MKT, e um dos melhores escritores na área da estratégia empresarial. Sou um dos seus melhores "clientes", pois compro constantemente seus livros e leio seus artigos. Recebo todas as suas newslettes sobre lançamentos editorial, artigos e palestras. É autor dos livros: Antropomarketng, Empresa Quântica, Supermentes, A Ciência da Gestão e outros.

Nenhum comentário: