Faço esta postagem com relativo atrazo, pois no dia imediatamente posterior à solenidades, 12/02/10, passei o dia e a noite no hospital com minha filha e logo em seguida a desmobilização devido as festas carnavalescas. Ese retardo tira um pouco do calor do evento promovido pela Prefeitura de Unaí, MG, para inaugurar determinados convênios com o Governo Federal através do MDS.
Houve uma grande mobilização para este evento, afinal, grandes comunidades estavam sendo beneficiadas: comida subsidiadas, padarias populares, compra da produção dos produtores da agricultura familiar. No campo político algumas ausencias foram notadas. O Dep. Zé Santana não estava, mas estava lá com grande desenvoltura o Dep. Silas Brasileiro. Aliás, o Silas, PMDB, está fazendo uma campanha desruptiva em Unaí, comendo pelas beiradas. Pode desbancar figurões em 2010, na solenidade fez rasgados elogios e a recíprocra foi verdadeira; o Dep. Est. Almir Paraca, PT, foi outro presente e muito desenvolto, é muito querido e pouco votado em Unaí, desejou sorte a seu concorrente, Alcides e dispensou palavras elogiosas à Sec. da Ação Social de Unaí, Dorinha Melgaço.
O grande júbilo estava reservado para a presença do representante do primeiro escalão do Governo LULA: Min. Patrus Ananias. Afinal o Patrus era a primeira autoridade de patente superior a participar de uma solenidade oficial em Unaí depois da chacina dos fiscais do trabalho ocorrido neste município. Será o fim da urucubaca? Não sabemos. O certo é que Unaí sofreu muito com esta tragédia; nossa cidade já poderia ter recebido o Presidente da República, LULA, em algum evento. Seja em evento da Reforma Agrária, do Luz para Todos, ou na divulgação do plano safra, esta presença daria a Unaí uma grande visibilidade e uma agenda proativa. O certo é que as autoridades não se sentiam confortáveis em ser recepcionados por determinadas pessoas da política local.
Todos nós Unaienses desejamos que este ressentimento tenha ficado para trás; Unaí não pode ficar na geladeira por um fato que seu povo não teve participação. São vítimas. O Ministro Patrus Ananias se sentiu a vontade, se dirigiu a todas as autoridades, inclusive o Prefeito, de maneira carinhosa, respeitosa e leal; mas todos os elogios, abraços, flores, confetes, foram dispensados à musa do dia: Dorinha Melgaço. Confesso ter ficado surpreso com a desenvoltura dela, estava na medida certa, nem mais nem menos. Em seu discurso, com a voz embargada pela emoção ao rememorar as dificuldades enfrentadas e vencidas, encontrou as palavras certas, agradeceu a Deus pelo modo petista de governar do governo LULA: republicanismo, onde ninguém é discriminado. É só ver a diferença com o governo FHC que tratou o Governo petista do DF, Cristovam Buarque, a pão e água.
2 comentários:
PARABENS PARA UNAI.
PARABENS PARA PATRUS, PARA O PREFEITO ANTERIO, PARA A SECRETARIA DORINHA, PARA O DEPUTADO SILAS BRASILEIRO, PARA O DEPUTADO ALMIR PARACA (VERDADEIRO DEPUTADO ESTADUAL). UNAI GANHOU, GANHOU MUITO. E PARABENS GENI PELA COBERTURA.
FALTOU A PRESENÇA DO DEPUTADO DA REGIÃO, DELVITO, SERÁ QUE O MINISTRO PATRUS ESQUECEU DE CONVIDAR ELE? OU SERÁ PELA SUA FRACA ATUAÇÃO PARLAMENTAR?
Cumpadi Geni,boa noite!
Só agora vi que segue o Terra Brasilis. Obrigado pela atenção. Se desejar, ponha o aplicativo de seguidores... Sentir-me-ei honrado em seguir o seu blog.
Abraço!
Postar um comentário