Translate

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O descaramento corruptivo.

Foto: Geni de Sousa e Esposa

Em posts recentes tratei da corrupção de forma filosófica e sociológica, afirmei que só o homem é capaz de se corromper de forma ativa e passiva. A corrupção é uma atividade mental e altamente intelectualizada, não é para bobos como eu. Em Unaí muitos amigos e eleitores já me aconselharam a mudar de partido e fazer parte de um grupo forte. Por grupo forte entenda-se "esquema forte". Não eceitei e nem aceito este tipo de movimento, quero ganhar sim, mas dentro dos princípios, grupo e filosofia em que acredito e pratico. Não quero ter um cargo eletivo para me locupletar, para resolver meus problemas particulares, não tenho e nem pretendo investir grandes somas e depois ter de buscar de volta estes recursos investidos de forma ilicita. Talvez nunca lograrei êxito. E daí? Não preciso da política para sobreviver e sustentar minha família; sou apaixonado pela política, pela bou política, aquela que ajuda a sociedade e os entes federados e não esta que vemos todos os dias. Aliás, isto não é política e sim a negação da política.

É revoltante e intelectualmente paralizante o que vimos nos ultimos meses em termos dos desvios do dinheiro público pelos nossos representantes, em todos os níveis. O bom são as suas justificativas. O Arruda abrindo licitação para a compra de panetones (no dia em que a PF estourou o esquema) para justificar o dinheiro embolsado em 2005. O PT praticando caixa dois para pagar contas de campanhas dos aliados e para comprar dossiês; o PSDB negando a paternidade dos mensalões brasil afora; venda de estatais para pagar as dívidas do país e estas mesmas dívidas só aumentavam e o dinheiro sumiam. Os ralos por onde esvai a grana são muitos. O que devemos fazer?

A humanidade nunca acabará com a corrupção, más é possível trazê-la para níveis aceitáveis. Para isto devemos ter sempre um Juduciário atuante e livre em todas as instâncias; uma polícia federal livre das circustâncias políticas; conselhos populares autônomos e atuantes; imprensa livre e apartidarizada; órgãos de controles (MP, TCs, CGU Etc) livres; eleger políticos de fichas limpas e de passados edificantes; controles rigorosos das licitações e acabar com os aditivos dos contratos vencedores; profissionalização do serviço público, diminuindo os cargos em comissões; e o que é fundamental: reforma política com o financiamento público de campanhas eletivas.

Uma campanha geral no Brasil se custar um bi fica mais barato do que os dez bi desviados por meios ilícitos para cobrir esta mesma disputa. As empresas que quiserem ajudar nas campanhas, que doem a um fundo gerido pelo TSE e distribuidos aos partidos de forma equânime. Justiça seja feita. Há muito o PT vem defendendo este mecanismo de financiamento das campanhas no brasil. Mas os outros partidos donos do status quo eram contras por que isso poderia ser algo de crescimento do PT; pois o PT não tem dinheiro e nem endinheirados em seus quadros, então pra que dar dinheiro para ele concorrrer de igual pra igual com os outros? Hoje a direita já se rendeu ao financiamento público de campanhas. Por que estão aderindo agora? porque estão perdendo os governos municipais e estaduais e federal. Quando eram donos da maioria das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal eles eram os donos dos cofres públicos e privados dos financiadores das campanhas. A esquerda cresceu em todos os entes e mesmo assim mantém o apoio ao dispositivos do financiamento público das campanhas eleitorais. Por que mantém este apoio? por uma questão de princípio.

Nenhum comentário: