Translate

sábado, 3 de abril de 2010

Democracia Agrária.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006 Unaí é o município com a maior concentração de terras do Estado de Minas Gerais. Minas tem vinte e um municípios acima de duas mil propriedades. Unaí têm 2.775 propriedades rurais, com uma área total de 636.049 hectáres e média de 229,21he por propriedades. Apesar de tantos assentamentos rurais do Incra existentes em Unaí a média ainda é muito alta. O Município de Montes Claros têm 3.115 propriedades rurais, com uma média de 58,35he por propriedades; o município de Teófilo Otoni é o segundo com maior média por propriedade: 2.158 proprietários com média de 96,22he.
Diante destes dados pode-se afirmar que Unaí é o município mineiro com menor grau de democracia agrária de minas gerais. E o município de Nova Resende tem o maior grau de democracia entre este grupo pesquisado (Só pesquisei municípios acima de 2.000 proprietários) com 2.018 propriedades e média de 12,48he. Como a grande maioria das propriedades de Unaí é de pequenos proprietários, pode-se afirmar que existem um pequeno grupo de pessoas com uma imensa quantidade de terras em Unaí. Oitenta por cento (80%) dos proprietários rurais de Unaí são donos de apenas vinte por cento (20%) das terras; enquanto oitenta por cento (80%) das terras estão nas mãos de vinte por ceto (20%) dos proprietários Unaienses.

Estes dados são de 2006, de lá para hove mudanças nesta média, por exemplo: Grandes propriedades foram desmembradas por meio de inventários, outras foram vendidas para o Incra. É verdade também que houve reconcentração durante este período, pequenos proprietários venderam suas terrinhas ao confrontante maior e assim por diante.

5 comentários:

Rogerio disse...

Geni

Há duas formas de analisar esta noticia. A primeira é simplesmente repetindo o ranking, e com isso, voce pode cometer uma injustiça, afinal, se vc comparar os ultimos sesos agropecuários talvez vá descobrir que Unaí está num processo de descentralização da concentração. Então, uma notícia que era para ser positiva para Unaí, voce transforma em negativa, apenas para apaniguar os gaiatos que querem terra e capital de graça.

Ora, Geni, o trabalho na terra é pra quem gosta e tem talento. Não adianta voce pegar a galera que ta no buteco tomando cerveja no sabado e domingo, e querer que eles vão pegar na enxada.

Outra curiosidade seria a gente saber quantos assentamentos emancipados tem em Unaí. Aliás, voce sabe o que é assentamento emancipado?

Geni de S. Oliveira disse...

Caro Rogério,
Concordo com vc quando diz da desconcentração. É verdade! Se pegarmos os sensos da época do Dr Geraldo, a média por propriedade seria de uns mil hectares. Hoje a grande propriedade se concentra nas chapadas; o vão está com a agricultura familiar. Quanto sua insinuação sobre a emancipação de assentamentos te digo que conheço apenas um. PA Saco grande. Agora foto é fato. Temos a maior concentração de terras por pessoa, se é bom ou ruim é outra coisa e eu não fiz esta valoração. Apenas relatei o que está escrito.

Anônimo disse...

Esse negocio de emocracia agraria que vc falou ai é paradoxal. Uní apesar de ser isso ai que vc flou, é o maior produtor agricola mineiro e tem o maior numero de assentamentos.

Anônimo disse...

Trem bão essa tal de greve né Geni, até o blog para....

Geni de S. Oliveira disse...

Tô de greve não sô!