Translate

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

4 + 4 = - 10

Em postagem recente tive a oportunidade de afirmar que oito anos era muito para o plantador de  feijão. Com apenas um mandato ele teria saído nos braços do povo, com oito ele caminha para sair nos pés do mesmo. Prá não dizer, no bico do kichut. Dois mandatos consecutivos de prefeito é tarefa para políticos com uma identificação fundamentada na lealdade, na verdade,  no dialogo franco, saber o momento de recuar um passo e avançar dois. Não é o caso do nosso plantador de feijão. Ele manda, "prende e arrebenta".

O governo anterior, Zé Bráz, chegou ao seu final extremamente desgastado em seus oito anos, mas com uma diferença fundamental: o governo chegou fraco mas o prefeito chegou forte. Ou seja, a figura do Zé Bráz foi preservada pelo povo Unaíense; agora nem uma coisa nem outra, tudo se desmorona segundo o Blog Opinão e Ponto de Vista que tem dito alto e em bom tom que o Rei está nú.

Nestes seis anos de mandato o plantador de feijão cometeu muitos erros estratégicos, tanto no ambiente interno como no ambiente externo. No interno ele foi perdendo aliados em todas as esquinas dobradas, vide Frei Allan, Delvito e cia, Valdivino, e outros. Allan é um caso especial, acho que ele ficou parado na época do politeísmo quando estudava filosofia/teologia; seguia o deus-bobo e adorava o santo sem milagre. No ambiente externo, não conseguiu aproveitar as oportunidades e driblar as ameaças.

Dentre as oportunidades perdidas foram o bom momento da economia brasileira que Unaí não aproveitou; não soube usar, é este termo mesmo, usar os políticos com transito em Unaí: Toninho Andrade, Virgílio Guimarães, até mesmo o Jaime Martins. Todos estes políticos citados não teriam como fugir de ajudar Unaí, mesmo não gostando do prefeito seriam obrigados a apoiar os projetos do prefeito ou seriam desgastados perante a opinião pública da cidade. As ameaças que rondam sua cabeça é aquela que todos já sabem, não conseguirá cumprir uma única promessa de campanha. Todas elas caras para a população: Emprego e renda.

Se o plantador de feijão tivesse sabido transferir toda a sua competência roceira para a arte da política e da administração pública, o seu grupo iria reinar por longos anos: oito anos do plantador de feijão, oito do Banquinho, oito do Delvito, oito do Allan, sobrariam amplas possibilidades para o Valdivino e para o Alcides. Dentro do ambiente interno o que seria um ponto forte se transfomou em um ponto fraco. O uso da mídia. O Marketing é importantíssimo, se bem usado e bem dosado, o que temos visto foi o uso e abuso dos meios de comunicação da cidade, que de tão desmesurado está engolindo ao invés de "parir" algo novo. Nota zero para o secretário de comunicação ou algo similar.

20 comentários:

Robson disse...

Cuidado amigo Geni para seu blog não passar a ser chamado de Salão de Beleza. Essa do Dirceu gato filiar com Ze Braz está mais para conversa de salão e de pescaria. Uma coisa é aceitar os posts (normal), outra é endossar a fofoca publicando as piadas que os internautas bem humorados lhe enviam.

Lhe digo mais, o quadro para 2012 está mais que definido. Não tem coelho mais para sair da cartola política de Unaí.

Geni de S. Oliveira disse...

Caro Robson, pensei nisso ao colocar este comentário de um anônimo, mas arrisquei para obter de imediato a veracidade da informação; quero lhe dizer que ela não é absurda não, algo neste sentido pode estar sendo tramado. Obrigado pelo alerta.

Anônimo disse...

""Dois mandatos consecutivos de prefeito é tarefa para políticos com uma identificação fundamentada na lealdade, na verdade, no diàlogo franco""

É nesse ponto que a barca afundou. Nota dez Geni.

Em relação a supostos boatos "dirceu gatto e zé bráz" no fundo sempre a uma ponta de verdade.
Dirceu e antério se cumprimentam mas não se engolem, essa disputa de quem tem mais é de anos atrás. Não acredito que Dirceu tenha pretenção direta na política mas com seu apoio financeiro poderá indicar alguém. De bobo ele só tem o andar. {peres}

Robson disse...

Que é isso Geni, nota dez para o secretário de comunicação. Afinal, é o grande responsável pelo sucesso e popularidade da administração junto à população. O Dr. Fernando foi tão bom secretário que está sendo promovido ao cargo de Procurador. Vai ser dificil para Branquinho encontrar alguem tão capacitado para a comunicação. De toda forma, o Dr. Fernando vai continuar assessorando Branquinho como fez nestes 6 anos. O que esta dando certo não se deve mexer. Tanto que ele é o secretário mais respeitado por todo o grupo que compoe o Governo Municipal. Suas estratégias políticas revolucionaram a imprensa unaiense, principalmente sua bem sucedida empreitada para acabar com o jornalismo comunitário na radio veredas e na TV rio preto. Verba tem muita, desde que não ouçam as reclamações do povo.

Viana disse...

Certa feita, um secretário de José Braz, zeloso por sua imagem, deu uma gravata no reporter da TV Globo Fredi Mendes, que foi ocorrido pelo prefeito, que expulsou o secretario da sala. Já o Fernandinho foi mais longe, enrolou a TV Globo, e deu um jeito para ela ir embora, facilitando para o prefeito Mânica controlar a imprensa local. Sem a Globo abrindo caminho, os veículos de comunicação de Unaí ficaram reféns do poder economico da administração. Perdeu com isso Unai, já que a TV Grandeminas levava noticias de Unaí para 170 cidades de Minas diariamente. Ganhou o prefeito que não teve os reporteres pentelhos da Globo n sua cola.

Carlos Baromeu disse...

Prezado Geni,

Já ficou mais do que provado para alguns administradores públicos que a reeleição não é um bom negócio, existe no congresso nacional uma proposta para acabar com essa forma de se prolongar o mandato do ocupante de cargo no executivo. Quando eleito o Prefeito, Governador ou Presidente faz o seu primeiro mandato impecável, já pensando na reeleição, quando é reeleito e começa o segundo mandato já não existe mais aquela vontade de administrar ou seja pede o "tensão", pois no nosso Paíz tudo gira em torno de eleição. E preciso fazer uma profunda discussão nesse sistema, acabando com a reeleição e talvez mudando o tempo de um mandato de 04 para 05 anos. Gostaria de aproveitar a oportunidade de também fazer um comentário a respeito da imprensa de Unaí, é impossível fazer uma impressa que tenha liberdade de noticiar os fatos acontecidos com isenção e responsabilidade, no entanto isso não acontece na nossa Unaí pois todos os veículos de informação, seja ele Jornal, rádio, internet ou televisão recebem recursos financeiros da administração municipal, fazendo com que esses veículos se tornem tendenciosos a noticiar apenas aquilo que é do interesse dos atuais inquilinos do Palácio Capim Branco. Na última sexta feira, estive na nossa terrinha para fazer uma última homenagem ao querido Cornelio Melgaço que partiu na quinta feira fazendo o que mais gostava que era participar de um bom jogo de futebol, vitima de uma morte súbita. Na oportunidade acabei encontrando o amigo Rodrigo Rodrigues que foi demitido da Rádio Veredas em razão de fazer a cobertura da greve dos servidores públicos e também não compactuar com aqueles que são contra de fazer uma impressa livre e sem vicios, o Rodrigo foi vitima da turma do "Zé gomes Malvadeza" segundo o que ele me relatou, primeiro por não aceitar a tentativa de coopta-lo para disputar uma eleição defendo o pré candidato Branquinho, segundo por falar a verdade e não aceitar intromissão no seu trabalho. Como disse o próprio Humberto Lisboa ao demiti-lo "não podemos perder dinheiro nessa hora, e o que vem da prefeitura e muito bom". Acorda Unaí, tá na hora de mudar 2012 tá logo ai.

grande abraço a todos

Carlos Baromeu

Anônimo disse...

E ainda tem "neguinho" que acredita no que o prefeito fala. Ainda bem que temos gente de fibra que não se curva diante dos bérros ditatoriais. Rodrigo Rodrigues deixou para trás 20 e tantos anos de Radio Veredas para não compactuar com o lado obscuro do poder. Lembrem desse nome e desse ato, é um cidadão que tem seu valor. CLODOMIRO

Anônimo disse...

ESSA SEMANA NADA DE XINGAR NOSSOS POLÍTICOS UNAIENSES..(afinal, eles tbém tem mãe).

VAMOS REZAR/ORAR FAZER TUDO PARA QUE O PAI DO CÉU LEMBRE DELES E QUE ELES LEMBREM DOS MALES QUE FIZERAM A NÓS.

LEMBREM DOS QUE FICARAM SEM EMPREGO PARA SATISFAZEREM SEUS CAPRICHOS, DAS NOMEAÇÕES PARA FERIR SEUS ADVERSÁRIOS, DAS REUNIÕES PARA ATACAR OS QUE NÃO COMPACTUAVAM COM SUAS IDÉIAS E TANTAS OUTRAS IMUNDÍCIAS QUE SÓ ELES CONSEGUIRIAM FAZER RINDO.

A NÓS NOS RESTA PERDOÁ-LOS...MAS NUNCA ESQUECE-LOS. QUEM BATE NÃO LEMBRA, QUEM APANHA NUNCA ESQUECE.

FELIZ NATAL E UM FELIZ 2011 A TODOS !

(Anonimus fudendi)

Almir disse...

Geni, da uma olhada no discurso do promotor Athaide

http://www.unainet.com.br/colunas/

Anônimo disse...

Olha que vergonha que fazem como nosso dinheiro público.
http://www.conexaonoroeste.com.br/portal/notas/ler_cont.php?id=2819

Gastando dinheiro público com publicidade enganosa e mentirosa. Cadê o Promotor Dr. Athaide que gosta tanto de aparecer na mídia? Não é ele que se diz tão do lado da verdade, porque não investiga o Prefeito??? A grande verdade que a justiça em Unaí é aquém dos demais municípios brasileiros. http://www.unainet.com.br/colunas/

Anônimo disse...

Cadê Dr Athaide? Tá tendo alguma festa Rave na região?

Quando a Justiça é parcial torna-se uma INJUSTIÇA.

Unai de tudo tem. Ah, que falta faz a vassoura de Jânio Quadros.

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade".
Paulo Freire

(zonóbio)

Anônimo disse...

Muito bem lembrado pelo Nobre Dr.Athaide (em seu discurso onde era um dos homenageados)

“o filho das Alterosas não é homem de superfície ou de aparências. Não é homem de se contentar com enfeites, com adjetivos ou com acessórios" Alceu Amoroso Lima
em Voz de Minas ensaio de sociologia regional brasileira Agir. Rio de Janeiro. 1945)


Se seguir-mos os ditos do Ilustre escritor, provávelmente não haverá lugar para mais um plantador de feijão.

De outra parte cumpre dizer o empenho do Dr. Athaide (ja que seu nome foi mencionado)diante do MP. Só que eu noto que o seu trabalho não visa muito a casa marrom. Porque Será?

O povo unaiense sempre pediu pela transparência das contas públicas, das Ongs que se beneficiaram com madeiras apreendidas, das Ongs que recebem recursos e nunca se viu serem aplicados (Ong do Waschigton Moreno,Ong da Meg), ou isso não é competência do MP.

“A vida só tem sentido na luta permanente pela liberdade e pela justiça" novamente: Tristão de Athaide.

{peres}

Anônimo disse...

CIDÃO DIZ : " TEMPOS ATRÁS O POBRE TINHA ACESSO A JUSTIÇA TANTO QUANTO A UM HOTEL 5 ESTRELAS".
O MP QUEIRA OU NÃO FEZ A DIFERENÇA. DR.ATAIDE REPRESENTA ESTA NOBRE CLASSE. PARABÉNS !

Anônimo disse...

vc Geni é um gozador virgilio guimaraes ajudar Unai-MG, ele não passa de um sangue suga,já quanto a reeleição concordo com vc,é só olhar a quadrilha do PT no poder nestes 08 anos nunca houve tanto escandalos de corrupção e quebra de sigilo bancario,por isso viva LULAAAA.

Geni de S. Oliveira disse...

Virgílio, sim senhor. Duvido se ele recusaria em apoiar projetos viáveis para Unaí, muito mais se estes projetos tivessem a chancela dos outros mencionados. Te garanto que o virgílio sempre quis ajudar Unaí com emendas de sua autoria, só que sempre faltou os devidos projetos estruturantes e a iniciativa política de quem deveria iniciá-las, a prefeitura.

Tanto é que em um certo ano, não sabendo pra onde destinar recursos para Unaí, ele colocou verbas para a reforma e ampliação da APAE de Unaí e que o Sr plantador de feijão inaugurou como se fosse uma obra apenas sua.

Te garanto, também, que Unaí receberá nestes próximos dois anos algo em torno de dois milhões de reais em forma de emenda parlamentar por iniciativa do PT/Unaí, para investimentos em locais pré determinados, logicamente que devemos negociar com a atual gestão a vinda destes recursos, se a negociação não se der, deixaremos para apróxima gestão.

Quanto às quebras de sigilos bancários, vc deve estar se freferindo à filho do Serra, quando ela qubrou 60 milhões de sigilos bancários dos brasileiros a partir dos EUA.

Claudia ex militante do pt disse...

Geni, tenho que te parabenizar pela sua garra, pelo espaço que vc proporciona ao eleitor de Unai, as vezes fico chateada com algumas criticas pesadas que são feitas aos administradores de Unai,vc eu respeito é um cara idoneo,te conheci em reuniões politicas, conheço seus ideiais, sei que vc almeja o melhor para Unai, as vezes me acham suspeita para fazer elogios para administração, mas só conhecendo da maquina e como ela fuciona me atrevo a dizer que a administração não consegue acerta em tudo mas tem batalhado para melhorias de Unai. temos nossos pontos positivos, hoje quero falar do Administrador Braquinho homem serio e que além de ficha limpa esta preenchida é um homem que vem de grupos de classe media mas que tem serviços prestados a comunidade, ele nós já sabemos que é pré candidato as proximas eleições, agora os demais nomes ventilados tem mesmo que ser candidatos,agora pra ser um bom candidato tem que ter ficha limpa e preenchida.Agradeço pela atenção e fica minha sugestão 2011 materias também sobre o Legislativo.

FILHA DE UNAI disse...

Concordo. Conheço este homem e sei que ele tem feito trabalhos extraordinários no social de nossa cidade. Alem de ser um bom administrador e um excelente pai de familia e sua esposa fez um belo trabalho na educação de Unaí.

Anônimo disse...

P Q P.............tão ainda falando em Branquinho ? Que tal um levantamento de bens ( não só dele..mas dos filhos etc etc..nos ultimos anos) Com certeza se poderá dizer que foi um bom administrador . Doutra esfera, a Sra. Claudia, pelo jeito, tem um medo danado de perder a "boquinha" na casa. Se fosse ela estaria de mãos dada com o AFONSÃO já pensando em melhorar o PT para 2012. Outra coisa, NINGUÉM FALOU QUE BRANQUINHO NÃO ERA HOMEM SÉRIO...ELE É CARRANCUDO ..é diferente. {peres,o bom marido}

claudia ex militante do pt disse...

Anônimo, já responde esta fala em outra postagem, trabalho desde o tempo que criança trabalhava e minguém respeitava o ECA, isso não me ofende admiro o Branquinho sim, e isso é um direito meu,boquinha é pra quem não sabe trabalhar, se vc não me conhece procura saber sobre minha vida profissional, sou um agente público e é direito seu saber se sei desempenhar minha função ou não.

Anônimo disse...

Branquinho acena pra Delvito e delvito ja se acha candidato a prefeito em 2012. Não sei o que ele pretende até 2012, Governador ou Senador. A oposição já ta de cabelo em pé. Em entrevista no camara aberta deixou claro sua pretensão, falou em clamor público em torno de seu nome. Esse fato deve ser piada do osmar leitão que tá na vista de ser trocado por dórinha melgaço. Quem viu outrora dórinha nos braços da ditadura anteriana e hoje se esbaldando a um dos lados da oposição perde as esperanças em nossos políticos, tudo é uma piada. Aqui onde o sol é mais ardido o Poder Facina e garante empregos. Pobre povo que nada entende. (zenóbio)