Translate

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O quê é mais fácil...

Uma coisa que tem me intrigado na mídia unaiense: o fotismo. Quando abro o jornal, pouco texto e tome fotos; quando acesso o unainet para me informar sobre determinados eventos, um textinho e tome fotos; quando pego uma publicação da CAPUL para me informar sobre suas estratégias, benefícios e assistências aos associados, um micro texto e tome fotos. Por que será? preguiça intelectual ou será mesmo um narcisismo descarado, ou inconsciente? 

Hoje quando abri o unainet vi uma chamada sobre a visita de uma turma acadêmica, pedagogia da FACTU, à usina de carvão e logo pensei: ôba! o meio acadêmico descobriu a usina e deverá ter produzido algo importante. Nada. Muitas fotos. Pensar não dá trabalho, o que dá trabalho é sistematizar este pensamento e trasformá-lo em linguagem escrita. Se o palco foi tão importante para as poses e o fotismo, não seria relevante a organização de um texto digno de uma faculdade e principalmente de um curso com vasto e lindíssimo arcabouço literário e intectual? 

Justiça seja feita, o unainet apenas deu link para a pseudo matéria no portal da FACTU. Em uma certa época um dos baluartes do meio acadêmico disse que antes tinhamos educadores, hoje temos professores; antes em nossas matas tínhamos lindos Jequetibás, hoje temos eucaliptos. O educador leva  uma vida para a formação e formava para a vida; o professor se forma em até 8 anos e não educa, vende hora/aula. O Jequetibá leva no mínimo 100 anos para seu forma adulta, o eucalipto em 5 anos está pronto. O Educador está para o Jequetibá assim como o professor está para o eucalipto. Infelizmente. Eu apena parafraseei o excelente BRANDÃO em Educador: vida e morte.    

17 comentários:

Robson disse...

Geni, pq voce nao comenta sobre a materia que hoje está no Unainet sobre a debandada de vereadores da base governistas. Essa materia só tem uma foto e um texto grande.

Geni de S. Oliveira disse...

OK, ainda não tinha visto. Grato.

Gil disse...

Tem uma matéria no UnaiNet que é bem o que voce está falando, só fotos. O ensaio fotográfico da modelo Sílvia Helena. E que fotos...

http://www.unainet.com.br/publicidade/maison/

Geni de S. Oliveira disse...

Aí meu caro Gil, o texto é dispensável, só imaginação.

Anônimo disse...

Geni...uma foto vale por mil palavras. No Site do Unainet é o leitor que coloca faz o texto conforme sua imaginação. Quando eu vi o ensaio..viajei. {peres}

teste disse...

O pior de tudo é um site que pública uma matéria e não permite adição de comentários por parte dos internautas.
Mas eles mesmo se denominam (site de publicidade)
Agora eu realmente gostaria de ver no ano que vem, naquele tal premiação melhores do ano, a categoria, melhor blog.
Ai sim!!!

Anônimo disse...

BRAVO ! BRAVO !....ATÉ QUE EMFIM ALGUÉM TIROU A VISEIRA DE BURRO E SE REBELOU.

Paulo Arara
"Fui companheiro deste dois por muitos anos e vejo, como unaiense, que andamos pra traz, pois Unaí poderia estar bem melhor se não fossem esses dois cidadãos. E quero deixar registrado que não mais faço parte de seu grupo político".

Olímpio
"Quero fazer parte de um projeto político grande onde haja respeito, que grupos não tenham dono, que partidos não sejam instrumentos de joguetes políticos. Quero que os nossos líderes sejam reconhecidos pelos seus serviços e não pela degradação do nosso município. Por isso todos perderam o respeito por nosso prefeito e vice".

Fonte: Unainet

(ZONÓBIO)

Anônimo disse...

Paulo arara falou o que todos nós gostaríamos de falar. Mas aqui nesta terra do sol ardido "QUEM NÃO FALA NÃO COME BALA" é melhor ficar quieto e deixar DEUS agir, a casa tá afundando na lama, o governo é fraco, desacreditado e por cima uma desgraça ao povo de unai. Por isso que todo dia aparecem candidatos, com esse governo, qualquer um que colocar o nome será bem vindo. Podem chamar o SASSA MUTEMA que será eleito. *animus fudendi made in unai

Unknown disse...

Olá Geni!

É a primeira vez que visito o teu blog, e poderia te parabenizar por tanto conteúdo, mas, o primeiro post que li foi o do "fotismo".
Neologismo por neologismo eu poderia da mesma forma criticar o "bloguismo", mas não é essa minha intenção.

Gostaria de te lembrar das dificuldades que a "pequena" imprensa enfrenta para levar informação de qualidade para o internauta, leitor, expectador,ouvinte...

O UnaíNet está há 10 anos no ar graças ao empresariado que acredita no nosso trabalho e no poder que o nosso website tem devido aos fiéis internautas que atribuem ao nosso veículo credibilidade e resultados.

Destes dez anos, faço parte dos últimos três e sempre me preocupando muito com a imagem de nossa querida cidade. Queria mesmo um dia trabalhar apenas com o jornalismo, descrevendo os fatos do cotidiano unaiense, com textos, enooooormes, que falassem de personagens da vida real, dos grandes líderes, personalidades e daqueles mais humildes que ajudam a construir a história de Unaí. Mas, assim não iríamos sobreviver. Essa é a mais infeliz notícia que posso aqui postar.

É com o fotismo e a grande generosidade do José Augusto do UnaíNet que consigo o sustento da minha família.

E de fotismo por fotismo, conheci o ilustre blogueiro por meio de uma foto que o saudoso e querido amigo Ribamar trouxe até o UnaíNet. E não foi apenas uma. Acho até que já te vi mais vezes por foto do que pessoalmente.

Mesmo que você ignore, há milhares de internautas que se interessam por outros conteúdos que publicamos em nossa página.Estamos longe de ter o website dos sonhos dos internautas, mas fazemos o possível para um alcançar o nosso objetivo.

E ainda me referindo ao "fotismo", o Zé outro dia me disse que o seu sonho de infância era morar em Hollywood, talvez é essa a explicação para tratar os queridos unaienses como "estrelas".

Kamilla Sales

Everson Luiz disse...

Fotismo significa: sm (foto+ismo) Med Sensação de cor produzida por sensações do ouvido, do paladar, do olfato ou do tato; imagem visual secundária, portanto não condiz muito com a comentário do autor do blog.
Se tivesse escrito sobre fotojornalismo também estaria equivocado, pois fotojornalismo é um ramo da Fotografia onde a informação clara e objetiva, através da imagem fotográfica, é imprescindível. Também pode ser considerado uma especialização do Jornalismo. Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo simples enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato. Nas comunicações impressas, como jornais e revistas, bem como pelos portais na internet, o endosso da informação através da fotografia é uma constante. A fotografia nos meios de comunicação é muito importante como uma fonte de informação. Atualmente, matérias jornalísticas destacam-se com a presença da fotografia.

Anônimo disse...

O jornalismo moderno tem uma coisa a nosso favor. Ao nos oferecer a opinião dos deseducados, ele mantém-nos em dia com a ignorância da comunidade.

Oscar Wilde

Geni de S. Oliveira disse...

Olá, Kamila. Tenho pelo unainet o maior respeito e consideração e tenho dívida com este veículo, foi através dele e da generosidade de seu criador que conseguimos levar ao grande público algo que gostaríamos de publicar.

O unainet sempre nos brindou com bons conteúdos, concordando ou não com ele, mas sempre teve. Me lembro da coluna "Visto Lido e ouvido" e também outra muito boa com o Fred. Quando me referi a do tal "fotismo" fiz a devida ressalva, o unainet deu apenas o link.

Mas vc sabe do que falo, e me refiro especialmente à FACTU que tem por obrigação trabalhar o conteúdo, a reflexão e dar seu público-alvo, estudantes, vontade e orgulho de lá estudar.

Anônimo disse...

WIKILEADS MADE UNAY

Se todas as conversas dos bastidores palacianos fossem divulgadas seria um DEUS nos acuda.
Seria tanto olho roxo, amizades rompidas, casamentos desfeitos, crises amorosas, amantes se suicidando e por ai afora; e se adentrasse-mos na casa do povo, vivo só sobraria o porteiro.

Eu prefiro foto. Falar nisso fico melhor de perfil ou de frente?

CASSILDO.

Anônimo disse...

Mandou bem heinn kamilla. Voto em Você.

Anônimo disse...

Bomba, bomba Geni!

Dirceu Gato filiou-se ao PTB na quarta passada e é o candidato da base politica da turma do Zé Braz. Agora ele procuram um vice ou uma vice. Está candidatura vai abalar Branquinho, Delvito, Romualdo, Calixto e outras que estão por vir. Noticia quente para fechar o ano. Muda-se tudo no tabuleiro politico em Unai após este fato. Para muitos o peru do natal e as champanhas do ano novo vai ser indigesto. Sussura-se num acordo entre Dirceu Gato e Antério, nos bastidores para que Dirceu Gato aceitasse a candidatura. Nem Branquinho e nem Delvito sabiam deste acordo. É noticia para abalar Unai. Veremos os fatos do que o acordo vai afetar Branquinho e sua turma na administraçao do palacio marrom e como vai ficar o mambembe Delvito.

Anônimo disse...

Dirceu Candidato ? Surrealismo puro.

Esse homem sofre de TAFOFOBIA POLÍTICA.

Essa informação é fundada em filosofia de butéco.

A rixa dos "cumpadre" é desde os tempos da Coagril (episódio conhecido como lambança do milho podre).

Pode apoiar um grupo em detrimento do seu "algoz" mas subir em palanque pra pedir voto não é seu forte, não tem a malícia politiqueira, mas na carteira carrega notas de 100, isso faz a diferença se souber aplicar na pessoa certa.

Em vez de champanha, por ora recomendo Sidra, deixamos a champanha para 2012, é só deixar DEUS agir (como já foi dito aqui) a casa da "mãe joana" tá com alvará vencido, a fiscalização é que está fazendo vista grossa, mas logo o colírio vence. (De Nova York - Anonimus Fudendi)

Sara Lee disse...

Acho a Internet uma ferramenta incrível, adoro debates, pois sem divergências a humanidade não chegaria a lugar algum, fiquei muito feliz ao ser apresentada a este blog que é direcionado a minha querida Unaí.
“Fotismo”, o autor do texto para publicar esta palavra, fez uso da licença poética e ele tem esse direito como escritor, mais importante que as regras de português é o valor de ter suas idéias entendidas, lógico que essa é minha opinião, isso não quer dizer que estou certa. Sobre o texto concordo em parte, pois acho que toda forma de expressão é bem vida e cada veiculo faz da forma que entende ser a melhor, por outro lado acho interessante quando uma reportagem nos leva ao pensamento critico, mas devemos respeitar a todos, cada caso é um caso, um site ou um blog, ou qualquer outro departamento da Internet faz aquilo a que se propõe a fazer, sites cheios de fotos e pouco pensamento, os são porque tem que ser, um exemplo é o Unainet, as pessoas que acessam querem abrir a pagina e ver suas fotos estampadas, e se é assim que o site sobrevive então que seja, quero lembrar também que bom conteúdo ou conteúdo ruim não existem, existe aquilo que te agrada mais, tudo é relativo. Não podemos esquecer que vivemos em um país que não quer seres pensantes e sim seres obedientes, um país que pensa ser livre, mas é massa de manobra, e Unaí não é diferente, tudo não passa de uma questão cultural, crenças e costumes.
Se não me fiz entender, pelo menos participei!