Translate

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Vida de Blogueiro

Este vídeo é uma amostra das dificuldades enfrentadas pelos Blogs políticos pelo brasil a fora. O Conversa Afiada do PHA (Paulo Henrique Amorim) deu este depoimento no congresso dos blogs progressistas em SP neste final de semana. Só para ter idêia dos processos enfrentados pelo PHA: Gilmar Mendes, Daniel Dantas, Heráclito Fortes... e outros. Está certo o Nieto em ficar quieto.

sábado, 21 de agosto de 2010

Lula, Dilma, Serra, Drummond, Spilberg e Unaí.

Toda a crítica política está caindo de pau em cima do Serra pelas estratégias traçadas em sua campanha e principalmente pelos seus primeiros programas de TV. Coitado, ele não tem culpa. Seu programa não está ruim, é que não tem como fazer melhor. O diabo é que tem uma pedra em seu caminho, em seu caminho tem uma pedra chamada Lula. Serra seria hoje um candidato fortíssimo se ainda estivéssemos no velho paradigma político; os erros dos Demostucanos foram cometidos ao longo dos mandatos do Lula e não agora na campanha. O Brasil foi mudando, mudando e os oposicionistas continuaram com os mesmos discursos, semearam preconceitos, ameaçaram surrar o Lula em praça pública, não reconheceram os avanços do governo petista. Só que o povo reconhece e apoia.

Já foi dito por muitos que uma campanha política deve encantar o eleitor, sonhar e fazer sonhar. As nossas vicissitudes são embaladas por três eixos: o micro, o meso e o macro. O candidato, e a campanha deve arrebatar a mim, minha família e toda palmeirinha (para os demais leitores, palmeirinha é um distrito do município de Unaí, onde nasci). Os sonhos do século XXI muitas das vezes são necessários efeitos especiais para sua melhor visualização. Stiven Spilberg embala os sonhos através destes recursos da computação gráfica; Só que exitsem diferenças entre os sonhos artísticos e os sonhos políticos em uma campanha eleitoral. A plausibilidade. O povo deve perceber que o sonho político é possível e sustentável; o artistico não precisa desta prova.

Em Unaí, a oposição ao plantador de feijão comete os mesmos erros cometidos pela oposição em nível nacional. Em 2004 a então oposição vendeu um sonho e venceu; em 2008 a continuidade do sonho mais a máquina garantiu a reeleição. Hoje a atual oposição não reciclou seu discurso, não vê uma nova Unaí, um novo povo, um novo paradigma. Sustentam que o Branquinho perde pra sí mesmo, por ser "arrogante, guarupeiro e sem carisma." Só que a situação está melhor posicionada no novo paradigma do que a oposição; paradoxalmente, a situação tem como líder um plantador de feijão e quem tem um olhar roceiro é a opoisição.

Para mim o adversário dos sonhos do Branquinho é o Delvito. Ninguém em Unaí encarna o velho melhor do que ele, Delvito. É só ver os seus discursos e métodos ao longo de seu mandato. Não acredito na candidatura do Valdivino pelo PMDB, aliás, o Valdivino muda mais de partido do que de calça. O PMDB de Unaí tem um núcleo duro (Nininha, Romualdo, Betinho) que na hora "H" o transformará em um novo Zé da Estrada na sucessão municipal. Infelizmente a oposição unaiense, de maneira inconciente, tem uma visão de "casa grande," só que as "senzalas" estão vazias...

O Poder Legislativo deveria ser um laboratório de sonhos factíveis; os Veradores deveriam trabalhar em sintonia com a sociedade organizada na busca de novas fontes de receitas: empregos, diversão, cultura. Se perguntarmos a um dos nossos Vereadores sobre um grande projeto unaiense levando em consideração nossos recursos naturais é bem provável que seu olhar fitará o nada e sua resposta será do tipo: Unaí não tem minério de ferro, não tem ouro, não tem diamante, as fontes de calcário estão exaurindo, o barro para fazer telhas e tijolos o meio ambiente está travando, não temos mais arêia... tá difícil, não sei! Unaí têm vereadores fracos, com assessorias fracas. Então não se pode exigir grandes resultados. Caminhamos para o caos! Falta-nos um grande líder, um sonhador, um visionário que nos levem a olhor para fora do quadrado, e nós, diante um dos outros, de boca aberta e murmurando... "como não pensei nisto antes...!!!" Acordem, viva Unaí!


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Fazendo a cabeça...!!!!

Extraído do blog do Rodrigo Viana: Escrevinhador.

A Stephanie é a estagiária da redação. Trabalha muito, carrega fitas pra lá e pra cá, ajuda a apurar informações, está sempre ligada na notícia do dia. Em poucas palavras: ainda nem terminou a Faculdade, mas está doida pra aprender como se faz o tal “jornalismo diário”.

Pois bem: numa noite dessas, ela estava na mesa de trabalho, ao lado desse escrevinhador e de Marco Aurélio Mello – que é editor do “Jornal da Record” e também comandante-em-chefe do blog “Doladodelá”. A Stephanie tinha um olho no computador (o chefe dela não para de passar novas tarefas) e outro na TV, pra acompanhar o telejornal. De repente, entra a notícia no ar: ”Vox Populi – Dilma 45%, Serra 29%. Dilma pode ganhar no primeiro turno”.

O Aurélio e eu nem nos mexemos, mas a Stephanie arregala os olhos: “gente, eu jurava que o Serra ia ganhar”.

O Aurélio sorri.

“Eu leio a Veja, leio todos os jornais, e pelas notícias eu tinha certeza que o Serra ia ganhar disparado”.

O Aurélio sorri. E eu sorrio também.

“Por que vocês estão rindo? Eu nao tenho a experiência de vocês, mas acompanho as notícias, e tudo indicava que a Dilma não ia conseguir nada nessa eleição”.

Só aí o Aurélio resolve falar: “acho que você andou lendo os jornalistas errados”.

A Stephanie é mais uma vítima da velha imprensa que briga com os fatos. A velha imprensa, que deu espaço pro Montenegro prever que Dilma não passaria dos 15%. Deu espaço pra ficha falsa na primeira página. Deu espaço pra colunistas e comentaristas dizerem os maiores absurdos sobre Lula, Dilma e o Brasil.

Essa turma enganou o seu público. Enganou a Stephanie.

Essa turma tem todo direito de escolher um lado. Nos blogs por aí, muita gente também escolhe um lado. Mas a velha imprensa não faz só isso. Ela esconde os fatos, briga com a realidade, na tentativa de controlar essa realidade.

A Stephanie – que não é tão ligada em política, não é militante, e quer só se informar – já percebeu que algo estranho ocorreu. Quantos leitores, ouvintes e telespectadores também estão percebendo?

Como diria o Cartola, naquela letra belíssima: “quando notares, estás à beira do abismo, abismo que cavaste com teus pés”.

No abismo não vão cair a Stephanie e o restante do público. Vai cair essa turma que briga com os fatos.

A vida é um moinho, e vai reduzir as ilusões a pó!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Os estereótipos, o humor e as ofensas entre os povos de diferentes nações

Há alguns dias atrás eu estava totalmente indignado com as declarações de um ator estadunidense (dos Estados Unidos) que esteve fazendo um desses filmes de péssima qualidade aqui no Brasil. O canalha foi muito bem recebido por aqui, e na volta ao seu país, quando foi dar uma entrevista sobre o filme, o referido cidadão tentou ser engraçado, e para isso “desceu o cacete” no Brasil e nos Brasileiros, com frases do tipo: “no Brasil é bom, pois nós podemos destruir tudo, explodir um prédio e eles nos irão agradecer e nos dar um macaco de presente”.

Me irritei muito com isso e resolvi fazer uma pesquisa na internet para saber como os estrangeiros nos vêem. Entrei, no sítio de busca, com as palavras piadas sobre brasileiros, e me indignei mais ainda ao saber que existem milhares de piadas falando mal do Brasil e dos brasileiros. São piadas feitas por franceses, alemães, italianos, holandeses e por aí vai, mostrando que eles têm uma imagem de que o Brasil é um país de prostitutas, malandros, corruptos e preguiçosos. Já estava me sentindo estar fazendo parte da população mais injustiçada do mundo, quando resolvi ver o que os Brasileiros fazem de piadas com outros paises.

Qual não foi a minha surpresa, não bastasse as piadas corrente entre os cidadãos comuns, ao ver que algumas figuras como a atriz Maitê Proença fez uma matérias totalmente desrespeitosa em pleno Portugal dizendo coisas absurdas sobre nossos irmãos “portugas” (http://www.atarde.com.br/cultura/noticia.jsf?id=1254928), matéria esta que gerou uma revolta generalizada entre nossos patrícios e acabou obrigando um pedido de desculpas, que não encobre nada, da referida atriz.

Outra “bomba” que encontrei. O programa de esportes da TV por assinatura SPORTV da Rede Globo, fez uma matérias totalmente infeliz, preconceituosa e canalha sobre nossos vizinhos paraguaios (http://esquerdopata.blogspot.com/2010/07/jornalistas-imbecis-da-sportv-ofendem-o.html) o que provocou a revolta do povo daquele país e obrigou a referida emissora de TV a fazer-lhes um pedido formal de desculpas, o que também não resolve, pois o estrago está feito. Depois disso eu descobri que palhaçadas (no sentido pejorativo da palavra), xenofobias, preconceitos, intolerâncias, sentimentos imbecis de superioridades também existe entre nós brasileiros, e o pior, em pessoas formadoras de opinião e que estão freqüentemente na mídia. É isso.. (Autor: José Antonio Alves Almeida)

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Começou o jogo!

Horário eleitoral (Charge do cartunista Ique)
Eu estava ancioso pelo começo dos programas eleitorais, assistir todos eles, tarde e noite. Como não sou especialista em marketing político deixei para ler as observações dos cientistas políticos, políticos e jornalistas no dia seguinte, 18/08 e após, dar minhas impressões. O bom programa eleitoral é aquele que te prende frente ao televisor, você fica antenado e de respiração presa. Foi o que aconteceu com o programa da Dilma a tarde, onde foi mostrado a sua trajetória de vida sem esconder o passado. Foi um programa intimista, descontraído e deu todo seu recado e esvasiou a tática do Serra em acusar seu passado durante o período ditatorial; qualquer coisa que se diga a mais é pura especulção e carece de provas.

Serra:
A letra de um samba onde coloca o Lula como se fosse seu apoiador foi uma péssima idéia e de resultados danosos para sua campanha: não lhe dará um mízero voto a mais e deixa seus eleitores enfurecidos. A crítica caiu de pau no programa do Serra hoje, é só ler a Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, Estado de Minas e Correio Brasilienze. A favela virtual idealizada reforça a idéia de elitista já existente no candidato e no partido, PSDB. Para quem acompanha a política brasileira percebe que os argumentos lógicos do Serra foram esgotados nos programas de ontem e o que lhe resta agora só a baixaria, o jogo rasteiro, chute nas canelas no lugar do jingle de elogio ao Lula que pede voto para sua adversária.

Marina:
Até agora estou na dúvida se assisti um programa eleitoral ou se foi um comercial do Green Peace. Ela não usou seu parco tempo para se apresentar, deve pensar que todos os eleitores a conhecem, ledo engano. Candidato monotemático não vence eleição nem pra síndico em Palmeirinha Velha do Valdaci e D. Ana. Coitada da Marina, parece mais uma onça velha sem dente.

Ausência:
Vendo o Serra só falar em Saúde, a Marina só em meio ambiente senti falta do meu querido prof. Cristóvam Buarque para só falar de Educação. Partindo da máxima do conceito sistémico de que o todo é maior do que a soma das partes. Se colocarmos o Serra, a Marina e o Cristóvam em um liquidificador e bater, o resultado será menor do quê a Dilma representa hoje: a continuidade do governo LULA.

TV Globo:
A vontade de acabar com o PT, com o Lula e agora com a Dilma tem levado a "Vênus Platinada" ao delírio. Começou em 2006 com a ajuda ao Alkimin através de uma série de reportagens sobre o que eles achavam ser o ponto fraco do lula: as rodovias. Era o Biau na frente e o candidato tucano atráz gravando e recebendo os ensinamentos dos editores; agora é a saúde, a globo levanta a bola e o seu candidato, serra, corte ou chuta, como queira. Este ano a ajuda saiu pela culatra, tentaram prejudicar a Dilma no jornal Nacional para passar uma imágem dela como despreparada, sem experiência ou seja, um poste como tentaram vender. Deram com os burros n'agua, O eleitor percebeu a manipulação e o resultado foi catastrófico nas pesquisas. A globo não manda mais no povo brasileiro. "O Serra parece ser insípido, exceto quando sorri, quando parece assustador", The Economist.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Em busca da confiança perdida.


Segundo notícias o Data Folha tinha contrato com o Serra de mantê-lo no mínimo em empate técnico até o início do horário eleitoral. Pelo visto não conseguiu entregar a encomenda. Este resultado divulgado hoje, Dilma 41%, Serra 33% é o mesmo resultado do Vox Populi de um mês atraz. O Data segurou o empate até quando pode; a luta agora é segurar a realização de segundo turno. Só vai admitir a vitória da Dilma no primeiro turno na última semana de Setembro, vespera da eleição.

Sem manipular, a coisa fica feia!

Imperdível este vídeo. Os próprios servidores, jornalistas, da "Dona" Globo têm uma visão diferente dos editoriais publicados. Veja.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Decepção Geral.

Fomos convidados para uma reunião no dia 04/08, a qual seria para discutir o papel de cada partido na campanha da Dilma presidente; Hélio Costa Governador e de nossos candidatos ao Senado em Unaí Minas Gerais.

Quando chegaram todos os convidados logo percebi que havia gente demais para uma reunião de trabalho. E um estranho para esta reunião, dita de trabalho: O Dep. Est. do PTB Serrista, Delvito Alves. Se era para traçarmos estratégias de uma deteminada coligação, não caberia penetra da coligação adversária.

Na formação da mesa, todos os representantes dos partidos; dentro do esperado. O primeiro a falar, também dentro do esperado; fora do esperedo foi sua fala, onde o previsto seria a conjuntura Estadual, nem uma palavra. Era de se esperar uma defesa apaixonada do candidato a Governador Hélio Costa do partido do orador, Paulo Gilberto. Nem um pio sobre candidato a governador, presidente e muito menos senadores. Ok! vamos esperar os demais.

segundo a fazer uso da palavra, o ex-prefeito-desalojado-do-poder na eleição passada de João Pinheiro. Não falou nada sobre Hélio Costa, Dilma, Pimentel... Ok, sou paciente, vou esperar pela fala do Toninho Andrade presidente estadual do partido do candidato a governador Hélio Costa. Vou pular o discurso do criador de boi e "apaixonado" pelo plantador de feijão, estou cheio deste melodrama. Pulo também a fala do "quem não caberia na reunião".

Pois bem, a noite pode ser salva pela fala do Dep. Fed. Toninho Andrade presidente do partido do candidato majoritário estadual mineiro. Histária pra cá, istorinha (não precisa me lembrar que tem H, porque não tem) pra lá. O momento era propício ao convencimento e a persuasão. Estava lá seus maiores cabos eleitorais com um histórico antipetista e seguidores do Aécio. Decepção! O presidente disse duas palavras fracas sobre o Hélio Costa; uma palavra sem convicção sobre a Dilma e acredite, quase pede para seus eleitores votarem no Aécio e no Itamar para Senadores esquecendo os de sua coligação. Tudo bem! ainda falta a fala do tal de coordenador municipal dos candidatos majoritários. Ele vai salvar a coligação...!!!

Vergonha geral, vassalagem de primeira grandeza. Triste fim do Sr Valdivino. De coodenador geral majoritário, passou a "coordenador" da campanha do Delvito e do Toninho. Nenhuma palavra sobre o Hélio Costa, sobre a Dilma, sobre os candidatos ao senado. Será o novo Zé da Estrada na eleição municipal. Aliás, só falaram em eleição municipal de 2012 e esqueceram a deste ano. Se tomado pelo visto, perderemos as duas. Perderemos não, perderão. Ia me esquecendo de dizer que a tal reunião de trabalho se transformou em reunião de apoio aos citados deputados. O que eu estava fazendo lá? É bom pra eu deixar de ser burro!

domingo, 1 de agosto de 2010

THE END!

NUMERAÇÃO ÚNICA: 0336640-41.2005.8.13.0704
Cartório da 1ª Câmara Cível - Unidade Goiás ATIVO
Apelante(s): JOSÉ MARIA MENDES
ALBERTO TADEU MARTINS FERREIRA e outro(a)(s)
Advogado(s): 10498N/MG - TIBAGY SALLES OLIVEIRA
98110N/MG
- PAULO GILBERTO ALVES DE
SOUSA
APARECIDO ALVES VITURINO
ADELSON JOSE DA SILVA
ADRIANO RODRIGUES ADJUTO
EULER LACERDA BRAGA
JOSÉ MARIO KAZMIRCZAK
JOSE INACIO LUCAS e outro(a)(s)
Advogado(s): 19355N/DF - DANIEL LEÃO LUCAS
103905N/MG - DANIEL LEAO LUCAS
CRESCENCIO MARTINS DE SOUZA
Apelado(a)(s): MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADO MINAS GERAIS