Translate

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Identidade Cultural.

Os amigos leitores deste Blog têm reclamado pela falta de postagem nos últimos dias. Confesso que não é fácil escrever todos os dias, ter sempre um assunto novo e relevante para levar ao ar. Existe um momento de baixa produção, de reflexão, de consolidação de novos posicionamentos e muitas das vezes de profunda falta de assunto relevante.

Como vocês podem observar, este Blog não é descritivo e nem narrativo. Ele tenta ser dissertativo. Digo isto não por uma questão de preferência por este discurso mas por não estar inserido cotidianamente no "olho do furacão" como está o OPV que tem elementos para descrever e narrar. Segundo Figueiredo em "A redação pelo parágrafo" a dissertação expressa uma tese que pode ser expositiva ou argumentativa. É o que tento fazer, expor e/ou argumentar.

Há dias que estou com uma postagem engatilhada mas tem me faltado bons argumentos, ou dados, para seu desenvolvimento. A IDENTIDADE CULTURAL DE UNAÍ. Algumas cidades  têm hábitos e costumes intrínsecos, característicos e exclusivos de seu povo. Seja nas festas religiosas e pagãs, na culinária, nas artes.... Não vale dizer que nossa identidade está no agronegócio, pois não fazemos melhor do que ninguém. Não somos melhor do que Patos de Minas com a festa do milho; não somos melhor do que Ribeirão Preto com sua Agrishow; não fazemos melhor do que Uberaba com a cultura Zebuína. Nós apenas temos boas terras e plantamos e colhemos e nada mais além de Cabeceira Grande.

Como não consegui desenvolver e identificar a contento a Identidade Cultural de Unaí vou pedir ajuda aos "universitários" do opinião e Ponto de Vista, JA3; ao Ex Abrupto, Paulo Gilberto; ao Raízes, Alda e ao Cidadão Impolido, Adriano Versiani que se for do interesse de seus leitores que nos brindassem com suas opiniões e sugestões para algo, fundamentado na tradição, que pudessem vir a ser esta nossa identidade. De posse deste algo representativo de nosso povo, o restante o Marketing e a inteligência de nossos políticos resolveria. Ou não?

4 comentários:

Unknown disse...

Geni, confesso que o convite me pegou desprevenido. Assim, de supetão, não consigo reconhecer uma identidade cultural própria de Unaí. Até porque nosso Município é ainda relativamente novo e desde sempre recebeu pessoas das mais variadas culturas, sobretudo nas últimas décadas do sul do país. Vou fazer uma pesquisa sobre o tema, mas acredito que a pessoa mais indicada para escrever sobre isso é Alda. Não só por estar culturalmente envolvida e ter a sensibilidade necessária, como também por ter fontes que permitem a ela falar sobre o assunto.

Pedro disse...

Concordo contigo, Paulo, esta identificação é construída ao longo do tempo, não se forma do dia para o outro. É como o petróleo, tem seu tempo de maturação e sedimentação. Mas é pertinente sua abordagem porque de repente uma pontinha desta cultura pode estar se despontando e precise de uma atenção especial. Parabéns ao Geni pela preocupação com o desenvolviemto de nossa gente.

Anônimo disse...

Se formos esperar nossos políticos resolver então é melhor cair na cachaça.

Bardo, o Bobo-da-Corte disse...

Nossa identidade cultura é Pinga e Pelota.