Translate

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ter a máquina nas mãos: Ajuda ou atrapalha.

Ficheiro:Melting icecubes.gif
Processo entrópico
É comum ouvirmos dizer que fulano é forte por ter a máquina administrativa nas mãos. Em Unaí dizem que o Sr. Branquinho é forte por estar no poder, ter a máquina em suas mãos e coisa e tal; é verdade que a máquina ajuda, mas afinal o quê se entende por máquina? é o conjunto de ações que a prefeitura pode desenvolver durante o período ou ano eleitoral. 

Analizando cada fator que compõe este conjunto poderemos ver que eles são mais desfavoráveis do que favoráveis ao Sr. Branquinho. Primeiro, não existe "máquina nas mãos" sem ter o conjunto dos servidores absolutamente ao seu lado e isto ele não tem; ter o caixa abarrotado de dinheiro para transformar a cidade e o município em um canteiro de obras significativas para a população e não apenas obras maquiadoras; ter uma administração atual que entre na campanha com pontos fortes e não em sinal de entropia; Ter crédito com a população pelo fato de ter realizado boa parte das promessas anteriores.

O relacionamento com os servidores não foi um fator favorável à atual gestão e toda a indignação recai sobre as costas do vice menos do que ao titular; em Unaí há um paradoxo comportamental, o plantador de feijão (prefeito) é mais mineiro do que o mineiro (vice) que não sabe ser mineiro. Pelo que sabemos os cofres da prefeitura não está com esta grana toda, tem alguns trocados para fazer algumas obras sem grande impacto; o alardeado levantamento da estrada de Palmeirinha está licitada por duzentos mil, mas sem o levantamento e manilhamento necessário, será apenas uma tapagem de buracos. A empresa que ganhou a licitação é persona nom grata em Buritis por seus péssimos serviços desenvolvidos na cidade. A atual administração começa a perder o encanto da população num momento crítico para as pretensões do Sr. Branquinho, ou seja, o inferno astral está apenas começando. 

O seu maior trunfo eleitoral foi a troca de partido e é bem provável que não surtirá o efeito esperado: a deferência do governador por sua candidatura. Com a entrada do Delvito no certame poderá ser o fim das pretenções tão sonhada do Sr. Branquinho. Com as duas candidaturas situacionistas em ação é um prato cheio para um candidato de oposição; se lá pelo mês de Setembro houver um embolamento destes três candidatos pode ter certeza que o governador tirará a candidatura do Branquinho se ela estiver menos competitiva do que a do Delvito, o que é bem provável. Muita água rolará por debaixo das mal conservadas pontes de Unaí.      

4 comentários:

Anônimo disse...

Geni, você acertou na mosca.Branquinho e Delvito representam o governo do Anestesia,as outras forças políticas de Unaí é que realmente são oposição. No fim esses dois se curvarão ao governador e se ajeitarão pra agora e pra 2014.É esperar pra ver.

Anônimo disse...

E aí Geni, o anônimo tá certo, esses dois são farinha do mesmo saco ( ARENA )e são aliados do governador, que na hora certa vai colocar o dedo e decidir. Só acho que será a favor do Branquinho, pois ele é do mesmo partido e tem mais chance de ganhar.Dizem que o Branquinho tem pesquisa que dá 83% de aprovação do governo Antério e a vitória dele em todas as simulações.

Anônimo disse...

Geni, você tem que parar de escrever aqui, pois não dá sequência à discussão. Vamos lá meu chapa, acorda.

Geni de S. Oliveira disse...

É meu caro, vc não sabe o quanto é difícil escrever de forma organizada e principalmente de um tema empacado como a política de nossa cidade.