Translate

sábado, 17 de março de 2012

Todas as possibilidades da terceira via.

Com as duas candidaturas situacionistas definidas, Branquinho e Delvito, fica mais fácil visualizar o ambiente político-eleitoral unaiense. Por que coloco o Delvito no campo situacionista? porque ele se insere no mesmo expectro político-organizacional do Branquinho: Base do governador Anastasia e linha de frente do Aécio, tanto é que descartou o PMDB por ele não se inserir neste roll. Para compor a terceira via temos o PMDB, o PT, DEM e o PP. Mais consistência político-partidária é impossível. 

Dentre os quatro partidos temos também quatro pré-candidatos, a saber: Romualdo, Pe. Simão, Valdivino e o Hélio Machado à espera de sua oportunidade e de seu reconhecimento como aliado fiel e leal. Se todos são prés à prefeito devam ser também à vice. Então temos 12 (doze) probabilidades de composições. Para cada pré-candidato à prefeito há três prés-candidatos à vice: 4X3=12. 

Alguém pode dizer que estou querendo criar dificuldades para justificar uma saída pela tangente. Só que não estou criando nada, é realidade, é fato, os nomes estão colocados e então como decidir sem criar susceptibilidades entre os preteridos? Adianto uma facilidade: O PT não será e nem terá o Valdivino como vice. Explico. Nada de pessoal, ele é um dos maiores amigo nosso; só que achamos uma chapa com ele e o Padre Simão ficará muito leve, muito nova e ficará vulnerável ao "sopro do lobo mau." Já diminuiu a conta, as probabilidades. 

O que precisamos e urgente é de "trancar" os quatro presidentes destes partidos e só soltá-los quando chegarem à equação necessária para a formação desta chapa. Ou digam para todos que não foi possível e que cada um seguirá seu caminho. Mas é preciso esta sentada e logo! Não precisa de pesquisa para esta decisão, todos são por demais conhecidos e o cenário político está cristalino, é unir e vencer. 

Esta chapa virá com no mínimo três chapas de vereadores, noventa cabos eleitorais qualificados trabalhando diuturnamente para o sucesso do grupo. Será, portanto, uma empreitada cara, uma logística para especialista; com esta união Unaí estará pronta para receber o palácio do planalto na campanha. É como disse o Zé Braz em encontro com o PT: É mandar fazer o terno. Com a terceira via concretizada, alguns partidos que estão com o Branquinho virá conosco e o que não devemos é dilapidar a coligação do Delvito, ela é importante para o processo eleitoral de Unaí.

Aproveito o momento para tocar em um assunto que todos só falam em off: é a candidatura do Romualdo. E por que eu só o trato de Romualdo e não de DR. Romualdo? Quero deixá-lo mais leve e este AR de DR. o deixa muito sisudo, pesado e inacessível. Não dá  para o pré-candidato Romualdo ir à feira de terno e gravata, tomar caldo de cana  com pastel segurando com as pontas dos dedos e preocupado com os respingos no terno; fica parecendo o FHC montando em Jegue. 

O Romualdo é uma das maiores reserva ética, moral e coerência política de Unaí. Mas todas as  pessoas com estes atributos são tímidas, secas e de poucos causos; não tem em torno de si rodas de pessoas a ouvir suas histórias e dar gargalhadas. Elas são pessoas da verdade e a verdade é seca, rápida e muitas vezes sem graça. A candidatura do Romualdo me lembra muito a candidatura do Márcio Lacerda à prefeitura de BH em 2008, porque eles são muito parecidos e possuidores dos mesmos atributos. Como foi difícil convencer o eleitorado de BH a votarem no atual prefeito. Ganhou porque a eleição lá tem segundo turno, se fosse em turno único estaria fora. Tanto o Márcio Lacerda quanto o Romualdo são pessoas do mais alto padrão ético, mas padece do mesmo pecado aos olhos do eleitor: empatia popular. Se for candidato e ganhar, fará uma das melhores administração que Unaí já teve. 

23 comentários:

Anônimo disse...

Geni, você é muito sábio, analisou muito bem e realmente temos chances grandes de vencer, sem a participação do deputado que cuspiu no prato que comeu. Desse jeito ele vai acabar junto com o Branquinho em 2014.

Ramon Gaia Sant' Ana disse...

Meu caro amigo Geni,
A oposição não pode e nem deve vacilar, e nem tão pouco,cometer atos políticos irresponsáveis, não basta a penas querer derrubar a atual administração, pois Unái ficaria vulnerável à polítcos despreparados, podendo leva-la ao caos administrativo. Pois já vimos esse filme no passado, foi no segundo mandato do prefeito Adélio Martins, quando este entrou de licença para tratamento de Saude. A oposição tem um ótimo nome, me refiro a Romualdo Neiva, pessoa super preparada, super equilibrada e super ficha limpa.Você, meu caro Geni, é uma pessoa inteligente, entendedor do processo político unaiense, sabe que o PT ainda não tem condições de eleger um prefeito, por isso, gostaríamos de sugerir uma dobradinha entre o PMDB e o PT, com o Padre Simão saindo a vice. Aí sim, a população de Unaí poderá dormir sossegada,com a certeza da vitória e com o futuro de Unaí seguro e em boas mãos. Pense bastante nisso, pois é o futuro da nossa cidade que está em jogo.

Geni de S. Oliveira disse...

Saudade de vc meu amigo Ramon, obrigado por suas palavras e a elas acrescento que em 2014 teremos uma pedreira para escalar e é muito importante que a casa esteja arrumada em Unaí. Pode ter certeza que levamos em consideração a dobradinha entre os dois partidos. grato.

Anônimo disse...

Esse Ramom acertou na mosca. è isso ou o brnaquinho prefeito.

Anônimo disse...

Geni, concordo plenamente. Gostei de todas ideias, principalmente essa de trancar os quatro presidentes em uma sala.
Agora, fica uma dúvida: será que dois dos pré candidatos vão admitir deixar a pista livre:? Ou seja, desistir da pré candidaturas?
A dobradinha entre PMDB e PT seria muito viável e muito coerente.

Geni de S. Oliveira disse...

Acho que todos já fizeram as suas mensurações, sabem o quanto pesam. Na política não existe só o imediatismo, só esta eleição, haverá outras; que tal definirmos agora, nesta sentada, um nome de Unaí e deste grupo, para concorrer à Dep. Estadual em 2014? Qualquer um destes quatros poderiam ser este nome. Política se faz conversando, vamos conversar!

Anônimo disse...

Excelente ideia. Assim nasceria um novo grupo e acredito de pessoas mais sensatas e "loucas"... desse novo grupo nasceria o prefeito e novo nome para a busca nas eleições 2014 pra deputado. Excelente idéia.

breno disse...

S.R Geni gostaria apenas de informa-lo que o PSOL lancou a prè candidatura em caracter irrevogavel,o nome honrrado do senhor Jeova Costa heroi da resistencia democratica que colocou o brasil nos trilhos da democracia ele tambem foi convidado pelo PT a candidatar-se a prefeito dento sido seu candidato a vice,o doutor Reinaldo pessoa ele tambem e fundador do PT a nivel nacional em 1980 sua pre candidatura esta sendo encaminhada para registro em cartorio de titulos e documentos era o que tinha a informa-lo.Aenciosamente Breno

Anônimo disse...

Tem pessoas que gostam de avacalhar as coisas... não é periodo de lançamento de candidatura e muito menos de registro em cartório. Vamos para de fazer comentários idiotas aqui. A coisa é séria e não pode ser levanda na brincadeira

Anônimo disse...

Náo entendi a do Ramon, pois ele é filiado no PSOL e forte pré candidato a vice do pre candidato a prefeito Jeová Costa. Provavelmente ele quer registrar a ata da reunião onde os companheiros apoiaram a sua pré candidatura. Será

Anônimo disse...

Geni estive conversando com o Ivam da ilusa,o mesmo se mostra muito revoltado quando fala em ética de Romualdo.O mesmo falou que se concretizar a candidatura de Romualdo,ele vai soltar alguns podres dele.Entao é esperar se el bigon sai candidato e se o Ivam tem realmente alguma coisa para soltar.So sei que quando foi falado o nome de Romualdo o homem ficou uma fera,sera o que aconteceu entre os dois.Afiiiiii...

FURÃO disse...

INTERESSANTE GENI...O PRB NÃO TA NESSA LISTA...SE EU FORÇAR UM POUCO SOU MAIS POPULAR QUE HELIO MACHADO E O PADRE JUNTO. (JLORO)

jader campos disse...

É difícil de acreditar; mas a política em minha cidade continua a mesma!
Os candidatos são figurinhas carimbadas. Cada candidato construiu sua história. Todos os citos candidatos neste blog têm suas qualidades e defeitos. Não justifica que para defender essa e/ou aquela candidatura tenhamos que denegrir ou desmerecer os demais candidatos. O povo de Unaí sabe por si escolher seus representantes no executivo e no legislativo. A câmera legislativa é um exemplo disso; pois basta nominar seus componentes para verificar que a sua maioria é composta por cidadãos dotados de grande qualidade ética e moral e de uma formação instrutiva inegável.
É hora de mudar? Então que as pessoas se coloquem para apreciação do povo nas próximas eleições e deixem o povo escolher. Pra que buscar pecados? Todos têm; candidatos e eleitores.
É necessário que, mesmo imbuídos de vaidades, o foco principal das próximas eleições em Unaí seja o desenvolvimento estrutural da cidade com vistas ao crescimento do IDH de seu povo.
Candidatos e eleitores devem adotar posturas iguais nestas eleições; pois, até hoje não há registros de que algum prefeito e/ou vereador tenha obtido seus mandatos à força; assim, teremos todos de adotar posturas que nos cobrem compromisso e comprometimento com as mudanças e valores que queremos para a próxima estada do poder nos 4 anos que se sucederão estes mandatos que expiram em 2012.
Não são os candidatos as peças mais importantes d’um processo eletivo; as peças mais importantes são os eleitores. São os eleitores que delegarão no voto poderes a quem eles querem como dirigentes (prefeito e vereadores) de nossa cidade. Nós somos convocados a cada 4 anos para isso; então é preciso seriedade na hora do voto, amigos
Lembremos que a célebre frase “o povo tem o governo que merece”. do filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821) até se encontra muito atual ; mas eu a adulteraria para “o povo tem o governo que escolheu”

jader campos disse...

É difícil de acreditar; mas a política em minha cidade continua a mesma!
Os candidatos são figurinhas carimbadas. Cada candidato construiu sua história. Todos os citos candidatos neste blog têm suas qualidades e defeitos. Não justifica que para defender essa e/ou aquela candidatura tenhamos que denegrir ou desmerecer os demais candidatos. O povo de Unaí sabe por si escolher seus representantes no executivo e no legislativo. A câmera legislativa é um exemplo disso; pois basta nominar seus componentes para verificar que a sua maioria é composta por cidadãos dotados de grande qualidade ética e moral e de uma formação instrutiva inegável.
É hora de mudar? Então que as pessoas se coloquem para apreciação do povo nas próximas eleições e deixem o povo escolher. Pra que buscar pecados? Todos têm; candidatos e eleitores.
É necessário que, mesmo imbuídos de vaidades, o foco principal das próximas eleições em Unaí seja o desenvolvimento estrutural da cidade com vistas ao crescimento do IDH de seu povo.
Candidatos e eleitores devem adotar posturas iguais nestas eleições; pois, até hoje não há registros de que algum prefeito e/ou vereador tenha obtido seus mandatos à força; assim, teremos todos de adotar posturas que nos cobrem compromisso e comprometimento com as mudanças e valores que queremos para a próxima estada do poder nos 4 anos que se sucederão estes mandatos que expiram em 2012.
Não são os candidatos as peças mais importantes d’um processo eletivo; as peças mais importantes são os eleitores. São os eleitores que delegarão no voto poderes a quem eles querem como dirigentes (prefeito e vereadores) de nossa cidade. Nós somos convocados a cada 4 anos para isso; então é preciso seriedade na hora do voto, amigos
Lembremos que a célebre frase “o povo tem o governo que merece”. do filósofo francês Joseph-Marie Maistre (1753-1821) até se encontra muito atual ; mas eu a adulteraria para “o povo tem o governo que escolheu”

Geni de S. Oliveira disse...

Meu amigo Jaime,
Nominei apenas os partidos que têm candidatos colocados e quando falo no Valdivino é lógico que estou também me referindo ao nosso PRB10, ou não? Tenho certesa que vc não precisa se esforçar para ser mais lembrado e considerado pelos amigos, entre os quai me incluo. Agora, não poderia incluir seu nome por você não ser précandidato e o seu partido não ter um candidato. Abração.

Anônimo disse...

É Geni desanimei mesmo. O Prefeito baixou o decreto concedendo promoções a todos os servidores que tem direito a ela. Vai ser feito de forma fracionada, de março a junho deste ano. Tô sabendo ainda que ele vai encaminhar projeto de lei pra câmara dos vereadores para criar carreira pra todos os cargos que ainda não tem direito a promoção. Os servidores aqui estão rindo a toa, a grande maioria falando que vai vota no piska e naum quer nem ver delvito pintado de ouro. Se a oposição estivesse unida em torno dos nomes de Valdivino e de Romualdo acho que podemos reverter essa situação aqui com nossos servidores, mas o doido do nero fica plantando desunião, ai fica difícil.

jader campos da silva disse...

Caro Anônimo (?),
Seu comentário faz pensar que você é contra a promoção e a valorização dos servidores públicos municipais; faz pensar que você é contra o Plano de Carreira destes servidores.
Não acredito que um ato de promoção destes servidores possa bastar para decidir as eleições em Unaí. Nossa cidade precisa de muito mais; é preciso pensar n’uma forma nova de administração que possa atender os pleitos de seu povo. A cidade não é formada apenas de servidores públicos; existem ali outros cidadãos que talvez venham sendo esquecidos pela administração municipal. É preciso ouvir o povo e pautar os discursos em objetivos ideais e possíveis. É preciso que os candidatos sejam capazes de irem além das ofensas aos seus adversários e apresentem propostas para minimizar os problemas da cidade. Será que a saúde, a educação, a habitação, o emprego, a cultura e o saneamento básico existentes e praticados na cidade já bastam a seu povo? Qual é a cobrança mais latente do povo de Unaí? É hora de elegermos alguém não só porque este “alguém” tem finanças para bancar uma campanha e/ou porque pertence à esta ou àquela família.
Eu fico temeroso quando alguém posta “desanimei mesmo” diante de um ato do executivo que é benévolo à uma parcela dos cidadãos de Unaí. Não!!! É preciso mostrar a todos que este ato não deve bastar para que os seus beneficiados aliem a algum candidato da situação e decidam uma eleição nesta cidade.
O povo de Unaí vem deixando sua simplicidade de interpretação dos momentos políticos de longas décadas nas mãos de pessoas que se utilizaram de inverdades e ofensas para chegarem ao poder. Unaí tem se transformado em uma cidade que não aceita mais isso, não aceita mais esses candidatos que não trazem nada de novo em suas propostas além de ilusões e promessas vãs; então, os candidatos têm de trazer novidades em suas bagagens de propostas; novidades que beneficiem seus cidadãos.
Hoje está mais difícil enganar os eleitores de Unaí. A gente tem de seguir caminhos da modernidade; votar em cidadãos capacitados e responsáveis. Vejam o poder legislativo de Unaí; hoje é composto por cidadãos que se apresentaram com qualidades para seus eleitores; e hoje podemos nos orgulhar disso; pois ali estão grandes homens que ajudaram e ajudam a construir a nossa Unaí. Na Câmera de Vereadores de Unaí estão pessoas que respeitam os seus eleitores. Podemos fazer o mesmo com o poder executivo e escolher um cidadão com qualidade, com responsabilidade e sensibilidade para administrar a nossa cidade por 4 anos. Para que isso aconteça, é necessário sair do anonimato e defender as idéias de um bom candidato...é preciso levar a imagem deste candidato a cada lar de Unaí e pedir que o elejam. N’uma eleição é necessário esquecer o próprio umbigo e lutar por uma candidatura que beneficie todo o povo de Unaí; pois, o melhor para mim pode não ser o melhor para toda a cidade. Quando um prefeito contempla com suas obras e atos a maioria dos cidadãos de uma cidade, com certeza eu também serei contemplado.

jader campos

Anônimo disse...

Uai, esse Jader vive na lua. Falar em orgulho de vereadores de Unaí é demais. Paulo Arara, Olimpinho e Dr. Tadeu é brincadeira demau gosto.

jader campos disse...

Não, eu não vivo na lua; apenas não sou um alienado político.
conheço os políticos e cidadãos de Unaí tão bem ou melhor que você.Nesta cidade vivi e convivi com todos eles por longos anos.
Manifestei minha opnião em um blog que vi ter identidade de uma pessoa séria (Sr. Geni). Não usei ou usarei deste espaço para denegrir pessoas ou baforar asneiras; muito menos para me manter no anonimato.
Análise política faz-se sem paixões, com muita coerência e respeito às pessoas.
Não julgue a Câmera Legislativa por alguns de seus pares, Sr. Anônimo. você já manifestou a sua opnião pública sobre a qualidade dos vereadores que mencionara?
mais respeito, Sr. Anônimo!
Não tenho procuração para defender o Dr. Tadeu; mas acho que é um cidadão acima de qualquer suspeita para merecer um comentário maldoso e inoportuno como o seu. Ademais, saia do anonimato e defenda seu posicionamento político mostrando a sua identidade.
será que falta-lhe coragem?
Ataques de anônimos são coisas dos porões da ditadura ou de pessoas covardes.
jader campos.

Anônimo disse...

Você realmente é um lunático e não sabe nada da CÂMARA de Unaí.A sua identificação não quer dizer nada, pois não mora aqui e portanto não está na mira de vereadores perseguidores como esses que citei. O Dr. Tadeu é o pior deles e não merece o respeito dos funcionários da Casa, que sofrem com as suas caduquices.Você só se firma na condição de ter se identificado, fora disso se mostrou despreparado para o debate.A sua opinião é importante, mas a minha também é, ainda mais que eu vivo diariamente com esses vereadores incompetentes e despreparados.

Geni de S. Oliveira disse...

Calma, gente. porque esta agressão, dialoguem, coloquem as divergencias mas com calma e polidez. O Ver. Tadeu é meu primo e ele está muito bem mental e fisicamente, viu!

jader campos disse...

Calma, Sr. Anônimo,
Que perseguições?
Hoje tais atitudes não são mais toleráveis. Denuncie às autoridades competentes e deixe de ficar agredindo pessoas através deste blog. Este blog deve ser usado para externar idéias; fazer denúncias fundamentadas, esclarecimentos à comunidade de Unaí....
Eu tenho medo quando pessoas como você tenta agredir cidadãos sem se identificar. Não tenho nada contra a sua pessoa; sou contrário é à sua atitude de anonimato. Seja anônimo para escrever uma poesia, uma prosa, um texto literário; mas, quando citar pessoas você tem de se identificar.
Se você está sujeito a perseguições, que denuncie às autoridades o tipo de perseguições está sofrendo ou possa vir a sofrer. O fato de eu estar morando em Brasília não me desqualifica para comentar o momento político de Unaí. Nesta cidade vivi e participei ativamente de todos os movimentos políticos, sociais, culturais. Fui professor por 12 anos em várias escolas públicas de Unaí e também de escola particulares. Fui Presidente do PMDB Jovem e um dos fundadores do PDT de Unaí, participei de teatro e outros diversos movimentos. Nunca fui alienado! Sempre externei minhas opiniões e sempre me posicionei politicamente a cada eleição. Quando eu e várias outras pessoas éramos perseguidos no exercício de nossa cidadania; nós denunciávamos, e me lembro que dentre as pessoas que nos defendiam sempre estava o Dr. Tadeu a quem você classifica como “perseguidor”, “caduco” e “pior dos vereadores”.
E quanto à sua colocação de “você não mora mais aqui”; eu lhe digo que o mundo hoje é globalizado, Sr. Anônimo! Hoje é possível se informar de tudo que está acontecendo no mundo sem a necessidade de estar geograficamente morando em nenhum daqueles lugares. A informação hoje é instantânea. Sugiro que você se plugue ao universo de informações.
Mas, não mais me dirigirei a você (até porque você é anônimo); continue com seus pensamentos e denúncias apócrifas. Só lhe peço que respeitem as pessoas e suas idéias.
Em tempo,
Peço desculpas ao Sr. Geni por algum infortúnio que eu possa ter causado ao fazer uso de seu blog.

Jader Campos

Anônimo disse...

Se o branquim depender dos servidores públicos pra ganhar as eleições, pode comprar o terno, com o decreto das promoções e a criação de carreiras para os servidores que ainda não as tem, o homem ficou imbatível aqui na Prefeitura. Pesquisa feita aqui no meu setor: Branquinho 25 votos, Romualdo, 5 votos, Valdivino, 2 votos, Delvito 1 voto e Padre Simonides, 1 voto. Une oposição, ou vamos ver esse grupo governar unaí por mais quatro anos. Delvito sai fora rapaz, buscar unir o Romualdo e o Valdivino que aí temos chances reais de vencer, com seu apoio, com o grupo de zé onça e com o PMDB, ganhamos e colocamos ordem na casa. Zé nos ajude a propagar essa possibilidade de união, agende uma grande reunião e nos ajude por favor.