Translate

sábado, 24 de julho de 2010

Entenda o Datafolha

Charge copiada do Blog do Josias

Data Folha X Vox Populi
O eleitor que teve acesso aos números da pesquisa Vox Populi de ontem, Dilma 41%, Serra 33%; a de hoje do Data Folha, Dilma 36% e Serra 37%, com certeza não entendeu nada. Lembra-se que outro dia o Data da Folha deu a Serra 10 pontos percentuais à frente da Dilma assim de uma semana para outra? Lambra também que na pesquisa seguinte foi dado o empate entre eles? Ou seja, do nada, foi dado 10 pontos ao Serra e do nada foi retirado esses pontos. É manipulação ou não é? Por que este recuo repentino? o Movimento Sem Mídia - MSM - entrou com uma representação no MPFE contra os institutos de pesquisa: Data Folha, Vox Populi, Sensus e Ibope. O Ministério Público Federal Eleitoral acatou a representação e a PF está com um inquérito aberto e em andamento.

Segundo o presidente do MSM: "Quero garantir uma coisa aos leitores em geral e aos filiados ao MSM: a Folha não está ignorando o fato de que é a maior suspeita de estar manipulando pesquisas através de seu instituto-laranja. Há todo um intrincado cálculo na divulgação desses números. Até porque, um passarinho me contou que Serra não levaria sua candidatura à frente se Ibope e Datafolha não o mantivessem em vantagem sobre Dilma, mesmo que dentro da margem de erro". O Data e o Ibope sabem que não elegerão o Serra, mas querem salvá-lo de um fracasso retumbante; com este fracasso viria uma bancada de Deputados e Senadores insignificantes para a oposição ao governo Dilma. É este o temor deles: uma bancada menor do que a de hoje.

A situação em Minas está muito ruim para o poste do Aécio. A cada resultado de pesquisa, em todos os institutos, dão ao Hélio Costa uma grande vantagem e mostra um Anastasia estagnado. Se este distanciamento se mantiver até 17/08, sertá difícil abatê-lo no horário eleitoral. O Hélio é forte sosinho, imaginem com o PT, com a Dilma, o Lula e o Zé alencar na TV pedindo voto pra ele. O Aécio não conseguirá sobrepor este contingente de nomes fortes em Minas a ponto de ganhar a eleição. a ora é agora.


5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Geni, na esfera federal a Dilma tá indo de vento em popa; no estado de Minas a dobradinha PMDB / PT também tá indo bem. Mas aqui em Unaí, alguém tem noticias de nossos candidatos? Não vi nada do Delvito nem do Alcides, só Paulo Melo fazendo campanha em seu blog e uma tal Erica Valadares de Arinos. Será que dessa vez não iremos mesmo ter representandes em BH?

Anônimo disse...

Aécio tem vaga garantida para o senado e levara junto o Itamar Franco.

Anônimo disse...

ora tem H

Pedro disse...

Depende. Depende de qual (h)ora que estejam falando e de qual contexto. Vamos ao dicionário:
ORA: conj. Masc; quando liga várias frases significa umas vezes... outras vezes; - pois: - loc. conj. sendo assim, em vista disso; adv. agora, presentemente; por -; por agora, por enquato; interjeição exprime dúvida, menosprezo, impaciencia, etc. Com certeza o texto não trata da hora do cronômetro, minutada, de 60min., do movimento de rotação e translação da terra. Na vida portuguesa tudo depende. Cuidado com a lingua escrita.

Bh disse...

Realmente... http://unaionline.com/