Translate

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ironia do destino.

foto do Unainet Leitores do Blog reclama, e com razão, que tenho deixado de comentar alguns assuntos importantes para Unaí. Só não tem razão quando disse que tenho a finalidade de favorecer o plantador de feijão. A verdade é que o trabalho e a Faculdade tem me tomado muito tempo e a alimentação do Blog tem ficado em segundo plano; procurei a tal notícia sobre a fábrica de óleo de soja a ser instalada em Arinos.

É difícil de entender (ou não?) uma empresa do ramo do Agronegócio se instalar no Noroeste Mineiro e desconsiderar a possibilidade de se edificar em Unaí. Unaí tem uma grande produção de grãos, está ladeado à dois municípios de grande produção: Paracatu e Cristalina. Onde está o real problema? Cito alguns.

A ineficácia de nossos políticos em posição formal; a posição geográfica do município em relação ao noroeste, Unaí está na fronteira e os empresários que tenham como foco a região noroestina procuram uma cidade melhor localizada para diminuir o custo de carregamento; e neste caso em particular, (não tenho certeza) Arinos está banhada pela SUDENE onde tem melhores fontes de financiamentos subsidiados.

Uma das crenças dos eleitores Unaienses ao eleger o plantador de feijão era de que ele pudesse levar para a prefeitura o sucesso de seus negócios particulares. E era em vão dizer-lhes que "uma coisa era uma coisa e a outra coisa era outra coisa" bem diferente. O resultado está aí, Unaí perdendo participação e fazendo a festa dos municípios visinhos.

A verdade verdadeira é que o sucesso do fazendeiro plantador de feijão não trouxe nenhuma vantagem competitiva ao município de Unaí; ao contrário, perdeu-se muito com um prefeito estigmatizado e com dificuldade de se relacionar nas esferas dos poderes superiores. As articulações políticas de Unaí tem sido feitas pelo Vice através de seu partido, tanto em Brasília como em Belô. Tenho dito há muito tempo que Unaí pode mais.

9 comentários:

Anônimo disse...

Caro Geni,

A explicação é simples: Arinos faz parte da Sudene/Farol do Desenvolvimento.

Unaí já pleitei isso a tempo, porem os impostos taxados pelo governo federal impedem Unaí de receber tais empresas. A empresa de soja instalada em Arinos fica bem na divisa do municipio com Unaí, só ficou lá para aproveitar incentivos da Sudene/Farol do Desenvolvimento. O prefeito de Unaí é um dos maiores produtores de soja (se não for o maior) de Unaí, a empresa instalada em Arinos não só prejudica Unaí como ele próprio. Como produtor rural sei da luta que o prefeito Antério travou para que a industria fosse instalada aqui em Unaí.

Tomara que com Dilma eleita ela olhe este problema de Arinos estar ao lado de Unaí e ser beneficiada pelos incentivos do Farol do Desenvolvimento e Unaí não.

Obrigado Geni.

Anônimo disse...

Está luta para envolver o noroeste de Minas é uma luta da prefeitura de Unaí, prefeitura de Paracatu, prefeitura de Bonfinopolis, prefeitura de Buritis que ficaram prejudicadas, pois todo o soja que vai ir para Arinos é destas regiões e ficaram penalizadas pelo governo federal.

Indignado disse...

Boa noite, vc não sabe a verdade sobre esse assunto.

ESTA FÁBRICA ERA PARA UNAÍ!

O estudo de viabilidade dela colocou Unaí na primeira opção para a instalação. Os empresarios procuraram a prefeitura de Unaí, que nada fizeram. Eles procuraram o Carlos Alberto, prefeito de Arinos, que moveu o mundo para que fosse instalada em sua cidade. Ele conseguiu a doação do lote e os vereadores foram convocados em urgencia para mudar a destinação do lote em Zona Rural para Zona Urbana.

Essa foi um dos maiores absurdos que Unaí ja viu...quer dizer, não viu pq o silencio é a política do Palácio.

Procure informações com o Branquinho, com o Alcides. Talvez ligue para o Carlos Alberto em Arinos que te contara o acontecido.

UM ABSURDO. UMA VERGONHA. Mais uma vez nossa cidade é prejudicada por esse grupo político instalado na prefeitura.

José Antônio Alves Almeida disse...

Sabe gente, eu tenho uma pena do prefeito “plantador de feijão”, ele é um espetacular prefeito, só que as coisas atrapalham ele fazer um mandato memorável. Vejam só: ele não traz indústrias porque não estamos na região tal, ele não limpa a cidade porque os funcionários da prefeitura são relapsos, ele não arruma as estradas de terra porque são muitas, ele não faz uma saúde boa porque não tem médico disponível, ele deixa as repartições federais irem embora porque o governo federal exigiu corte de gastos, Unaí cresce e se desenvolve bem menos que Paracatu porque lá tem mineração e aqui não, os funcionários da prefeitura não recebem a recomposição salarial e nem podem sair de férias porque falta dinheiro, ele não faz meio-fio porque falta grana, ele não Poe água e energia em alguns lugares porque a lei não deixa. Ou seja, ele não faz nada porque os “trem” não “deixa”. Aaa!!!! Ele faz “baraginhas” e curvas de nível! será como PAtos de Minas se transformou naquela potência mesmo não estando na área da sudene e não tendo mineradora??? Eu mereço!!! Se não for para resolver problemas e encontrar maneiras de fazer as coisas, pra que administrador e pólítico?? Pode deixar só os funcionários efetivos lá e a gente ainda economiza uma grana em não pagar essa galera de prefeito e cargos de confiança!

Anônimo disse...

Você sabe o que é Farol do Desenvolvimento e Sudene?

Comentario ingnorante o do post anterior, pois fala em um assunto no qual não entende nada.

Pedro disse...

O Sr José Antônio mata a pau a realidade política de Unai. Ele mostra com os "SEs" têm atrapalhado a administração do plantador de feijão, segundo Geni. "Se" não fosse isto, ele teria feito aquilo; "Se" não fosse aquilo ele teria feito isto. Competente para arrumar desculpas e incompetente para fazer. Pula fora Branquinho...!!!

Anônimo disse...

O que eu entendi é que se o branquim for eleito prefeito resolvera os todos problemas de Unai; o plantador de feijão não sabe governar mas o vice é o santo que Unai precisa; TAMO LASCADO; Esta empresa não é de fachada igual as de unai?

Ribeirola disse...

Em se tratando de desenvolvimento de Unaí a administração Mânica é um fracasso. Tudo bem, na ficção temos um grande parque industrial lá no Mamoeiro: a Central da Parmalat, a industria de magnésio do Santaninha, o Frigorífico 1000 Bois, a Usina de Biodiesel, o Frigorífico do Vão, tudo em pleno funcionamento na quadra da Regional de Educação.

Anônimo disse...

temos o prefeito de meia obra, meio asfalto, meia parmalat, meio frigorifico (só funcionou 15 dias), tem agora a serra do boquerão estragada pela metade( meia obra )