Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Masoquismo extremado. II

O Ex-Vereador Betinho do INPS, é INPS mesmo, das antigas, ficou com inveja do Donizete e também está de regresso à nova casa, do plantador de feijão. Descobriu tardiamente que ama a dupla AnteBranq e lhes pedem perdão de joelhos dobrados. Aliás, dobrar os joelhos para ele não é nenhum sacrifício, pois faz isto todos os dias diante do "senhor". Tanto o Donizete como o Betinho descobriram que a vida fora das benesses da viuva (prefeitura) é sofrida e penosa. Percebemos o quanto é difícil fazer oposição em uma cidade onde a prefeitura é a maior empregadora, não há massa salarial na iniciativa privada para empregar as famílias, movimentar o comércio e por consequencia forjar um mercado publicitário capaz de sustentar uma imprensa livre (ou menos dependente das verbas da prefeitura).

Agora dá para perceber o por quê do PT ainda não ter feito um Vereador em Unaí. Quando uma liderança do partido se desponta, recebe "propostas" e promessas do então prefeito e seus prepostos e com isto o partido é sempre dilapidado, mais fraco a cada eleição.

3 comentários:

palmeiras disse...

Em relação à imprensa de Unaí posso explicar o que ocorre com o UnaíNet. O site não teve orígem em um grupo político, nem existe para dar suporte a qualquer projeto de qualquer grupo. Sempre demos espaço a todos os segmentos da cidade.

Quanto à Prefeitura sempre procuramos ter boa vontade, apesar das verbas miseráveis que sempre ofereceram pela divulgação institucional. O problema ocorre quando algumas pessoas não aceitam que a oposição tenha voz no UnaíNet. E esse direito da oposição nós não negamos. Por isso hoje a divulgação institucional da Prefeitura não é vista no UnaiNet, apenas as materias de interesse público que pescamos no site do município. As verbas públicas são legais, e bem-vindas em qualquer empresa, desde que desacompanhadas de censura a adversários. No caso atual da Prefeitura em relação ao UnaiNet, o governo preferiu não ver suas matérias ao lado das matérias institucionais e notícias do deputado Delvito Alves. E não foi a primeira vez que fomos excluídos da verba municipal por dar espaço ao deputado. Nas últimas eleições legislativas (2006) também fomos brindados com o corte, por dar espaço ao então possível candidato a deputado. Nem por isso deixamos de continuar nosso trabalho, divulgando Unaí e suas empresas na internet. Não quebramos, crescemos, e somos o site mais potente, mais acessado de todo o Entorno de Brasília e do Noroeste de Minas. Chegamos aos 100 mil acessos mensais, auditados pelo Google Analytics.

Sobre as verbas públicas municipais para publicidade institucional, as informação são de domínio público. A Câmara Municipal disponibiliza em seu site. A Prefeitura não o faz, pelo que sei, mas basta solicitar, que é um direito de todo cidadão. Quanto ao Governo Municipal, lembro aqui que foi o UnaíNet que acompanhou todo o doloroso processo que envolveu as eleições de 2004. Foi o UnaíNet que foi atacado por jornais como Folha e Jornal do Brasil. Foi o UnaíNet que foi processado e censurado pelo Ministério Público por colocar a opinião de cidadãos de Unaí, enquanto lá fora a cidade era enxovalhada na mídia. Na época, nem faturar conseguíamos, estávamos no meio do fogo cruzado, e literalmente ficamos muito abaixo do vermelho nas finanças. Por isso, quando hoje algumas almas choronas que cercam o prefeito se satisfazem em intriga-lo contra nosso veículo e cortar nossas verbas, não nos preocupamos porque sabemos que realizamos nossa função de tentar informar da forma mais democrática que podemos.

Também acreditamos que as verbas públicas de comunicação devem servir para informar a população, divulgar o potencial do município, atraindo investidores e fazer campanhas educativas na imprensa, e não apnas servirem para o enaltecimento dos governantes.

O UnaíNet está aberto a todas as correntes de opinião. Só não pode xingar a mãe.

Anônimo disse...

Os casos dos Vereadores Betinho e Donizete são apenas dois dentre centenas de opositores ao governo que foram buscados pela administração a custa do dinheiro público que deveria ser aplicado em obras. Fatos como estes foram denunciados pelo vereador Zé Inácio. Mas inguém faz nada para inibir o uso do município para amparar a eleição do Branquinho.

Anônimo disse...

Parabéns ao Diretor do Unainet, que democraticamente concede espaço à todos. A imprensa não pode ser tendeciosa ou unilateral sob pena de total descrédito. É verdade quando o José Augusto diz que a Prefeitura não deixa publicar nada que possa mostrar a incompetência de nossa administração. Quem publica matéria da oposição sofre a imediata retaliação da Prefeitura. Pelo visto "eles" querem voltar aos tempos nebulosos da ditadura militar. Se a imprensa ceder certamente isso acontecerá, pois ela a principal peça na manutenção de nossas liberdades constitucionais. Que o posicionameno dos Diretores do Unainet sirva de exemplo àqueles que só pensam em desfrutar das benesses da Prefeitura.