Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Merece a nossa consideração.


UPT - O Administrador do Unainet, Nieto, fez este belo relato na seção "comentários" do UPT no post "Masoquismo extremado. II" que merece subir para a página principal. Aproveito para testemunhar sobre a veracidade de suas palavras no que concerne ao PT, a mim e ao Dr Ribamar, o Unainet nunca nos negou espaço.

por José Augusto Nieto

Em relação à imprensa de Unaí posso explicar o que ocorre com o UnaíNet. O site não teve orígem em um grupo político, nem existe para dar suporte a qualquer projeto de qualquer grupo. Sempre demos espaço a todos os segmentos da cidade.

Quanto à Prefeitura sempre procuramos ter boa vontade, apesar das verbas miseráveis que sempre ofereceram pela divulgação institucional. O problema ocorre quando algumas pessoas não aceitam que a oposição tenha voz no UnaíNet. E esse direito da oposição nós não negamos. Por isso hoje a divulgação institucional da Prefeitura não é vista no UnaiNet, apenas as materias de interesse público que pescamos no site do município. As verbas públicas são legais, e bem-vindas em qualquer empresa, desde que desacompanhadas de censura a adversários. No caso atual da Prefeitura em relação ao UnaiNet, o governo preferiu não ver suas matérias ao lado das matérias institucionais e notícias do deputado Delvito Alves. E não foi a primeira vez que fomos excluídos da verba municipal por dar espaço ao deputado. Nas últimas eleições legislativas (2006) também fomos brindados com o corte, por dar espaço ao então possível candidato a deputado. Nem por isso deixamos de continuar nosso trabalho, divulgando Unaí e suas empresas na internet. Não quebramos, crescemos, e somos o site mais potente, mais acessado de todo o Entorno de Brasília e do Noroeste de Minas. Chegamos aos 100 mil acessos mensais, auditados pelo Google Analytics.

Sobre as verbas públicas municipais para publicidade institucional, as informação são de domínio público. A Câmara Municipal disponibiliza em seu site. A Prefeitura não o faz, pelo que sei, mas basta solicitar, que é um direito de todo cidadão. Quanto ao Governo Municipal, lembro aqui que foi o UnaíNet que acompanhou todo o doloroso processo que envolveu as eleições de 2004. Foi o UnaíNet que foi atacado por jornais como Folha e Jornal do Brasil. Foi o UnaíNet que foi processado e censurado pelo Ministério Público por colocar a opinião de cidadãos de Unaí, enquanto lá fora a cidade era enxovalhada na mídia. Na época, nem faturar conseguíamos, estávamos no meio do fogo cruzado, e literalmente ficamos muito abaixo do vermelho nas finanças. Por isso, quando hoje algumas almas choronas que cercam o prefeito se satisfazem em intriga-lo contra nosso veículo e cortar nossas verbas, não nos preocupamos porque sabemos que realizamos nossa função de tentar informar da forma mais democrática que podemos.

Também acreditamos que as verbas públicas de comunicação devem servir para informar a população, divulgar o potencial do município, atraindo investidores e fazer campanhas educativas na imprensa, e não apenas servirem para o enaltecimento dos governantes.

O UnaíNet está aberto a todas as correntes de opinião. Só não pode xingar a mãe.

2 comentários:

Folha de Unaí disse...

Parabêns Nietto.


Dá uma olhada no Jornal Tribuna que esta rodando hj...

www.folhadeunai.com.br

Anônimo disse...

Quero abrir um parêntese para elogiar o Diretor José Augusto da empresa Unainet, pela sua independência e imparcialidade na comunicação através de seu site, mesmo diante das implacáveis perseguições por parte do Executivo. Lamento muito, sobretudo por vivermos em processo de abertura democrática, uma imprensa livre e ao alcance de todos. O que é o mais importante. Olha, José Augusto, lamento muito esta forte retaliação do Poder Executivo Municipal, em relação ao seu veículo de comunicação. Quem faz o jogo do poder local, tem matéria para publicar. Quem não faz em sua integridade não publica e nada recebe. No seu caso, é mais estranho ainda, porque você jamais deixou de colocar uma matéria por mim encaminhada, mesmo antes de ser eleito Deputado Estadual. O Poder Executivo quer exclusividade sobre o seu site. Isto você não permitiu. Continue assim, auça todos os lados, todas as facções e agremiações políticas. Afinal, você esta no caminho certo. Eu, particularmente, não importo do Poder Executivo, de colocar matérias em seu site. Isto é bom, porque as pessoas podem melhor analisar, e sobretudo chegar a conclusão de quem esta falando a verdade. Quero por último lhe dizer que você é firme em seu ideal, por isto você tem um acesso de mais de 100 mil internaltas por mês. Abraços,

DELVITO ALVES
DEPUTADO ESTADUAL