Translate

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Entrevista com o Ver. José Inácio - PMN.

UPT – Os eleitores de Unaí o reconhecem como um bom vereador e que tem desempenhado bem suas funções como oposição. O senhor esperava por este reconhecimento?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – O reconhecimento da população sobre o meu desempenho como Vereador é fruto de muito trabalho e da seriedade em que pauto minhas ações parlamentares. Minha participação ativa na defesa dos interesses do Município e nas discussões de temas e projetos que são levados à Câmara tem sido motivo de muitos elogios por parte da população. Sou incisivo e comprometido com o cumprimento de nossas leis e na defesa das prerrogativas do Vereador. Talvez eu seja o Vereador com maior produção legislativa da Câmara de Unaí. São muitas e boas as Leis de minha autoria que, lamentavelmente, e, por mero equivoco político, não encontram respaldo nas ações do Poder Executivo. No entanto, continuo a desempenhar com afinco e retidão as atribuições que o povo me confiou. Ser Vereador é ter compromisso com o povo. Isso não me falta.
Quanto a minha atuação como oposição ao atual governo, quero deixar claro que todas minhas manifestações são no sentido de que o Executivo atenda às normas legais e os princípios básicos que norteiam a administração pública, em especial a legalidade, a transparência, moralidade, razoabilidade, impessoalidade e a publicidade de seus atos, o que, apesar de nossa luta, infelizmente, não vem acontecendo. Na minha concepção a oposição tem importância fundamental na defesa dos interesses da coletividade, porque tem o dever de apontar os erros a serem corrigidos, além de indicar o caminho da legalidade, por isso cumpro com altivez esse papel. O reconhecimento da população é o reflexo de minha luta na defesa dos interesses do município e, por fim, do povo unaiense.
UPT – É difícil ser oposição em Unaí?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - O Poder Executivo local exerce uma pressão muito grande sobre a oposição. Faz uso deliberado da máquina administrativa para induzir nossos companheiros a votarem em seus candidatos. Tenho combatido com veemência essa atitude, pois ela não coaduna com a moralidade administrativa. O difícil em ser oposição em Unaí se fundamenta, sobremaneira, no fato de não possuirmos meios de comunicação direta com a população. O Governo Municipal gasta recursos financeiros equivalentes ao orçamento de uma Secretaria Municipal para fazer publicidades com promoção pessoal e não com a publicidade institucional permitida por lei, o que é gravíssimo. Usa o poder econômico para intimidar a imprensa o que, seguramente, traz um reflexo negativo para o município vez que a população não é informada, em sua inteireza, dos atos do Executivo. Usa carros (muitos), usa maquinas, usa tratores, usa telefone, usa combustível, distribui bens e serviços públicos, usa uma enormidade de empregos em comissão em troca de apoio e voto, o que não é correto e nem permitido por lei. Enquanto isso, a oposição, sem qualquer recurso financeiro, anda a pé, usa seus poucos recursos para fazer o “corpo a corpo” com o fim de esclarecer a população a respeito destes desmandos. Veja que não é fácil. Mas, o movimento oposicionista tem ganhado força graças à arrogância do Executivo, às suas trapalhadas e o não cumprimento das promessas de campanha e as do dia a dia feitas pelo Prefeito Municipal. Tenho feito minha parte mostrando à população que merecemos um governo melhor, um governo totalmente diferente e que seja voltado para o povo; um governo impessoal e não para beneficiar e proteger alguns. O povo está mais consciente disso e, por certo, não dará mais aval a essa situação e, como detentor do poder do voto, vai determinar a mudança de rumo. Por isso, no momento certo, mostraremos nossa força.
UPT – O Executivo Municipal cumpre com o preceito legal de envios de informações solicitadas pelo Legislativo?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Não. O Governo Municipal de forma intencional não cumpre sua obrigação legal em fornecer as informações solicitadas pela Câmara. Todavia, devemos fazer mea culpa e destacar a lamentável omissão do nosso Legislativo, através de sua presidência, aliada incondicional do Prefeito, que não toma as medidas judiciais cabíveis para fazer prevalecer as prerrogativas do Vereador em obter as informações do Executivo. Nada há de errado em ser aliado desse ou daquele Chefe do Executivo. O que não pode é que essa aliança venha prejudicar as atividades do parlamentar, retirando-lhe, por omissão ativa, os meios legais e constitucionais de controle e de requisição de informações. Quando isso acontece, resta claro que aí está o reflexo do enfraquecimento do Legislativo municipal, tão criticado pela população, que por vezes, questiona sobre sua existência e necessidade. Essa omissão do Executivo e da Câmara tem dificultado muito o trabalho dos Vereadores. O Governo do Prefeito Antério Mânica exerce influência muito grande sobre seus Vereadores, ou seja, dos Vereadores de situação, retirando-lhes, não raro, a autonomia de vontade e de ação. Reconheço em muitos a vontade de atuação, mas, falta-lhes a autonomia, o que é lamentável para um homem público eleito para fiscalizar. A ação do Executivo, no caso, enfraquece e mancha a importante missão institucional do Poder Legislativo.
UPT – O Poder Legislativo é o centro de excelência de discussões estratégicas. Em Unaí acontecem estes debates programáticos?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Na verdade, o Legislativo é o poder mais democrático dos poderes. É onde se ouve a população, onde se discute, onde tudo é decidido por um colegiado. Para nossa tristeza, o anunciado Governo Participativo não existe em Unaí. É tudo decidido a dois no Poder Executivo. Nem os próprios Vereadores de situação sabem das medidas adotadas pelo Governo. Devido ao posicionamento da base de sustentação do Executivo na Câmara, o Poder Legislativo tem ficado à margem das grandes discussões de interesse do Município. Não obstante, sempre tenho levado essas matérias ao Plenário para o conhecimento dos Vereadores e, principalmente, da população, isso na tentativa de não deixar que o Legislativo local se torne apenas um “Poder Homologador” da vontade do executivo local. Mas confesso não tem sido fácil.
UPT – O senhor está no seu terceiro mandato de Vereador. Pretende aposentar como tal ou construir uma ponte ao Executivo Municipal na próxima?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Tenho verdadeira paixão pelo Poder Legislativo. Contudo, o dia em que não tiver mais ambição, melhor será deixar a política. Tudo na política acontece espontaneamente. Tenho trabalhado para ter o reconhecimento do povo unaiense e, se for merecedor da confiança de grupos políticos e também da comunidade, não terei dúvida em aceitar uma candidatura ao cargo de Prefeito. Já atuei no Executivo, tenho larga experiência legislativa, sou conhecedor das leis e dos problemas do nosso município. Conheço as carências de nosso povo. Já recebi incentivos nesse sentido, tanto do meu quanto de outros partidos políticos, além de ter, caso candidato majoritário, o apoio do meu irmão e Deputado Delvito Alves. Acredito que minha atuação como cidadão e como parlamentar me credencia a postular o cargo maior do Palácio JK.
UPT – O Senhor não acha a oposição de Unaí frágil em termos de atividades próprias e no diálogo com a população?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - Como disse anteriormente, boa parte da oposição unaiense encontra-se intimidada e com receio de atuação ante a influência do poderio econômico do Prefeito Municipal sobre as instituições e sociedade organizada unaiense. O pior é essa intimidação é exercida com dinheiro público vindo de nossos impostos. A oposição unaiense tem tido imensas, para não dizer intransponíveis, dificuldades na imprensa local isso devido às pressões vindas da Prefeitura. Você nota e vê tudo isso claramente. No entanto ela não está inerte. Ela movimenta. O povo já consegue ver. A eleição do Deputado Delvito Alves deu nova vida aos oposicionistas unaienses e seu excelente trabalho para Unaí e região representa uma força a mais. Mas, mesmo diante destas dificuldades, que serão passageiras, adianto-lhe que temos um projeto para administrar Unaí com simplicidade e eficiência. Projetos faraônicos e inexeqüíveis estão fora do nosso programa. Devemos sonhar sempre, mas acordar com os pés no chão.
UPT – Na história política de Unaí, algum vereador se elegeu Prefeito? Em caso afirmativo, qual?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - Não. Unaí nunca elegeu um Prefeito que tenha passado pelo legislativo unaiense. Isso demonstra a fragilidade do Poder Legislativo. A influência do Executivo deixa o Legislativo muito frágil para lançar uma candidatura majoritária. Se conseguirmos resgatar e fizermos prevalecer a independência dos poderes, o Legislativo será forte e assim conseguirá fazer um Prefeito vindo de seu seio. Nossa esperança é que isso aconteça muito em breve. Registro que apenas um Vereador, o Sr. Rosival Francisco de Oliveira, conseguiu articular uma candidatura a Prefeito em Unaí, porém, sem sucesso.
UPT – O que o senhor acha do inchaço da prefeitura por cabos eleitorais?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - Na história política unaiense jamais presenciamos tamanho absurdo e desrespeito à população. O Prefeito e seu vice estão usando o Município e todos seus recursos financeiros em projetos pessoais. Já denunciei publicamente essa prática ilegal e abusiva da administração. Mais grave, gravíssimo, ainda é que tramita na Câmara Projetos de Leis criando mais 5 (cinco) Secretarias e cerca 200 cargos e funções gratificadas destinadas só para acomodar apadrinhados políticos do Prefeito. Não concordo com essa prática, até mesmo porque ela é ilegal. Se esses Projetos vieram a ser aprovados, em defesa do nosso Município, farei denúncias junto ao Ministério Público Estadual e onde mais possível for para evitar essa sangria aos cofres públicos em detrimento das necessidades de nosso povo, para não falar de outras, veja as condições de atendimento do Hospital Municipal. Não posso admitir que em nosso Município onde os investimentos estejam cortados, por Decreto desse mesmo Prefeito, e os serviços públicos não atendem aos anseios da população, venha se criar mais 5 Secretarias e centenas de cargos para só cumprir compromissos pessoais de empreguismo feitos pelos administradores do Município. A promessa foi criar emprego e renda na iniciativa privada. Isso, também, eles não cumprem.
UPT – O Prefeito alardeou a vinda de um gigantesco frigorífico e grandes investimentos da Parmalat. Até agora nada. O que aconteceu?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Infelizmente, tudo não passou de uma irresponsável articulação política. Tudo aconteceu no ano da campanha eleitoral. Tínhamos um frigorífico que abatia 250 cabeças/dia. O Prefeito prometeu que o novo frigorífico abateria 1.000 cabeças/dia o que geraria centenas de emprego. No final, o que se conseguiu foi fechar o frigorífico que já tínhamos. Muitas famílias ficaram desempregadas com a essa irresponsabilidade. Com o conhecido “Caso Parmalat” não foi diferente. A promessa foi um gigantesco projeto de apoio ao homem do campo, inclusive com o financiamento de 40 vacas leiteiras para cada produtor. Muitos venderam seus rebanhos para aderir ao projeto e hoje amargam os prejuízos oriundos das promessas do Prefeito. O curioso é que em ambos os casos o município, através do Prefeito e Vice, avalizaram toda a negociação. Pior ainda é que eles já sabiam que ambas as empresas eram insolventes. O que se comenta é que a única intenção dos envolvidos nas negociações era usar o município para fazer levantamento de verbas junto a instituições financeiras, o que de fato ocorreu. Para nossa decepção nada veio para Unaí. Em ambos os casos o nosso município foi usado em projetos pessoais e eleitoreiros.
UPT – Suas considerações finais:
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Quero parabenizar o Blog Unaí Para Todos pela divulgação de matérias de interesse da comunidade e agradecer a oportunidade de poder falar aos unaienses e dizer que estou atento e atuando sempre na defesa dos interesses do Município. Na oportunidade, quero conclamar a comunidade unaiense para que acompanhe de perto as ações da Prefeitura e nos ajude a fiscalizar os atos do Poder Executivo e as ações do Legislativo, pois só assim alcançaremos dias melhores para nossa gente. Abraços a todos.

Em tempo: O projeto de criação das cinco secretarias, reportado acima pelo entrevistado, foi aprovado ontem, 05/10/09, pelo placar de 7x3. E será votado em segundo turno na próxima reunião da Camara. A entrevista foi concedida no dia 03/10/09.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, eu também não conhecia os pensamentos políticos do Vereador Zé Inácio, um grande erro nosso, pois devemos conhecer em profundidade nossos representantes. Espero que o Blog continue entrevistando os outros representantes de Unaí. Parabéns ao Vereador e o Blog UPT.

Anônimo disse...

O vereador José Inácio com esta entrevista surpreendeu a todos. Percebe-se que é um profundo conhecedor da políca unaiense , e vem destacando-se como a principal liderança de oposição de Unaí, para disputar as eleições para Prefeito. Primeiro pela sua coragem de mostrar a verdade contra o Poder Executivo. Segundo, porque é preparado e tem forte apoio hoje dos grupos de oposição. O Vereador é diferente daqueles que quer ser Prefeito, mas sem mostrar o que pensa e principalmente por não ter coragem de assumir postura firme contra o atual Prefeito e seu Vice, que quer ser Prefeito, para usar a Prefeitura para financiar o atual em uma possível candidatura a Deputado Federal. Hoje você é peça importante na Câmara Municipal. Continue dessa forma, com responsabilidade e equilíbrio, mostrando sempre a verdade, e não precisa ter medo deste Prefeito e do Vice, porque eles não tem coragem de fazer maldade com você.

João Parreira Lima - Paracatu - MG disse...

Caro Geni,
Como petista gostaria de parabenizá-lo pelo belo trabalho que vem realizando na busca das soluções dos problemas de sua cidade. Sou paracatuense e parabenizo tal iniciativa.
Na oportunidade, quero parabenizar ao Vereador José Inácio pela entrevista onde demonstrou uma enorme capacidade de legislar e gerir a coisa pública. Parabéns Vereador!! O Brasil precisa de mais políticos que enfrentem a politicagem que nos assombra!

Geni de S. Oliveira disse...

Caro companheiro Parreira, obrigado pelas palavras e pela visita. Difunda o Blog aí em Paracatu entre a companheirada amiga. Aqui em Unaí tem-se a impressão de que Vereador é algo menor na política e nós sabemos que não. Devemos conhecê-los todos em suas plenitudes, inclusive para embasar nossos votos.

Anônimo disse...

Por que o vereador José Inacio foi julgado enelegivel para proxima legistatura ou qualquer cargo? Séra que ele é tão bom assim como prega o bloggeiro ou a justiça que o julgou é tão ruim e péssima ao errar na decisão?