Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Última "bala".

O mais difícil em uma eleição de deputado é o primeiro mandato; o segundo deveria ser mais fácil, pois concorre no cargo e tem-se quatro longos anos fazendo política diuturnamente. Mas esta lógica não serve para os políticos de Unaí que conseguiram se eleger à Deputados Estaduais. Sant'clair não se reelegeu e agora pensávamos que esta sina seria quebrada com o Delvito. Tanto o Sant'clair quanto o Delvito sucumbiram no primeiro mandato. No caso do Delvito, seus seguidores fazem um esforço, que faltou na campanha, para transformar a derrota em vitória com uma posse emprestada.

O Sanit'clair foi um dos mais brilhantes político que Unaí já teve, foi com ele que a ditadura começou a ruir em Unaí e região, pois na mesma época foram eleitos prefeitos de oposição no entorno do Distrito Federal; foi um dos melhores oradores e poderia ter feito um governo extraordinário se não fosse a oposição feroz em que sofreu. O Delvito lhe falta o curriculum do Sant'clair, político profissional e sem obra que sustente suas pretensões mas soube aproveitar a dualidade política da cidade entre seu aliado gaucho e o Zé Braz. 

É praticamente impossível a ausência do Delvito na urna eleitoral de 2012, é a grande oportunidade de permanecer com mandato, pois é quase impossível sua eleição à deputado em 2014 porque estará sem mandato nesta eleição e possívelmente enfrentará seu antigo aliado e hoje desafeto, o atual prefeito. Se perder em 2012 a prefeitura de Unaí pode-se dizer que será o fim de sua carreira política, ou ficará circunscrito  ao município. 

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Reunião da Executiva do PT/Unaí.

O PT de Unaí reuniu, 24/01/11, sua Executiva para analisar o convite do prefeito a um de seus membros para a secretaria de agricultura do município. Ponto relevante: o convite não foi feito ao partido de maneira direta e sim a um de seus militante. Pontos analisados;
1 - O cargo ofertado não era o de Secretário e sim um de subordinado;
2 - Não haveria autoridade executiva do setor, (autonomia);
3 - Como o militante em questão será candidato em 2012, seu tempo na secretaria seria exíguo;
4 - Não seria correto fazer parte do governo e apoiar outro candidato em 2012;
5 - O partido não foi convidado para fazer esta discussão sussessiva;
6 - O governo se finda e em seu início o partido expulsou membros por aceitar participar deste, seria agora incoerência aceitar cargos;
7 - O PT tem severas críticas ao atual modelo de administração executado pela atual gestão;
8 - O PT não se furtará em sentar com todos os possíveis candidatos à prefeito, não temos a priori, nenhuma resistência à nomes e sim a modelos e projetos.

De comum acordo, partido e convidado, foi agradecido a honra do convite e recusado a oferta.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A beleza da construção literária.

Unaí, “Parabéns pra você…”


Estas são algumas das belezas de Unaí que não são exploradas 
turisticamente por falta de um olhar mais demorado sobre este chão.

Queria estar feliz, mas estou triste. Não sei o que dizer, não sei o que faço, se devo comemorar o seu dia ou se debruço sobre o seu passado e choro as saudades  da sua fase áurea. Mas vou cantar quase inaudivelmente: “Parabéns Unaí pelos seus sessenta e sete anos de emancipação política.” Sim Unaí, você é uma jovem senhora emancipada. Há quase sete décadas Paracatu lhe deu a carta de alforria. Tirou-lhe da escravidão de pertencer… Mas hoje, no seu presente, o passado retornou com máscaras diversificadas e você se submeteu a elas! Acho que vou andar no descompasso da verdade, vou lançar um olhar demorado sobre seus sonhos e seus ganhos. Perdas? Ora você nada perdeu nem perderá nunca, está sempre crescendo na semeadura do cuidado, do carinho, do amor… Não, não é porque é seu aniversário que vou fingir que você não vive no avesso do que já foi; não consigo vê-la na cegueira do faz-de-conta. O seu avesso Unaí, são os contrários: contrários da beleza, contrário do cuidado, contrário do amor, do respeito, da dignidade. 

Hoje minha terra, você vive do inverso, do oposto do que foi um dia: uma cidade com o olhar direcionado para o crescimento financeiro intelectual e cultural, um município projetado para ser livre, não para viver nas grades invisíveis que nos empurram para os porões do cárcere do faz-de-conta que somos… Viver doloroso, nostálgico! Sei que você é o símbolo do arrependimento, “do me enganei…” Como se enganou meu cerrado, e através de tantos enganos, mais um sentimento doloroso aflora o seu seio: o viver na ausência da realidade e da verdade! Mas não faça disto uma forma de entrega, de desestímulo para o seu chão, ao contrário, estes tantos anos só serviram para uma reflexão sobre o que é ser cidadão. Espero sinceramente que esta lição, este aprendizado tão doloroso, fique arraigada em sua memória eternamente.

Sou uma apaixonada por você, mas não posso comemorar a sua vida, a sua existência, a sua libertação, porque estaria comemorando a inverdade, a inexistência, a invisibilidade, meu festejar seria exíguo. Não se comemoram as decadências, as ausências, os excessos do nada.

Conheço a sua e a minha insatisfação, conheço o seu  e o meu passado. São os únicos passados que eu posso escrever… E você retorna aos dias de menina, menina que cresce à beira do Rio Preto e vai se transformando em encantamento! Menina moça inefável, misteriosa, brejeira, onde o tempo tange a realidade no badalar do sino da igrejinha, no contar de anos. Acho meu cerrado, que estou tentando paralisar seus crepúsculos, porque no hoje, sua vida tem uma tendência à tristeza: Tristes são suas ruas nuas e sujas, tristes são as ameaças de quem as usa para ser, para ter, tristes são seus canteiros vazios de flores e cheios de mato, triste é o seu silenciar, silenciar de medo daqueles que a engana com o a “magnitude” da mediocridade.

Mas nem todos que pisam no seu chão Unaí, deixam marcas profundas da indiferença. E são estes que lhe oferecem o colo para que você adormeça e descanse da intermitência do retrocesso. Psiu… Psiu… Psiu… Parabéns prá você!!! Dorme Unaí, dorme… Está perto o seu acordar. Um acordar liberto, alforriada pelo seu povo que balançou o seu berço.
Alda Alves Barbosa

Obs: Os grifos são do UPT e sem a autorização da autora.

domingo, 16 de janeiro de 2011

A força da industria do turismo.

Como disse a voces dias atrás, estou em Aracaju. E aqui fico analisando a majestosa força da industria do turismo; se vc vier hoje prá cá sem reserva com certesa vai durmir na rua, pois não há uma vaga se quer nos hoteis e pousadas. É admirável a romaria dos turistas de hotéis e pousadas em pousadas. Em todas as portas em que batem as respostas são as mesmas: está lotado até o final do mês. 

Aracaju está longe do padrão turístico de capitais como Fortaleza, Recife, Natal e Salvador; ela não faz parte da rota internacional como as demais. Sua rede hoteleira é deficitária e o conforto de sua orla pode evoluir e muito, acredito que Aracaju seja hoje uma das grandes oportunidades de investimentos do setor do turismo, há muitos espaços nobres vagos e a demanda é crescente.    

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Unaí e a copa do mundo de futebol.

As cidades que vão sediar jogos da copa do mundo de futebol de 2014 estão se movimentando para atender um contingente de pessoal nunca antes vistos em um só evento. A copa não traz oportunidades só para as cidades sede não, todo um entorno pode ser beneficiado. No caso de Brasília, ela precisará de um contingente enorme de fornecedores previamente cadastrados e com contratos fechados em todos os ramos de suprimentos com no mínimo dois anos de antecedência.

Imagino eu, que nossos vereadores, prefeitura, cooperativas, sindicatos, associações, imprensa e deputado estão todos debatendo esta vantagem competitiva colocada para o entorno de Brasília. Todos estes players econômicos e políticos acima citados devam estar com esta pergunta engatilhada: De que forma Unaí participará da copa do mundo de 2014? Todos eles são pagos para pensar, traçar cenários e encontrarem nichos de mercado para inserir Unaí e fortalecer sua economia.

Por incrível que pareça, Unaí é abastecido por Brasília enquanto o contrário é que deveria ser verdade. Unaí deveria abastecer com sobra a SEASA de Brasília, más não, os nossos comerciantes vêm fazer compras em Brasíla. Unaí tem produção, tem terras e produtores, falta apenas seres pensantes nas posições de decisões com capacidade de se reunirem para encontrar o bem para todos. Parece praga, um prefeito de um lado e um deputado do outro duelando. O comportamento de ambos faz mal a Unaí.

domingo, 9 de janeiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011 chegou, e agora?

O grande ano de 2010 se foi e junto um grande presidente; olhamos para tráz e vemos grandes realizações em todos os setores da vida do país e da sociedade. Em 2010 garantimos a continuidade das grandes transformações que vivenciamos, passamos por uma eleição das mais complicada do ponto de vista programático, onde questões extra eleitoral predominou mas não fez a cabeça do povão. Apenas recrudeceu o preconceito, o ódio e a xonofobia.

Para Unaí, esperamos que 2011 seja importante do ponto de vista estratégico no que concerne a preparação para 2012. Em comentários em outras postagens a amiga Claudia tem reclamado deste Blog análises sobre a importância do poder legislativo para a qualidade da vida administrativa de Unaí. Concordo em gênero, número e grau com a sua preocupação.  Como tenho sido um dos pretendentes àquele assento, fica parecendo que estou advogando em causa própria. 

Entre ter um Legislativo ruim e um Executivo bom, prefiro um bom Lgislativo e um bom Executivo. É difícil ter um bom andamento executivo sem um bom legislativo, sem boas preposições, boas idéias, bons debates e um necessário amadurecimento das mudanças gestadas no legislativo. Vamos concordar com uma coisa: todo prefeito, governador e presidente gastam de um legislativo fraco e subserviente. A pior situação é quando a maioria do legislativo deve sua eleição ao chefe do executivo. Outra situação degradante é quando os partidos não colocam seus melhores quadros à disposição da sociedade para concorrer a uma vaga no legislativo. 

Em Unaí é grave a qualidade representativa de nossos vereadores; você pode argumentar que o que temos é a cara da sociedade. Mas não é verdade. Em todos os partidos de Unaí há nomes melhores dos que os que tem sido disponibilizados à sociedade nas eleições. Muitas das vezes a culpa são destas personalidades que acham ser algo menor servir o município na qualidade de vereador; ser vereador é uma função para seus empregados e prepostos. 

Um conjunto de bons Vereadores  é talvez mais significativo do que um bom Prefeito, no executivo há uma rotina administrativa, uma máquina que toca a administração no piloto automático, é só o prefeito não atrapalhar o curso natural da burocracia; a maioria das receitas são vinculadas, carimbadas, todas têm seu destino definido; o tal prefeito só não pode cometer o desatino de usar as receitas de capitais para fazer face às despesas correntes. Aí o Tribunal de Contas pega e o Legislativo não aprova as contas. Será que a maioria de nossos Vereadores estão tecnicamente preparados para acompanhar a execução orçamentária dentro de todos seus meandros legais e em condições políticas de sustentar na prática a autonomia dos poderes?

O executivo está amarrado nos fatores legais e orçamentário, por tanto não devemos esperar deste poder as grandes idéias políticas e administrativas. Fazem o básico, feijão com arroz, e não gostam de ser incomodados. O Legislativo não, não há nesta casa de leis estas limitações, é uma casa política e de discussões do novo, do ideal, é lá que se visualiza o longo prazo e exige do executivo novos comportamentos tanto ético como se relacionar com a sociedade.

Quando há um relacionamento harmonioso e de respeito todos têm muito a ganhar. O Legislativo não exite para atazanar a vida do executivo e nem o executivo existe para aniquilar o legislativo; se ambos os poderes tiverem em mente o bem estar do município  e seu povo e deixando de lado as picuínhas políticas e seus egos inchados, tudo pode caminhar rumo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social de seu povo.

Obs: saio de férias este mês, estarei em Aracaju nos primeiros dias e depois irei para Itacaré, BA. Caso vc esteja por lá também e queira pagar uma rodada de camarão para este receiro de Palmeirinha é só me ligar.