Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011 chegou, e agora?

O grande ano de 2010 se foi e junto um grande presidente; olhamos para tráz e vemos grandes realizações em todos os setores da vida do país e da sociedade. Em 2010 garantimos a continuidade das grandes transformações que vivenciamos, passamos por uma eleição das mais complicada do ponto de vista programático, onde questões extra eleitoral predominou mas não fez a cabeça do povão. Apenas recrudeceu o preconceito, o ódio e a xonofobia.

Para Unaí, esperamos que 2011 seja importante do ponto de vista estratégico no que concerne a preparação para 2012. Em comentários em outras postagens a amiga Claudia tem reclamado deste Blog análises sobre a importância do poder legislativo para a qualidade da vida administrativa de Unaí. Concordo em gênero, número e grau com a sua preocupação.  Como tenho sido um dos pretendentes àquele assento, fica parecendo que estou advogando em causa própria. 

Entre ter um Legislativo ruim e um Executivo bom, prefiro um bom Lgislativo e um bom Executivo. É difícil ter um bom andamento executivo sem um bom legislativo, sem boas preposições, boas idéias, bons debates e um necessário amadurecimento das mudanças gestadas no legislativo. Vamos concordar com uma coisa: todo prefeito, governador e presidente gastam de um legislativo fraco e subserviente. A pior situação é quando a maioria do legislativo deve sua eleição ao chefe do executivo. Outra situação degradante é quando os partidos não colocam seus melhores quadros à disposição da sociedade para concorrer a uma vaga no legislativo. 

Em Unaí é grave a qualidade representativa de nossos vereadores; você pode argumentar que o que temos é a cara da sociedade. Mas não é verdade. Em todos os partidos de Unaí há nomes melhores dos que os que tem sido disponibilizados à sociedade nas eleições. Muitas das vezes a culpa são destas personalidades que acham ser algo menor servir o município na qualidade de vereador; ser vereador é uma função para seus empregados e prepostos. 

Um conjunto de bons Vereadores  é talvez mais significativo do que um bom Prefeito, no executivo há uma rotina administrativa, uma máquina que toca a administração no piloto automático, é só o prefeito não atrapalhar o curso natural da burocracia; a maioria das receitas são vinculadas, carimbadas, todas têm seu destino definido; o tal prefeito só não pode cometer o desatino de usar as receitas de capitais para fazer face às despesas correntes. Aí o Tribunal de Contas pega e o Legislativo não aprova as contas. Será que a maioria de nossos Vereadores estão tecnicamente preparados para acompanhar a execução orçamentária dentro de todos seus meandros legais e em condições políticas de sustentar na prática a autonomia dos poderes?

O executivo está amarrado nos fatores legais e orçamentário, por tanto não devemos esperar deste poder as grandes idéias políticas e administrativas. Fazem o básico, feijão com arroz, e não gostam de ser incomodados. O Legislativo não, não há nesta casa de leis estas limitações, é uma casa política e de discussões do novo, do ideal, é lá que se visualiza o longo prazo e exige do executivo novos comportamentos tanto ético como se relacionar com a sociedade.

Quando há um relacionamento harmonioso e de respeito todos têm muito a ganhar. O Legislativo não exite para atazanar a vida do executivo e nem o executivo existe para aniquilar o legislativo; se ambos os poderes tiverem em mente o bem estar do município  e seu povo e deixando de lado as picuínhas políticas e seus egos inchados, tudo pode caminhar rumo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social de seu povo.

Obs: saio de férias este mês, estarei em Aracaju nos primeiros dias e depois irei para Itacaré, BA. Caso vc esteja por lá também e queira pagar uma rodada de camarão para este receiro de Palmeirinha é só me ligar.      

21 comentários:

Anônimo disse...

2011 CHEGOU !! E AS NOVIDADES ?

EM BRASILIA, duas certezas, DILMA é presidente e o TEMER toma viagra (que muierão sô).

EM UNAI , Delvito reeleito e OSMAR LEITÃO (sempre simpático) continuara ocupando posição como seu Fiél Escudeiro, Chefe de Gabinete, Co-motorista , Cozinheiro de Pescaria e Comprador de Gado..(buááá..) Por sua vez O Nobre Deputado terá mais quatro anos para provar que é o pai da duplicação da rodovia.

Seja Bem Vindo DEPUTAOD DELVITO..só mais duas cosinhas..QUEM QUER FAZER ALGUMA COISA POR UNAI, QUE META OS PEITOS, QUEM NÃO QUER INVENTA DESCULPAS...troque sua assessoria ela é fraca de idéias, esbarra na mesmice, e motorista dando palpites de como voce deve agir é do tempo de Lampião. Mude que dá certo. (zenóbio)

Anônimo disse...

"rodada de camarão"..tá brincando num é. Quem derá, ainda temos o Iptu, Ipva, os foguetes da passeata do Delvito e uma porrada de contas de inicio de ano, essa "rodada" vai ter que ficar prá próxima. Um bom descanso. {peres}

Anônimo disse...

VOLTA GENI! Delvito não tá contente como deputado tá querendo a prefeitura de unai, ja tá falando em clamor público em volta de seu nome. Pelo visto quer perpetuar sua familia no poder, falou bem de alguns partidos, doutros nem mencionou o nome. Novo raxa na oposição, branquinho suspirou, tava pensando que todos estavem contra ele, agora viu que nem todos amam delvito. Não se surpreendam se branquinho não irá atrás dos partidos que ele não mencionou, tem muito voto a solta. VOLTA GENI!

Anônimo disse...

Não é Delvito e nem Branquinho. Agora é Dirceu Gatto prefeito de Unai!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Com Dirceu Miau-Miau na casa os ratos terão que partir ou pular no rio preto. Por isso que Marco aurélio deixou antéro e foi pra praia com o miau. Aqui nesta terra ninguém da nó sem ponta, tudo tem um porquê.

Anônimo disse...

Chega de tirador de leite e rancador de feijão para ser prefeito da nossa cidade. Tem que ser uma pessoa que não detém grande poder econômico(não se iludam pois não tá aí pra ninguém) e muito menos perpetuar famílias no poder. MUDA UNAÍ.........FORA ANTÉRIO E BRANQUINHO E VIVA A DEMOCRACIA.....VAMOS COLOCAR UMA MULHER COMO PREFEITA!!!!!!!!

Pedro disse...

Se é para defender um nome de mulher, então por que não GENI!

Geni de S. Oliveira disse...

engraçadinho esse Pedro...

Andre Oliveira disse...

Boa noite, vim até aqui para fazer um protesto contra o Blog Opinião e Ponto de Vista.
Foi aberto um debate no referido blog, e a certa altura do debate o Senhor José Antônio baixou uma norma dizendo que não publicaria mais comentários de usuários logados como empresa.
Não foi dada justificativa plausível para tal atitude. Atitute essa muito semelhante as usadas pelos frequentadores do palácio.
Tentei obter algum contato com esse senhor, que fez ouvidos moucos. Que falta de coerência é essa, onde um anônimo pode expressar suas idéias e um usuário identificado é CENSURADO. No cabeçalho do blog está escrito" BEM VINDO AO BLOG. DEIXE SUA MENSAGEM, SEU COMENTÁRIO, SUA OPINIÃO", não vi nenhuma referência ao veto de algum usuário.
A administração municipal de Unaí tem um grave defeito que é não aceitar opiniões divergentes das suas. Parece que o Senhor José Antônio aprendeu na escola do palácio.

Anônimo disse...

Em Unaí e assim os Politicos sao mal assesoados,veja Delvito tem Osmar Leitao, O Preto, Jo padeiro, a luciana Alves burrinha que só, e agora orientaçoes de Dorinha melgaço outra ratazana etc, mas os Vereadores de Unaí não fica pra traz de mal asesoria, vejamos Edmilton tem dora ratazana na assoria e a loba viginado o galinheiro, Paulo Arara pior tem uma assesora analfabeta funcional sem educação, arrogante que onde chega no setor publico o pessoal foge dela que tem um filho vagabundo que ao inves de ir cassar serviço tomou conta do gabinete do Arara e da assesoria espanta todos... acorda arara e por isso que vc ta pedendo todas na camara....

Amigo disse...

prabens pelo blog Geni ta dando a oportunidade conhecermos um pouco dos policos e unaí.... isso nos trará renovação..

Cintia disse...

Geni a novela começou com cara de vale a pena ver de novo a mesma historia os mesmos atores nao a quaze nada de novo,eu disse quaze nada pois existe uma forte equipe trabalhando nos bastidores da politica de unai para evitar que os mesmos nomes se perpetue,tenho observado uma sutil mais bem preparada extrategia de açao em volta do nome de Calixto uma aproximaçao a grande aceitaçao de uma nova ideia que e melhor tentar um novo nome um novo pensamento do que continuar com a velho esquema pos ARENA ou seja Delvito Luciana Alves Branquinho Dorinha etc...

por isso que falo e ensito para prefeito eu prefiro o Calixto

Anônimo disse...

Então né...Delvito falou na tv rio preto que haveria um clamor público em torno de seu nome para prefeito esse clamor só pode ser do osmar leitão,dórinha,luciana alves e zé inácio. Entre um fejoeiro e um político de carteirinha eu não voto nem num nem noutro. Ah, leiteiro muito menos. Não que esteja para nascer um grande político entre nós o que se quer é um comprometimento sem demagogia. Dizer que conhece os caminhos para trazer recursos a unai não cola. Se sabia já poderia ter feito. Com essa de "clamor popular" dito pelo então deputado ofuscou Dr Romualdo, Valdivino, Olimpinho, Cap Elias, Calixto, Afonsão, entre outros.

Minha sugestão: Fazer uma Pesquisa de Clamor Público Urgente, antes que a aliança oposicionista não seja mais tão oposicionista assim.

Em tempo: Achei simpática a foto da ex secretária do turismo lazer paisagismo, montanhismo etc etc.. num autdor perto do colégio estadual, tem cheiro de "pré campanha guéla abaixo".
(anonimus fudendi in vitro)

Anônimo disse...

Cada um tem o assessor que merece. pra paulo arara ta de bom tamanho, o tiago tem um que é de dar diarréia em bode, o mais inusitado é o de edmilson, pobre almas. do delvito o braço direito é o osmar leitão que disputa os carinhos do chefe com dórinha...falar a verdade..é um tranqueraje de fazer dó. Aliás a unica função cabível a estas criaturas é atender, e mal..o telefone do gabinete..do tipo "pode falá..aqui do gabinete do vereadô.." não peçam para escrever nada..dai a coisa complica.

Anônimo disse...

IMPRENSA PAGA É ISSO:

http://edemilsonparana.wordpress.com/2009/08/30/os-manica-e-o-pe-de-feijao/

E chega a babaquice de escrever :

"O gaúcho Gilberto Zuffo, funcionário da família há quatro anos, conta que os Mânica costumam assistir à missa todos juntos, no mesmo banco da paróquia Nossa Senhora do Carmo, uma das mais tradicionais igrejas da cidade. “Eles participam ativamente de celebrações, grupos, festas e encontros. Todos têm forte vocação religiosa e a população de Unaí reconhece isso”"

Quer mais ? Eu que já fui coroinha, sacristão, coletor de dinheiro nunca vi isso na paróquia.

O que é tentar vender uma boa imagem. Na política foi assim . E colou. {peres o bom marido}

Anônimo disse...

Coletor de dinheiro é um currículo eclesiástico cabuloso....

Anônimo disse...

Não se iluda Cíntia, Hermos já acertou com Branquinho, Calixto será candidato a vice-prefeito ou secretário de Esportes.

Anônimo disse...

Bem anonino se o hermes acertou isso com o Branquinho o Calixto nao ta sabendo pois vice de Branquinho isso nunca vai acontecer pois o Calixto nao tem o pefil de ser subserviente de uma polico como o Branquinho se ele nao se misturou com esse grupo ate hoje nao vai ser agora,compreenda todos o Calixto tem um pefil socialista e e honesto nunca se juntaria com Branquinho Delvito Ze Braz Antrio o Desejo que nos temos e que ele seja realmente independete desses grupos,nao se faz uma roupa nova usando retalhos e Calixto e nossa esperança de algo novo para Unai

Anônimo disse...

Calixto por favor esqueça essa história de se lançar político, você não tem a menor chance, nem todo mundo nasce com a sorte do Tiririca. Nem pra humor você presta. Vá cuidar de sua sobrevivencia. Político na família só o Hermes. Abraço

Anônimo disse...

vejo que o delvito leva essa facil, todo mundo ta querendo ele mesm pra prefeito nao tem outra

Laura disse...

Acho engraçado essas pessoas que nao tem o bom senso de assumirem a sua propria identidade ficam assinando como anonimos e ainda se acham no direito de sitar nome de outras pessoas e darem sua opniao se devem ou nao se candidatar a algum cargo...