Translate

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Promessa é dívida!

quando anunciei a entrevista com o Ver. José Inácio, PMN, deixei uma impressão que tive dele para ser revelada após a entrevista. A impressão que tive era que ele estava amarrado às circunstâncias políticas do irmão Deputado. Que a agenda do Delvito sobrepunha as pretenções do irmão vereador. Na etrevista ele se soltou e me deu a impressão de ser dono de seus passos. Fiquei na dúvida. E quando há dúvidas, temos que testar as hipóteses. A Globo faz isto todos os dias, só que não as revelam, eu vou revelar a hipótese testada. Pelo amor de Deus, longe da cientificidade.
A dúvida: o Vereador José Inácio está preso aos desejos do delvito?
Nada melhor do que uma enquete sobre 2012. Se o Delvito vencer, a hipótese se confirma; Se o Vereador vencer, mostra ao irmão que ele está vivo e pensa com força em 2012, e a hipótese perde vigor. Para as pessoas inteligentes e atentas que acompanham o UPT pode me questionar que eu levantei a bola para o Vereador chutar. Porque na postagem "Assessoria (des)antenada" eu mexi com o moral do seu gabinete. Só que os políticos têm a obrigação de serem atentos na montagem das peças do quebracabeça do Marketing de suas carreiras e a reação dele, zé inácio, na enquete foi fulminante; movimentou seu gabinete, família e amigos e a venceu. O Dep. saiu na frente, mas recuou diante da mobilização do Vereador. O Vereador José Inácio mostra que pretende colocar-se como uma opção ao campo das oposições unaienses como uma alternativa viável. Mostra não ter medo de colocar a cara na janela e ser visto pelo povo a partir de seus defeitos e virtudes. Na minha modesta opinião pessoal, deixa o PT de fora, o vereador juntamente com o Valdivino são as duas grandes possibilidades. Unaí ainda não conhece a grande habilidade de articulação política deste rapaz, Valdivino.

Deixe seus comentários, se concordam ou discordam. O unico que pode ser destratado e xingado aqui sou eu. Fique a vontade!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Postagem mais lida.

A postagem sobre a Industrialização do Noroeste Mineiro de autoria do Dr Marco Aurélio Pereira, postada originalmente no unaínet, tem sido muito lida pelos internautas de fora de Unaí. O tema é palpitante, os investidores estão de olho em novos nichos de mercados e o Noroeste Mineiro chama a atenção pela sua baixa explaração, os mercados estão intactos em todos os setores da atividade econômica. Quem chega primeiro se estabelece em melhores condições, tem um menor custo de entrada, aliás, terá incentivos em condições invejosas. Vivemos num mundo globalizado; o nosso empresário pode ter foco local, mas com uma visão holística, ampla com possibilidades de crescimento e aumento do seu ganho. As entidades empresariais noroestina precisa sair do quadrado e divulgar a região, buscar parcerias externas e maximização interna atraves de uniões de determiados nogócios locais para dar maior vulto e musculatura a organizações existentes. A Internet é a expressão pura e simples deste novo mundo, qual outra mídia daria destaque a um artigo produzido em Unaí a nível regional, nacional e até mesmo internacionalmente? Só a Internet.

Diário de uma Loira na Auto Escola.

(enviado por Juliana, minha sobrinha que mora em Londres)
Por Glória Leite
_____________________________
5 de Janeiro
Passei no exame de direção! Posso agora dirigir o meu próprio carro, sem ter que ouvir as recomendações dos instrutores, sempre dizendo : 'por aí é sentido proibido!', 'vamos sair da contra-mão!', 'olha a velhinha!', 'freia! freia!', e outras coisas do gênero. Nem sei como agüentei estes últimos dois anos e meio...
____________________________
8 de Janeiro
A Auto-Escola fez uma festa de despedida para mim! Fiquei muito emocionada! Os instrutores nem sequer deram aulas! Um deles disse que ia à missa... Juro que vi outro com lágrimas nos olhos e todos disseram que iam embebedar-se, para comemorar. Achei simpática a despedida, mas penso que a minha carteira não merecia tal exagero.. Eles foram muito generosos! Umas gracinhas mesmo!
_____________________________
12 de Janeiro
Comprei meu carro e, infelizmente, tive que deixá-lo na concessionária para substituir o pára-choque traseiro pois, quando tentei sair, engatei marcha a ré ao invés da primeira. Deve ser falta de prática! Também... faz uma semana que não dirijo...
___________________________
14 Janeiro
Já tenho o carro. Fiquei tão feliz ao sair da concessionária, que resolvi dar um passeio. Parece que muitos outros tiveram a mesma idéia, pois fui seguida por inúmeros automóveis, todos buzinando como num casamento. Para não parecer antipática, entrei na brincadeira e reduzi a velocidade de 10 para 5 km por hora. Os outros gostaram e buzinaram ainda mais. Foi muito legal.
______________________________
22 Janeiro
Os meus vizinhos são impecáveis. Colocaram posters avisando em grandes letras 'ATENÇÃO ÀS MANOBRAS' e marcaram, com tinta branca fluorescente, um lugar bem espaçoso para eu estacionar e, para minha segurança e conforto , proibiram os filhos de saírem à rua enquanto durassem as manobras. Penso que é tudo para não me perturbarem. Ainda há gente boa neste mundo...
_____________________________
10 de Fevereiro
Os outros motoristas tem hábitos estranhos. Além de acenarem muito, estão sempre gritando. Não escuto nada, por estar com os vidros fechados, mas parece que querem dar informações. Digo isto porque julgo ter percebido, através de leitura labial, um deles dizendo: 'Vai para casa '. Não sei como ele adivinhou para onde eu ia! Acho isso espantoso. De qualquer modo, quando eu descobrir onde fica o botão que desce os vidros, vou tirar muitas dúvidas.
______________________________
19 de Fevereiro
A Cidade é muito mal iluminada. Fiz hoje meu primeiro passeio noturno e tive de andar sempre com o farol alto aceso, para ver direito. Todos os motoristas com quem cruzei pareciam concordar comigo, pois também ligaram o farol alto e alguns chegaram mesmo a acender outros faróis que tinham. Só não entendi a razão das buzinadas. Talvez para espantar algum bicho. Sei lá.
______________________________
26 de Fevereiro
Hoje me envolveram num acidente. Entrei numa rotatória e como tinha muito carro (não quero exagerar mas deviam ser, no mínimo, uns quatro !), não consegui sair. Fui dando voltas bem juntinho ao centro, à espera de uma oportunidade, de tal forma que acabei por ficar tonta e bati no monumento no centro da rotatória. Acho que deviam limitar a circulação nas rotatórias a um carro de cada vez.
______________________________
3 de Março
Estou em maré de azar. Fui buscar o carro na oficina e, logo na saída, troquei os pés, acelerando fundo em vez de frear. Bati num carro que ia passando, amassando todo o lado direito. O motorista , por coincidência, era o inspetor que me aprovou no exame de direção. Um bom homem, sem dúvida. Insisti em dizer que a culpa era minha, mas ele educadamente, não parava de repetir para si mesmo: 'É tudo minha culpa! É tudo minha culpa! Que Deus me perdoe!'

terça-feira, 27 de outubro de 2009

É culpa do teclado!

Ao ler a entrevista do Dep. Delvito Alves no unaínet deparei com um erro, uma letra a mais, na 11ª pergunta sobre o pólo de confecções, onde deveria estar grafado a palavra AJUSANTE, saiu "ajustante." Um "T" que deixa a palavra sem sentido e mata a pergunta. Já corrigi na entrevista original e pedi ao unaínet para fazer o mesmo. O termo Ajusante é um dos irmãos ricos do Agronegócio, o outo rico é o Amontante. O irmão pobre é o Agropecuário. Unaí é rico no pobre.

Assessoria parlamentar (des)antenada.

É indispensável a um bom parlamentar ter também uma boa assessoria em seu gabinete. A esta assessoria cabe a terefa de acompanhar os noticiários sobre temas que lhes interessam diretamente, tais como: partidos, a sua cidade, comunidades, sobre o parlamentar, ao governo, a oposição, enviar releese a imprensa, colocar seu parlamentar na mídia. Em Unaí percebo o gabinete do Vereador José Inácio um pouco mais atento, o Dep. Delvito extremamente antenado; o Vereador Zé da Estrada e sua assessoria inerte, sumida, desatenta sobre temas que poderia manter o Vereador em evidência. É um erro negligenciar a Internet, não falo do UPT especificamente, mas busco notícias sobre o dito Vereador no unaínet e não vejo nada e a mesma coisa em outros sitios de Unaí. Um Vereador que pretende ser o próximo prefeito da nossa cidade não pode ficar escondido assim. Muitos eleitores de Unaí moram em Brasília e outras cidades e acompanham a política Unaiense através da Internet. Se hoje, 2009, a Internet é importante, imaginem em 2012? Por tanto Zé da Estrada, fique de olho, senão outros transitarão pela sua "estrada" e você ficará só com a poeira.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Impensável por aquil!!!

Alemães ricos pedem ao governo para pagar mais impostos

por Glória Leite

Um grupo de alemães ricos lançou uma petição sugerindo ao governo que cobre mais impostos dos cidadãos do país com mais dinheiro.

Eles dizem ter uma fortuna maior do que necessitam e que os recursos adicionais arrecadados poderiam financiar programas econômicos e sociais que ajudariam a Alemanha a se recuperar da crise financeira global.

O grupo calcula que o governo poderia arrecadar 100 bilhões de euros se os alemães mais ricos fossem taxados em 5% por dois anos. Vejam aqui!

A guerra das pesquisas eleitorais para 2010.

Existe hoje uma guerra surda de pesquisas divulgadas e não divulgadas, feitas para consumo interno e que são "vasadas" para a imprensa. Todas elas têm uma única finalidade: cacifar determinado candidato dentro de seu partido, jogar pra baixo os concorrentes internos, oxigenar determinados adversários e tentar inviabilizar o concorrente mais forte ou temido. Há uma gerra surda travada pela turma do Zé Serra para matar a candidatura do mineirinho, mais sem matar o Aécio; tentam mostrar ao PMDB que quem vai "ganhar" é o Serra e não o candidato do Lula; tentam dar vida às candidaturas do Ciro e da laranja Marina Silva para que não venham apoiar a Dilma e se possível dixar a Dilma e o PT sozinhos. Têm petistas desesperados com a tática do PT diante de todas estas maquinações da turma do Serra e da imprensa, dizem que o partido não reage, está parado. Para mim o PT está correto, fazendo o que tem de fazer neste momento sem desmascarar estas pesquisas. É fato que o PT quer enfrentar o Serra, então é lícito deixá-lo viabilizar sua candidatura ou que continue esta indefinição tucana até às convenções. Para o governo, para o Lula e para o PT não é conveniente uma disparada da Dilma nas pesquisas neste momento. Explico. Se a Dilma disparar nas pesquisas e aproximar ou mesmo ultrapassar o Serra será o diabo, a oposição e a imprensa, digo, Folha, Estadão, sistema globo, veja, vão infernizar a vida dela e do governo de tal maneira que seria impossível a permanencia da Dilma no governo até a data determinada para as desincompatibilizações. O que iriam inventar, difamar, criar factóide, CPI, etc, não está no gibi. O Governo e o PT vão continuar as articulações para formar um forte palanque para sua candidata, torná-la única da situação, aumentar sua taxa de conhecimento perante o eleitorado nacional e chegar em Julho em ponto de bala. Aí sim, a partir de Julho as pesquisas serão realmente direcionadas ao grande público, a oposição vai contratar as suas e a Dilma também. Por enquanto deixa o Serra e sua turma pensarem que são os reis da cocada preta. Importante ver esta matéria de quem conhece por dentro as manipulações dos institutos de pesquisas.

TSE com medo.

Em um post do dia 28/09/09 comentei sobre as possibilidades de fraudes das urnas eletrônicas do TSE e que as possibilidades de fraudes se daria de dentro para fora. Hoje leio que o TSE está impondo limitações aos Hackers que vão tentar fraudar estas urnas. Os senhores Hackers não poderão utilizar os softwares disponíveis no mercado. Ou seja, só podem utilizar os disponibilizados pelo TSE. Parece piada, é o mesmo que querer escolher as armas para os bandidos do PCC e do CV como se isso fosse possível. Se o TSE alardeia que o sistema é seguro, então disponibiliza todos os meios possíveis para os hackers agirem na tentativa consentida de fraudar o sistema das urnas. Pois os possiveis fraudares do sistema não vão pedir licença ao TSE para agirem em favor de determinados grupos políticos não, eles utilizarão todos os meios disponíveis no mundo. Com esta limitação, o TSE está implícitamente dizendo que as urnas não são realmente seguras. E isto é perigoso, pois o ano que vem teremos uma das mais importantes eleições desde a redemocratização do Brasil.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PT e PMDB aliados em 2010.

Ontem foi anunciado uma pré-aliança entre os dois maiores partido do País, PT e PMDB, para as eleições de 2010. Nas eleções de 2008, prefeito, o PMDB se deu muito bem ao estar no governo LULA e em 2010 tem tudo para continuar como o maior partido do país e seguido de perto pelo PT. Com esta custura de ontem fica quase certo que o Min. Hélio Costa será o candidato do Governo Lula em Minas Gerais com a vice e um Senador do PT. Eu particularmente acho este arranjo excelente. É importante para o PT esta aliança com o PMDB tanto para ganhar as eleições em todos os níveis e também para a governabilidade, ter maioria forte tanto na câmara e principalmente no Senado. É importante para o PT estar no governo Mineiro através da vice e algumas secretarias, é melhor do que rachar a base e correr o risco de perder o estado e ter uma campanha fragmentada para presidente em Minas. Com esta coligação temos tudo para ganhar o governo, maioria dos Deputados Federais, estaduais e um Senador, a outra vaga temos de reconhecer que é do Aécio. Com esta composição estadual e nacional fica fácil o caminho para 2012 em Unaí. É só esperar e fazer as coisas certa e com inteligência. Agora fica uma dúvida: O PMDB vai unido para esta eleição ou fará como as outras onde parecia mais uma boiada estourada no matagal.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Unaí pode mais. IV - Dep. Est. Delvito Alves

ENTREVISTA COM O DEPUTADO DELVITO ALVES – PTB

UPT - Recentemente o Executivo Estadual sancionou uma Lei de sua autoria, onde abre possibilidades de incentivos fiscais para a região Noroeste Mineiro. Qual o cenário imaginado pelo Sr a partir desta lei?
Dep. Delvito Alves – Como parte de minha luta pelo desenvolvimento do Noroeste de Minas, apresentei o Projeto de Lei em abril de 2007, alterado pelo Substitutivo datado de 18 de junho do mesmo ano na Assembléia Legislativa, buscando uma política de desenvolvimento industrial para a região, no sentido de agregar valor às potencialidades econômicas da região. Depois de muitas lutas e com o decisivo apoio do Governador Aécio Neves, conseguimos sua aprovação na Assembléia e agora com a sanção do Governador, transformando nosso Projeto de Lei na Lei 18.399/2009, que reconheceu definitivamente a importância do projeto que irá transformar a nossa região. Imagino que essa lei será responsável por um imenso crescimento industrial no Noroeste de Minas, permitindo agregar valor à produção gerada por esse povo trabalhador da região, disposto a colaborar com a transformação do nosso Estado, contribuindo para elevar Minas Gerais no cenário nacional. Vai atrair novos investimentos, aumentando o número de novos postos de trabalho e também a arrecadação tributária dos municípios e do Estado. Ela será discutida com todos segmentos, vamos mostrar a sua importância e grandeza. Vamos lutar para colocá-la em prática. Vamos realizar uma audiência pública em Unaí, com a participação de Deputados e membros do Governo, talvez, no mês de abril ou maio do próximo ano, para discutirmos os seus impactos. O Governador Aécio Neves é um de seus maiores incentivadores, pois com a sua competência, determinação e planejamento a região noroeste de minas deixou de ser do futuro para ser a região do presente. Os investimentos, estímulos à produção, benefícios fiscais e tantos outros requisitos necessários ao processo de industrialização serão discutidos oportunamente. Ainda neste mandato parlamentar e quem sabe no próximo, vamos iniciar um trabalho visando elaboração de projetos que tem por finalidade mostrar a potencialidade econômica da região. O momento agora é de discutir a importância desta Lei para o Noroeste de Minas. As conseqüências e resultados serão discutidas na hora certa, mesmo contrariando o pensamento de muitos, que já estão antecipando a receita para o sucesso do Projeto de Lei de nossa autoria.

UPT - Esta Lei se limita ao Agronegócio?
Dep. Delvito Alves - Esta lei não se limita ao agronegócio. Ela irá trazer benefícios a todos os produtos da região Noroeste de Minas, atraindo investimentos nas mais variadas áreas. Com o crescimento e desenvolvimento da região, certamente ocorrerão investimentos em áreas que, até o presente momento, não estão plenamente aproveitadas, gerando uma intensa circulação de bens, serviços e produtos de todos os setores da cadeia produtiva e de diversas outras áreas econômicas. É claro que num primeiro momento o principal beneficiado por esta lei será o agronegócio, que já se encontra em um estágio de desenvolvimento superior aos demais setores econômicos, mas com certeza todos os outros serão beneficiados com os novos investimentos e com uma maior circulação de capital na região. Precisamos acreditar na valorização dos produtos que sustentam a nossa economia. O desenvolvimento e o crescimento regional no setor econômico ou social, precisa urgentemente destas ações.

UPT - Como tem sido a relação do Deputado Delvito com o Prefeito Antério?
Dep. Delvito Alves –
Desde que assumimos nosso mandato parlamentar tentamos viabilizar uma parceria de trabalho com o atual Prefeito de Unaí com o objetivo de implantar importantes projetos para o nosso Município. Mas, infelizmente, não recebi apoio do Poder Executivo, que se negou a firmar este importante entendimento, pois os beneficiados seriam exatamente as pessoas mais pobres e carentes que precisam tanto do Deputado quanto do Prefeito. Fiz o meu papel, pois independentemente das decepções e frustrações, em razão da falta de cumprimento do acordo político previamente estabelecido, quando o apoiamos para Prefeito em 2004 , para o seu grupo nos apoiar para Deputado Estadual em 2006, continuei insistindo na parceria a fim de beneficiar a população de Unaí. Superamos as dificuldades e conseguimos nos eleger, com o apoio de nossos amigos e companheiros, destacando o ex-prefeito José Braz da Silva com o seu grupo político e o PMDB. Mesmo diante desta traição, arquitetada pelos “donos do poder”, em nome da minha cidade Unaí, estamos dispostos a realizar uma parceria de trabalho, para viabilizarmos recursos para o nosso Município. Não se trata de uma parceria política, pois temos um compromisso leal e firme com o grupo de oposição, que por sinal se fortalece a cada dia. Aproveito a oportunidade para esclarecer aos unaienses que a estratégia empregada pelo Poder Executivo, que é a de usar recursos públicos destinados a contratação de inúmeras lideranças políticas em troca de apoio político para as próximas eleições, nasceu falida, pois além de usar dinheiro público, nas contratações mais absurdas da historia política de Unaí, não esta tendo o resultado esperado, ante a repulsa da sociedade sobre o empreguismo desenfreado na Prefeitura Municipal. Costumo dizer que para alguém conseguir um emprego na Prefeitura Municipal, basta dar uma voltinha comigo nas proximidades da Prefeitura, que no outro dia já esta empregado. Dessa forma, entendo que estou sendo um dos maiores geradores de emprego, uma vez que um número considerado de companheiros e amigos exercem cargos em comissão, com o intuito de apenas tentar enfraquecer politicamente o grupo de oposição. Aí a máquina administrativa não agüenta mesmo. Ainda bem que a população se despertou e está apenas esperando as próximas eleições, para dar um basta em tudo que esta acontecendo. A dificuldade de relacionamento com Antério fica por culpa exclusiva do Prefeito e de seu Vice, e com isto os prejudicados são as pessoas mais simples e humildes de nossa terra, pois Unaí deixa de receber inúmeros recursos relativamente importantes e projetos que poderiam estar sendo implantados em benefício do Município.

UPT - Tem havido cooperação pelo menos institucional?
Dep. Delvito Alves –
Ela não existe. Como já disse, por culpa exclusiva do Prefeito e de seu Vice. Vamos mudar esta administração e as coisas vão melhorar. Quando mudarmos este comando, tenho certeza que recursos destinados para o Município não mais serão devolvidos para os cofres do Tesouro Estadual. É difícil conseguir, quando consegue devolve. Isto é inadmissível e imperdoável.

UPT - Seu Gabinete já foi procurado por esta administração municipal para trabalhos em conjunto em prol de Unaí?
Dep. Delvito Alves –
Por inúmeras vezes coloquei meu mandato parlamentar e meu Gabinete à inteira disposição da Administração Municipal. Mas, infelizmente, uma estrutura parlamentar tão poderosa como esta não está sendo revertida em benefício da nossa população como deveria ser. A Administração Municipal nunca nos procurou ou sequer aceitou nosso auxílio na busca por melhores condições sociais para o nosso povo. Ao contrário, tentam de todas formas ofuscar as nossas conquistas, como aconteceu recentemente em um evento em nossa cidade, usando parlamentares experientes para proferir absurdos e denegrir a nossa imagem dentro de nossa própria casa. Mas, como sempre fui muito determinado em minhas ações políticas, vamos continuar lutando em defesa de nossa região. Se tiverem dúvidas de tudo aquilo que anunciamos e tornamos público como Deputado Estadual, basta somente me desmentir e desmoralizar, através de uma audiência conjunta com o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Quero apenas esclarecer que as divulgações de nossas conquistas são apoiadas pelo Governador Aécio Neves. Desde já, me coloco a inteira disposição daqueles que querem assumir a paternidade de nossas obras, que conseguimos graças a este extraordinário Governador de Minas Aécio Neves. Na verdade, percebe-se claramente que são legítimos caroneiros. Afinal, pegar carona em carro novo, não é nada ruim. Isto é o que eles estão tentando fazer. Época de eleição é assim mesmo, aparecem candidatos de outras regiões, que na busca de votos são obrigados a falarem o que não querem e o que não deve.

UPT - Seu mandato esteve, e está, a disposição da prefeitura de Unaí?
Dep. Delvito Alves –
Sempre esteve e continua a disposição da atual administração, pois, como já disse, esta parceria de trabalho, minha com o Prefeito é importante, em razão dos benefícios que são direcionados para a população de baixa renda e na elaboração de grandes projetos para o Município. Os que não querem e não deixam esta parceria de trabalho acontecer, vão pagar por isto no momento e na hora certa.

UPT - Na campanha de 2008 o Sr disse coisas duras sobre a atual administração de Unaí, como o Sr não foi processado, supõe-se verdadeiras. A regressão econômica de Unaí deve ser debitada na conta do Antério?
Dep. Delvito Alves –
Disse e volto a repetir. Esta é a pior administração da história política e administrativa de nossa terra. Não existe nada mais intolerável e repugnante do que a mentira. A população vive sob este clima. Não suporta mais. A marca desta administração é a mentira. Até nos parece que os artifícios empregados por Hitler durante o nazismo no período da segunda guerra mundial está presente entre nós. Não vamos permitir. Podem até continuar mentindo, mas a população vai ficar sempre sabendo. A estratégia do Governo Municipal é esta: mentir repetidas vezes, para transformá-la em verdade. Na condição de Deputado Estadual, como membro do grupo de oposição, temos que mostrar para a população, os absurdos e desmandos da máquina pública. Para resumir: A marca e o compromisso desta Administração é com a mentira. Precisamos de uma administração moderna, de quem na verdade entende ou tem facilidade para entender de Administração Pública, que planeja o futuro, uma administração mais humana e solidária.

UPT – Mesmo com a oposição do atual prefeito, o Senhor tem negociado algum recurso para Unaí?
Dep. Delvito Alves -
Quando as obras são de responsabilidade do Estado, naturalmente não dependemos do Prefeito e muito menos de seu Vice, que juntos tentam inviabilizar o nosso trabalho parlamentar na Assembléia, quando direcionamos nossas ações em defesa do Município. O importante de tudo isto é que a população está extremamente consciente vem acontecendo. A seguir citamos algumas de nossas conquistas, como Deputado Estadual: liberamos recursos na ordem de seis milhões de reais para reformar praticamente todas as Escolas Estaduais, incluindo a construção da Escola Politécnica no Bairro Cachoeira, atendendo pedido das Diretoras Escolares da rede estadual de Unaí; asfaltamento do trecho que liga a Penitenciária; Estação de tratamento de Esgoto também na Penitenciária; 190 mil reais para a construção de uma quadra poliesportiva construída no Bairro Bela Vista; Anel Rodoviário, com a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Preto, na altura do entroncamento que dá acesso as cidades de Arinos e Buritis, cuja licitação do Projeto de Engenharia será realizada no próximo dia 23 de outubro de 2009, para facilitar o escoamento da produção agrícola, em razão da construção do Terminal de Grãos em Pirapora; Asfalto de Unaí a Cabeceira Grande (um sonho de todos); Centro de Recuperação de Menores, obra orçada em oito milhões de reais, que será construída no Bairro Mamoeiro, com a geração de 160 empregos diretos; quatro ambulâncias, sendo uma tipo Van/Furgão para a Prefeitura no valor de 85 mil reais, uma para atender aos moradores dos bairros Novo Horizonte, Canaã, Cidade Nova e Iuna (ainda em poder do Prefeito, que se recusa a entregá-la aos Bairros), no valor de 40 mil reais, duas ambulâncias, sendo uma para o Distrito de Garapuava e outra para o de Ruralminas, nos valores de 80 mil reais; Uma Unidade Básica de Saúde no valor de 345 mil reais, para ser construída no Bairro Cachoeira e outra para o Bairro Canabrava no valor de 180 mil reais; a inclusão do Município de Unaí no Programa Proaero, para a construção de um moderno aeroporto de caráter regional, avaliado em aproximadamente 4 milhões de reais; 11(onze) viaturas para a polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros; recursos direcionados para várias instituições sociais, tais como Associações; apresentamos emenda ao Projeto de Reforma do Poder Judiciário e criamos mais duas varas cíveis para a Comarca de Unaí; apresentamos e aprovamos na Assembléia Legislativa, um Projeto de Lei - 896/2007 hoje transformado em Lei – 18.399, com a sanção do Governador Aécio Neves, instituindo uma política de desenvolvimento industrial, agregando valor aos produtos da região. Agora, vamos lutar para aplicá-la em sua plenitude, para transformar definitivamente a economia de nossa região para que se torne destaque no Estado de Minas.

UPT - A Superintendência Regional de Ensino virou briga política, onde todos querem ser os donos da iniciativa. Afinal, ela será instalada em Unaí ou será mais uma perca para a cidade?
Dep. Delvito Alves -
Estamos lutando pela implantação da Superintendência Regional de Ensino em Unaí, pois temos o compromisso do Secretário de Governo Danilo de Castro, do Vice-Governador Anastasia e também do Governador Aécio Neves. Esta luta se arrasta por muitos anos. Foi o Deputado Federal Antonio Andrade, que acompanhou a tramitação deste Projeto na Assembléia, quando era o nosso representante na esfera estadual. Atendendo, naturalmente, pedido do Prefeito e do Vice, recentemente alguns parlamentares prometeram a instalação da Superintendência de Ensino em Unaí. Todos sabem da nossa luta para que isto aconteça. A população não tolera mais esta mitomania por parte do Executivo. Sabiamente, para não ficarem futuramente desmoralizados, usam os parlamentares para dizerem que vão instalar a Superintendência. Se fosse verdade, quem estava falando sobre a implantação era o Prefeito Municipal. Como não é verdade, colocam os outros para falarem. Na hora e no momento certo, nós vamos instalar a Superintendência, pois conto com incondicional apoio do Governador Aécio Neves, do Vice-Governador Anastasia e do Secretario de Estado de Governo, Danilo de Castro, para atender aos anseios e as expectativas da classe educadora da região.

UPT - O Senhor acompanha de perto as administrações de Unaí e Paracatu, dá para fazer um paralelo?
Dep. Delvito Alves –
São as cidades que mais se despontam no Noroeste de Minas. Nos últimos anos, houve um avanço considerável. Hoje o noroeste de minas tem três legítimas representações políticas. Antonio Andrade na esfera federal, Almir Paraca e Delvito Alves, na esfera estadual. Quase todas as nossas ações políticas estão voltadas para o desenvolvimento e crescimento da região. Os outros Deputados aparecem oferecendo pequenas migalhas, em épocas de eleições. Eles não fazem nada pela região. Não se preocupam com grandes projetos para fortalecer a economia e, consequentemente, colocar a Região Noroeste em destaque econômico no Estado de Minas. Entendo que juntos desenvolvemos um destacado e diferenciado trabalho. Um trabalho de futuro, bem planejado e com resultados positivos. Hoje na condição de grandes produtores de grãos, Unaí e Paracatu, se projetam no cenário nacional. Juntamente com o Deputado Almir Paraca e Antonio Andrade, estamos desenvolvendo fortes parcerias de trabalho, em defesa do Noroeste de Minas. Graças às ações parlamentares do Deputado Almir Paraca a cidade de Paracatu se torna uma da cidade forte economicamente, pois tem levado grandes benefícios do Governo Federal e também do Governo Estadual. Acreditamos e estamos torcendo pela sua vitória nas próximas eleições, por se tratar de um parlamentar sério e comprometido com o desenvolvimento regional. Juntos haveremos de dar continuidade a este trabalho que iniciamos em 2007, quando assumimos uma cadeira na Assembléia Legislativa. Com o apoio do Governador Aécio Neves, temos feito um trabalho diferenciado tanto em Unaí quanto em Paracatu. Embora não exista legalmente, o voto distrital já esta armazenado no subconsciente de cada pessoa. Por isto, acredito muito em nossos projetos políticos para o ano de 2010, pois o eleitor sabe desta necessidade e não mais apostaria em candidaturas postas apenas para inviabilizar projetos que deram certos e muito bem avaliados pela maioria da população do Noroeste de Minas.

UPT - Unaí tem várias pequenas fábricas de confecções que trabalham de forma isoladas, o Senhor não vê a oportunidade de incentivar a formação de um pólo de moda em Unaí através de uma APL (Arranjo Produtivo Local), onde seu projeto vem a calhar, pois o setor de confecções está dentro do setor ajusante do agronegócio?
Dep. Delvito Alves –
Como disse anteriormente, a Lei 18.399/2009, que institui uma Política de Desenvolvimento Industrial para o Noroeste de Minas irá beneficiar todos os setores econômicos da região. Essas pequenas confecções, que integram o setor industrial, têm contribuído de forma muito importante para o Município de Unaí e certamente também serão beneficiadas por esta Lei. Estamos estudando e buscando inúmeras formas para incentivar o desenvolvimento industrial, econômico e social da região, para gerar emprego, trabalho e renda. O que falta para a região noroeste é isto. É nosso dever e nossa responsabilidade, como representante regional, trabalhar nesta direção.

UPT - O Senhor já mudou de partido de novo, está por enquanto no PTB, não tem medo do malabarismo partidário ser visto de maneira depreciativa pelo eleitorado?
Dep. Delvito Alves –
Nas últimas eleições fui eleito pelo Partido Trabalhista Cristão. A pedido do Governador Aécio Neves, filiamos ao DEM no início do ano de 2007, para facilitar a composição das Comissões Temáticas da Assembléia Legislativa de Minas. Agora filiamos ao PTB, por entender que a região Noroeste de Minas, não pode ficar sem uma representação política. O PTB sempre fez parte de uma coligação denominada CHAPÃO, composta pelos partidos PP/PSDB/DEM. Agora não mais fará parte desta coligação. O partido quer crescer. Vamos fazer no mínimo 07 deputados estaduais. Acredito que pelo trabalho que desenvolvemos na condição de Deputado Estadual, temos a absoluta chance de se eleger, inclusive pelo DEM. Mas, para efeito de segurança buscamos a legenda do PTB que com certeza irá viabilizar a nossa eleição. No PTB, quero permanecer para buscar a nossa identidade partidária em caráter definitivo. As filiações anteriores, em partidos considerados pequenos, foram no sentido de apenas viabilizar a nossa pretensão. Sempre lutando na superação de muitos obstáculos conseguimos atingir o nosso objetivo. Agora vamos fazer parte de uma agremiação política que também vai nos ajudar no futuro. Reconheço o quanto foi pertinente a sua pergunta. Mas, não nos restava outra alternativa, senão a de participar politicamente desta forma. Aproveito a oportunidade, para, mais uma vez, parabenizá-lo pelo seu blog, sobretudo pela sua coragem, independência e imparcialidade. Um forte abraço a todos.

sábado, 17 de outubro de 2009

Unaí pode mais. III - Com o Dep. Fed. José Santana.

Na opinião dos partidos políticos de oposição ao atual prefeito de Unaí, a cidade tem perdido muito por falta de articulação política com os Deputados diretamente ligados à região e a Unaí em particular, diante do exposto, o Blog Unaí Para Todos pergunta:


UPT - O Sr já foi procurado pelo atual prefeito para apoiar algum projeto do Município de Unaí?

Dep. José Santana - Prezado Geni, meu cordial abraço.
“Constantemente sou procurado pelo prefeito de Unaí para apoiar os bons projetos do município. Aliás, antes mesmo de o Antério ser eleito, ele já me procurava – como então presidente do PSDB de Unaí – para ajudá-lo na busca por soluções que diminuíssem o problema da infra-estrutura de Unaí.
Para as festas da cidade, não foram poucas as liberações que conseguimos junto ao Ministério do Turismo, a pedido do prefeito Antério, que sempre procurou fazer os eventos à altura que o povo de Unaí merece. Inclusive, já conseguimos liberar R$ 100 mil para o Carnaval de 2010 e o projeto já está sendo feito.

UPT - Na opinião do Sr, esta falta de articulação e sintonia da atual administração tem realmente trazido perdas para Unaí e seu povo? Ou isto é irrelevante?
Dep. José Santana - Em relação à pergunta na qual o caro amigo diz que os partidos da oposição acham que Unaí tem perdido por falta de articulação da atual administração, acredito que eles não estão acompanhando pela imprensa o número significativo de obras que está sendo conquistado para a nossa cidade. Posso citar algumas, como:
- Estrada Unaí x Brasília, que estava cheia de buracos. O prefeito Antério me procurou e conseguimos recursos para recuperá-la.
- Travessia Urbana de Unaí. Depois de muita luta, finalmente as obras serão concluídas, atendendo a um grande sonho da população. Já havíamos conseguido a liberação de R$ 5 milhões para o início das obras. Agora em setembro conseguimos, junto ao Ministério dos Transportes e ao Dnit, incluir no projeto de lei nº 59/2009 os recursos necessários para a finalização da Travessia, no valor de R$ 18.955.389,00.
- BR-251, trecho Boqueirão x Cangalha. Já conseguimos vários recursos e o asfalto já passa da divisa de Unaí. Agora conseguimos novos recursos para a concretização da obra. Com isso, a BR-251 será concluída em toda a sua extensão.
- Instalação da Superintendência de Ensino de Unaí. Há tempos atrás estive, juntamente com o Prefeito Antério, o vice-prefeito José Gomes Branquinho, o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Alcides Ribeiro e o nosso amigo senador Eliseu Resende, com o governador Aécio Neves tratando do assunto. Foi quando ele autorizou a instalação da Superintendência.
Na nossa visita ao Vice-governador, Professor Antônio Anastasia, em 04/05/09, ele ficou encarregado das últimas providências para a instalação da Superintendência ainda este ano. A reunião citada contou novamente com a participação do Prefeito, do vice Branquinho, do secretário municipal Alcides Ribeiro e de alguns vereadores.
- Recapeamento da pista do Aeroporto de Unaí. Conseguimos com o Vice-governador a autorização para liberação de recursos para a obra.
- Atendendo a nosso pedido, conforme oficio anexo, foi encaminhada uma equipe técnica ao município para ajudar a Prefeitura a encontrar a localização ideal para o futuro aeroporto da cidade. Isso porque, segundo levantamento feito pela Secretaria de Estado de Obras, o atual não comportará o crescimento da cidade.
- Canalização e urbanização do Córrego Canabrava. Hoje uma realidade que conseguimos através do Governador Aécio Neves.
- Campo de futebol com grama sintética e iluminação no Bairro Canabrava. Já conseguimos liberar os recursos.
- O mesmo aconteceu para outra quadra esportiva no Bairro Cachoeira.
- Melhorias para Unimontes. Destinei da minha emenda individual recursos suficientes para o novo Campus de Unaí.

UPT - Em que Unaí tem perdido nos últimos anos, na sua opinião?
Dep. José Santana -
Citei apenas algumas das muitas benfeitorias conquistadas para o nosso povo, as quais comprovam que Unaí não tem perdido, mas sim ganhado – e muito – com a atual administração.
Unaí está acima de qualquer possível divergência. Oposição se faz no período eleitoral, quando todos respeitam a posição de cada um. Está na hora daqueles que fazem oposição ajudar também no desenvolvimento da nossa cidade.

UPT - O seu Gabinete esteve aberto e a disposição de Unaí e da atual administração?
Dep. José Santana -
O meu gabinete sempre esteve à disposição de Unaí e da administração atual. Eu e o Prefeito Antério temos caminhado sempre juntos, na busca pelo desenvolvimento da cidade e pelo bem estar do seu povo.

UPT - Suas considerações finais ao povo de Unaí.
Dep. José Santana -
Lembrando que todas essas conquistas só foram possíveis graças ao empenho e coragem do prefeito Antério, que tem ao seu lado pessoas determinadas, como: o incansável vice-prefeito Branquinho; o secretário municipal Alcides Ribeiro, suplente de deputado estadual mais votado no município; todos os demais secretários, assessores e funcionários da Prefeitura que não têm medido esforços em prol de Unaí; e uma bancada competente na Câmara de Vereadores. Unaí está de parabéns!”

Deputado José Santana de Vasconcellos

Comentário UPT – O Deputado José Santana obteve em Unaí, na ultima eleição, uma carretada de votos. Mais do que natural ser ele o principal apoiador do nosso plantador de feijão, só que Unaí tem outros políticos a sua disposição que poderia estar sendo solicitados como está o Dep. J. Santana. Você pode pensar que os outros não fazem por que não quer; não é verdade, o planejamento do Município é feito pelo prefeito e as obras só andam a partir deste planejamento. Portanto o prefeito de posse deste planejamento vai em busca dos recursos para executá-lo. O Dep. J. Santana está fazendo aquilo que lhe é solicitado pelo poder público municipal. Na condição de principal apoiador do prefeito poderia, a pedido deste, coordenar esta bancada composta dos outros deputados que gastaria de ajudar Unaí. Se um faz o que diz o J. Santana imagine quatro, seria multiplicar por quatro os benefícios que Unaí receberia. Volto a repetir: Unaí pode mais. O Deputado JS elencou várias iniciativas suas em Unaí, ótimo! Está fazendo o seu papel. Quem não está correspondendo é o atual prefeito. O grande clamor do povo de Unaí é por emprego e renda e preposições neste sentido precisa-se das iniciativas do prefeito e não do Deputado, o Deputado vem a posteriore, após os andamentos do prefeito e este não se movimenta como bem disse o Ver. José Inácio. No quesito emprego e renda nenhuma iniciativa. Pau no Deputado? Claro que não! Ele não é prefeito. Devemos exigir do prefeito estas iniciativas concretas e não mentiras e enganações como as listadas pelo Ver. J. Inácio em sua entrevista neste mesmo espaço. Por ultimo quero agradecer o Dep. JS e principalmente sua assessora de imprensa, Erika, pelo empenho e boa vontade para com o Blog UPT. Aqui o espaço é democrático, como disse o Administrador do Unaínet, em nome de Unaí falaremos com todos. Sem exceção. Democracia se faz assim, com inclusão e não com exclusão como é a administração do atual prefeito de Unaí. Excludente.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A Industrialização do Noroeste

por Marco Aurélio Pereira *

Comentário UPT - Vale a pena ler este artigo do Marco Aurélio Pereira publicado no Unaínet e que vem de encontro ao que tenho debatido aqui no UPT e que estou com uma série de entrevistas engatilhadas nesta direção. Devemos somar esforços no sentido do desenvolvimento da região e de Unaí em particular. As cabeças pensantes(?) da atual administração de Unaí têm de sair da toca e discutir com a sociedade estes temas estratégicos para Unaí e região.

Ver Artigo original no link: http://www.unainet.com.br/artigo_marco_aurelio_pereira_outubro_2009.php

Unaí, 14 de outubro de 2009 - Um tema recorrente e salutar discutido pelos unaienses e todos os noroestinos, seria a possibilidade e a necessidade de alavancar a economia dos municípios do Noroeste de Minas através de sua industrialização, o que geraria a criação de empregos diretos e indiretos e por conseqüência a distribuição de renda para nossa população.

Ocorre que, para que possamos tornar viável este anseio de toda essa importante região, alguns pontos devemos analisar e ficar atento.

Inicialmente cumpre ressaltar, que o Noroeste de Minas, os municípios de Unaí e Buritis, fazem divisa com municípios goianos Cristalina e Formosa e ainda tem proximidade com o Distrito Federal (Brasília), que tem em sua legislação tributária alíquotas inferiores às praticadas no Estado de Minas Gerais.

A importância desse apontamento deve-se pela legislação estadual diferenciada tanto do Estado de Goiás, quanto do Distrito Federal, fator que é preponderante na instalação de um complexo industrial em nossa região, intitulada por alguns de “guerra fiscal”.

Outros pontos técnicos ainda são de extrema importância na definição por parte das empresas e/ou empresários, na escolha deste ou daquele município para iniciar suas atividades industriais, senão vejamos:

Infraestrutura em transportes: o noroeste especificamente é “cortado” por boas rodovias em condições de trafegabilidade – tanto estaduais como as federais - capazes possibilitar um escoamento eficiente de suas safras, cumpre destacar que o plano do governo estadual de asfaltamento das rodovias estaduais – o festejado PROACESSO - ligando todo município mineiro a capital do estado - melhoraria a estrutura viária já existente, havendo deslocamento das safras com um custo competitivo.

Outro fator fundamental, seria a matéria prima, onde na vocação agropecuária da região temos em abundância: (a carne, o leite, a soja, o milho, o algodão) dentre outros, que dariam suporte a produção industrial, e criando uma cadeia produtiva sem precedentes nesta região.

A energia, também é elencada como de suma importância para a viabilidade e/ou implantação de uma indústria, neste caso com a construção da Hidrelétrica de Queimados, em um consórcio realizado entre a CEMIG e CEB, viabilizou o aumento e/ou geração de energia no noroeste, somados ao investimentos nas linhas de transmissão também realizados;

Quanto à mão de obra qualificada, já vem sendo esta preparada e disponibilizada nas cidades noroestinas, pois há mais de uma décadas foram instaladas faculdades, a exemplo dos municípios de Unaí, Paracatu, etc, disponibilizando o profissionais necessário a esta demanda.

E por último, outro ponto clássico para o surgimento das indústrias temos o mercado consumidor, que com o mundo globalização, devemos pensar não só em uma região mas até na possível exportação dos produtos que serão aqui produzidos.

Neste quesito (mercado consumidor), destacamos a proximidade do noroeste com uma das maiores regiões metropolitanas já existentes no país, ou seja, Brasília, cercada de suas cidades satélites e demais cidades do estado de Goiás, inclusive sua capital (Goiânia), e ainda, as cidades do noroeste mineiro.

Ademais, esta região já firmou sua vocação produtiva no cenário estadual e federal, pois, colheita após colheita, o município de Unaí, vem mantendo sua posição de primeiro lugar no ranking produtivo no estado, seguido do município de Uberaba, e de outro município noroestino, o de Buritis, não podendo de deixar citar outros importantes municípios como Paracatu e Arinos.

Assim, fica uma indagação:

O que estaria faltando para alavancar esta importante região em sua fase de industrialização?

Após analisar de forma simplória e sem pretensões, acreditamos que nossas dificuldades de industrialização, esta adstrito a um ponto de básico para este desenvolvimento, qual seja, uma legislação fiscal (aos moldes de uma zona franca) e e liberação de recursos através do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG e/ou Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, instituições criadas com este propósito e capazes de promover o desenvolvimento industrial de uma região.

Explica-se: dentre todos os pontos necessários para a instalação de uma industria, chegamos a conclusão que somente uma legislação fiscal (isenções, diminuição da carga tributária) e a disponibilização de recursos (com incentivo financeiro dos governos estadual e federal) poderiam dar início a um novo ciclo de desenvolvimento no noroeste de minas.

Nunca é demais esquecer que a agricultura e pecuária novamente, vem sendo responsável pela recuperação brasileira frente a crise “vivida” pela economia mundial, e que a proximidade de um complexo industrial, incentivaria ainda mais o aumento da produção já existente por aqui.

Na defesa de medidas que fomentem a industrialização do noroeste mineiro, através de uma nova legislação e liberação de recursos via banco de fomento, podemos afirmar que tanto a nível da assembléia legislativa do estado, quanto na Câmara de Deputados, é certo afirmar que o noroeste possui uma bancada de deputados, que de braços dados podem apresentar e sustentar a viabilidade destes projetos.

Somados a vontade política de fazer valer a vez do noroeste, combinado com as terras produtivas aqui existentes, podemos com este “carro chefe” da economia brasileira - a produção agrícola e pecuária - agregar valores aos produtos aqui produzidos, via industrialização, gerando renda e benefícios para nossa região, para Minas Gerais e por não dizer ao Brasil.

Assim esperamos!!!

* Marco Aurélio Pereira

O autor é Procurador Geral do Município de Unaí e

Presidente do Partido Progressista - PP (Unaí)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Merece a nossa consideração.


UPT - O Administrador do Unainet, Nieto, fez este belo relato na seção "comentários" do UPT no post "Masoquismo extremado. II" que merece subir para a página principal. Aproveito para testemunhar sobre a veracidade de suas palavras no que concerne ao PT, a mim e ao Dr Ribamar, o Unainet nunca nos negou espaço.

por José Augusto Nieto

Em relação à imprensa de Unaí posso explicar o que ocorre com o UnaíNet. O site não teve orígem em um grupo político, nem existe para dar suporte a qualquer projeto de qualquer grupo. Sempre demos espaço a todos os segmentos da cidade.

Quanto à Prefeitura sempre procuramos ter boa vontade, apesar das verbas miseráveis que sempre ofereceram pela divulgação institucional. O problema ocorre quando algumas pessoas não aceitam que a oposição tenha voz no UnaíNet. E esse direito da oposição nós não negamos. Por isso hoje a divulgação institucional da Prefeitura não é vista no UnaiNet, apenas as materias de interesse público que pescamos no site do município. As verbas públicas são legais, e bem-vindas em qualquer empresa, desde que desacompanhadas de censura a adversários. No caso atual da Prefeitura em relação ao UnaiNet, o governo preferiu não ver suas matérias ao lado das matérias institucionais e notícias do deputado Delvito Alves. E não foi a primeira vez que fomos excluídos da verba municipal por dar espaço ao deputado. Nas últimas eleições legislativas (2006) também fomos brindados com o corte, por dar espaço ao então possível candidato a deputado. Nem por isso deixamos de continuar nosso trabalho, divulgando Unaí e suas empresas na internet. Não quebramos, crescemos, e somos o site mais potente, mais acessado de todo o Entorno de Brasília e do Noroeste de Minas. Chegamos aos 100 mil acessos mensais, auditados pelo Google Analytics.

Sobre as verbas públicas municipais para publicidade institucional, as informação são de domínio público. A Câmara Municipal disponibiliza em seu site. A Prefeitura não o faz, pelo que sei, mas basta solicitar, que é um direito de todo cidadão. Quanto ao Governo Municipal, lembro aqui que foi o UnaíNet que acompanhou todo o doloroso processo que envolveu as eleições de 2004. Foi o UnaíNet que foi atacado por jornais como Folha e Jornal do Brasil. Foi o UnaíNet que foi processado e censurado pelo Ministério Público por colocar a opinião de cidadãos de Unaí, enquanto lá fora a cidade era enxovalhada na mídia. Na época, nem faturar conseguíamos, estávamos no meio do fogo cruzado, e literalmente ficamos muito abaixo do vermelho nas finanças. Por isso, quando hoje algumas almas choronas que cercam o prefeito se satisfazem em intriga-lo contra nosso veículo e cortar nossas verbas, não nos preocupamos porque sabemos que realizamos nossa função de tentar informar da forma mais democrática que podemos.

Também acreditamos que as verbas públicas de comunicação devem servir para informar a população, divulgar o potencial do município, atraindo investidores e fazer campanhas educativas na imprensa, e não apenas servirem para o enaltecimento dos governantes.

O UnaíNet está aberto a todas as correntes de opinião. Só não pode xingar a mãe.

Aguardem.

Caro amigo Geni,

Quero, primeiro, agradecer-lhe por esta extrordinária oportunidade de
participar de seu "blog". A partir de hoje, 15/10, vou viajar para o interior, para cumprir a minha agenda política. Mas, lhe prometo que na próxima semana, responderei as perguntas a mim enviadas.

Abraços,

DELVITO ALVES
DEPUTADO ESTADUAL

Masoquismo extremado. I

O Ex-Vereador Donizete do Novo Horizonte foi eleito na legislatura passada dentro do arco de alianças do atual prefeito; brigou com o plantador de feijão e mudou de partido, foi para a oposição. Dentro do novo cenário, disputou a reeleição e perdeu, agora volta para debaixo do guardachuva antigo, mas sem voto (no parlamento). Só saiu de lá para perder o mandato. É como diz aquele bordão: Eu me odeio!

Masoquismo extremado. II

O Ex-Vereador Betinho do INPS, é INPS mesmo, das antigas, ficou com inveja do Donizete e também está de regresso à nova casa, do plantador de feijão. Descobriu tardiamente que ama a dupla AnteBranq e lhes pedem perdão de joelhos dobrados. Aliás, dobrar os joelhos para ele não é nenhum sacrifício, pois faz isto todos os dias diante do "senhor". Tanto o Donizete como o Betinho descobriram que a vida fora das benesses da viuva (prefeitura) é sofrida e penosa. Percebemos o quanto é difícil fazer oposição em uma cidade onde a prefeitura é a maior empregadora, não há massa salarial na iniciativa privada para empregar as famílias, movimentar o comércio e por consequencia forjar um mercado publicitário capaz de sustentar uma imprensa livre (ou menos dependente das verbas da prefeitura).

Agora dá para perceber o por quê do PT ainda não ter feito um Vereador em Unaí. Quando uma liderança do partido se desponta, recebe "propostas" e promessas do então prefeito e seus prepostos e com isto o partido é sempre dilapidado, mais fraco a cada eleição.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

No Palácio do Planalto



Em solenidade no Palácio do Planalto o Prof. Dr. Ribamar reencontra velhos amigos. Amigos de antes do Gov. Lula. O hoje Ministro Paulo Bernardo o comprimentou com carinho. O Presidente do Incra Rolf Hackbart também era um velho conhecido, desde quando ambos eram assessores, ele da Maninha e o Rolf do então Dep. Aloísio Mercadante. E eu lá era apenas um aprendiz de fotógrafo.

As reuniões do PT era a sua apoteose


A militância do PT ainda não estava preparada para os grandes debates que o Prof. Dr. Ribamar estava acostumado. Polemico por natureza, inteligente pela graça divina e devoção nordestina; gostava de debater, mas o povo de Unaí não gosta de debates acalorados. Muitos não sabem distinguir o Filosófico, conceitual e programático do lado pessoal. Muitas das vezes eu tinha de lhe negar a réplica para o outro lado não se sentir derrotado e ferido. Dentro do MST estava boa parte de seus amigos: Parazinho, Goiaba e outros.

Quanta falta você nos faz.


A impugnação de sua candidatura a vereador foi um duro golpe em seus sonhos, deixou todos os seus amigos desolados e perplexos. Como era possível um Advogado que cuidava de todos e esquecer de si próprio? Mas este era o Prof. Dr. Ribamar. Como gostava de ajudar quem o procurava...!!! Entre seus grandes amigos não pode ficar de fora: Nieto, Vilmar da Tabocas, Serginho.
Obs: Há muito não via o Dep. Virgílio Guimarães tão radiante como neste dia.

Quantas saudades...!!!


Hoje amanheci com o coração apertado. Quase chorando, passei o dia todo pensando em um grande amigo que se foi de maneira inesperada. Prof. Dr. Ribamar deixou saudades em todos os seu amigos. Ele tinha uma paixão alucinada por Unaí, como ele amava seus amigos. Me desculpe, mas vou citar alguns. Jaime, Pastor Rafael, Manoel do STR, Valdivino, os servidores do Regente Hotel, Vicentinho do PT, Edgar do Brejinho, Zé da Paz, etc.. Agora os seus alunos... estes ele tinha não como amigos e sim como filhos.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Unaí pode mais. II. Dep. Toninho Andrade, PMDB.

Na postagem “Unaí pode mais. Ou podia!” eu afirmei que a falta de articulação política do atual prefeito de Unaí junto aos Deputados a disposição de Unaí estaria causando imensos prejuízos ao município e conseqüentemente ao seu povo. O Blog Unaí Para Todos estará, a partir de hoje, ouvindo personalidades importantes para Unaí sobre este tema. Personalidades da oposição e também da situação. É ensurdecedor o silêncio da sociedade Unaiense sobre os interesses da cidade. Esperam tudo dos “coitados” dos vereadores de oposição, do Poder Judiciário e Ministério Público; só que estes órgãos representantes da lei só atuam mediante denúncias fundamentadas em provas. O pior é que em Unaí todos querem denunciar em off, mas ninguém quer ser testemunha para provar o ilícito. Em Unaí, o silencio assemelha aos morros e favelas cariocas e das nossas metrópoles. Em um batepapo rápido, perguntei ao Deputado Antônio Andrade, PMDB, algumas questões e com esta justificativa:

Na opinião dos partidos políticos de oposição ao atual prefeito de Unaí, e de grande parte da sociedade, a cidade tem perdido muito por falta de articulação política com os Deputados diretamente ligados à região e a Unaí em particular, diante do exposto, o Blog Unaí Para Todos pergunta:

UPT - O Sr já foi procurado pelo atual prefeito para apoiar algum projeto do Município de Unaí?

Dep. Toninho Andrade - Não

UPT - Na opinião do Sr, esta falta de articulação e sintonia da atual administração tem realmente trazido perdas para Unaí e seu povo?

Dep. Toninho Andrade - Sim.

UPT - Ou isto é irrelevante?
Dep. Toninho Andrade - Não, é muito relevante. Acredito que o prefeito deveria articular, junto às lideranças da região, ações políticas que beneficiam Unaí.

UPT - Na sua opinião, em quê Unaí tem perdido nos últimos anos?
Dep. Toninho Andrade - Unaí era a cidade que mais crescia no Noroeste de Minas. Era líder em desenvolvimento. Mas de um tempo pra cá Unaí regrediu em todos os aspectos do desenvolvimento. É a cidade de maior importância no Norte do Noroeste de Minas e por isso não deveria perder seus benefícios.

UPT - O seu Gabinete esteve aberto e a disposição de Unaí e da atual administração?
Dep. Toninho Andrade - Sim, tanto que já destinei recursos, via prefeitura, por meio de lideranças e vereadores da cidade e, ainda, recursos para as escolas estaduais. Estou agindo motivado pelas lideranças locais. Outro exemplo é a situação da Vara da Justiça do Trabalho que não saiu de Unaí devido a uma ação nossa junto à Regional de Minas Gerais. Ao lado da OAB de Unaí, do doutor Romualdo, entramos em contato com a Regional e conseguimos manter a Vara do Trabalho em Unaí.

UPT - Suas considerações finais ao povo de Unaí.
Dep. Toninho Andrade - Tenho uma grande admiração, respeito e gratidão pela população de Unaí, pelo seu apoio e amizade. Estarei sempre à disposição da população. Espero que Unaí volte a ocupar seu espaço no desenvolvimento do Noroeste Mineiro.

Comentário UPT - Note que o Dep. Foi econômico nas palavras, mas disse tudo que poderia dizer e que nós, unaienses, não merecíamos ouvir e ele, Deputado, disse com muita tristeza. É inegável que Unaí pode mais! Uma administração que não age em todas as frentes para beneficiar seu município, é uma administração lesa-município. E está cometendo crime de responsabilidade. Se o nosso Poder Legislativo Municipal tivesse um mínimo de isenção política, fosse menos alienado e tivesse um pouco de amor à Unaí exigiria um pouco mais de sabedoria do atual prefeito. Alguns projetos só podem ser desenvolvidos com o empenho da prefeitura, o prefeito é o timoneiro desta empreitada, o Dep. Toninho disse que está agindo em Unaí de maneira periférica, muito aquém de suas possibilidades. Uma ação mais efetiva em temas estruturantes e de maior monta, recursos, só através da articulação do prefeito.
Em resposta à alguns questionamentos, gostaria de afirmar que este Blog não é do PT e nem para o PT específicamente e sim para Unaí. Cem por cento Unaí e neste contexto o PT se insere.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Entrevista com o Ver. José Inácio - PMN.

UPT – Os eleitores de Unaí o reconhecem como um bom vereador e que tem desempenhado bem suas funções como oposição. O senhor esperava por este reconhecimento?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – O reconhecimento da população sobre o meu desempenho como Vereador é fruto de muito trabalho e da seriedade em que pauto minhas ações parlamentares. Minha participação ativa na defesa dos interesses do Município e nas discussões de temas e projetos que são levados à Câmara tem sido motivo de muitos elogios por parte da população. Sou incisivo e comprometido com o cumprimento de nossas leis e na defesa das prerrogativas do Vereador. Talvez eu seja o Vereador com maior produção legislativa da Câmara de Unaí. São muitas e boas as Leis de minha autoria que, lamentavelmente, e, por mero equivoco político, não encontram respaldo nas ações do Poder Executivo. No entanto, continuo a desempenhar com afinco e retidão as atribuições que o povo me confiou. Ser Vereador é ter compromisso com o povo. Isso não me falta.
Quanto a minha atuação como oposição ao atual governo, quero deixar claro que todas minhas manifestações são no sentido de que o Executivo atenda às normas legais e os princípios básicos que norteiam a administração pública, em especial a legalidade, a transparência, moralidade, razoabilidade, impessoalidade e a publicidade de seus atos, o que, apesar de nossa luta, infelizmente, não vem acontecendo. Na minha concepção a oposição tem importância fundamental na defesa dos interesses da coletividade, porque tem o dever de apontar os erros a serem corrigidos, além de indicar o caminho da legalidade, por isso cumpro com altivez esse papel. O reconhecimento da população é o reflexo de minha luta na defesa dos interesses do município e, por fim, do povo unaiense.
UPT – É difícil ser oposição em Unaí?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - O Poder Executivo local exerce uma pressão muito grande sobre a oposição. Faz uso deliberado da máquina administrativa para induzir nossos companheiros a votarem em seus candidatos. Tenho combatido com veemência essa atitude, pois ela não coaduna com a moralidade administrativa. O difícil em ser oposição em Unaí se fundamenta, sobremaneira, no fato de não possuirmos meios de comunicação direta com a população. O Governo Municipal gasta recursos financeiros equivalentes ao orçamento de uma Secretaria Municipal para fazer publicidades com promoção pessoal e não com a publicidade institucional permitida por lei, o que é gravíssimo. Usa o poder econômico para intimidar a imprensa o que, seguramente, traz um reflexo negativo para o município vez que a população não é informada, em sua inteireza, dos atos do Executivo. Usa carros (muitos), usa maquinas, usa tratores, usa telefone, usa combustível, distribui bens e serviços públicos, usa uma enormidade de empregos em comissão em troca de apoio e voto, o que não é correto e nem permitido por lei. Enquanto isso, a oposição, sem qualquer recurso financeiro, anda a pé, usa seus poucos recursos para fazer o “corpo a corpo” com o fim de esclarecer a população a respeito destes desmandos. Veja que não é fácil. Mas, o movimento oposicionista tem ganhado força graças à arrogância do Executivo, às suas trapalhadas e o não cumprimento das promessas de campanha e as do dia a dia feitas pelo Prefeito Municipal. Tenho feito minha parte mostrando à população que merecemos um governo melhor, um governo totalmente diferente e que seja voltado para o povo; um governo impessoal e não para beneficiar e proteger alguns. O povo está mais consciente disso e, por certo, não dará mais aval a essa situação e, como detentor do poder do voto, vai determinar a mudança de rumo. Por isso, no momento certo, mostraremos nossa força.
UPT – O Executivo Municipal cumpre com o preceito legal de envios de informações solicitadas pelo Legislativo?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Não. O Governo Municipal de forma intencional não cumpre sua obrigação legal em fornecer as informações solicitadas pela Câmara. Todavia, devemos fazer mea culpa e destacar a lamentável omissão do nosso Legislativo, através de sua presidência, aliada incondicional do Prefeito, que não toma as medidas judiciais cabíveis para fazer prevalecer as prerrogativas do Vereador em obter as informações do Executivo. Nada há de errado em ser aliado desse ou daquele Chefe do Executivo. O que não pode é que essa aliança venha prejudicar as atividades do parlamentar, retirando-lhe, por omissão ativa, os meios legais e constitucionais de controle e de requisição de informações. Quando isso acontece, resta claro que aí está o reflexo do enfraquecimento do Legislativo municipal, tão criticado pela população, que por vezes, questiona sobre sua existência e necessidade. Essa omissão do Executivo e da Câmara tem dificultado muito o trabalho dos Vereadores. O Governo do Prefeito Antério Mânica exerce influência muito grande sobre seus Vereadores, ou seja, dos Vereadores de situação, retirando-lhes, não raro, a autonomia de vontade e de ação. Reconheço em muitos a vontade de atuação, mas, falta-lhes a autonomia, o que é lamentável para um homem público eleito para fiscalizar. A ação do Executivo, no caso, enfraquece e mancha a importante missão institucional do Poder Legislativo.
UPT – O Poder Legislativo é o centro de excelência de discussões estratégicas. Em Unaí acontecem estes debates programáticos?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Na verdade, o Legislativo é o poder mais democrático dos poderes. É onde se ouve a população, onde se discute, onde tudo é decidido por um colegiado. Para nossa tristeza, o anunciado Governo Participativo não existe em Unaí. É tudo decidido a dois no Poder Executivo. Nem os próprios Vereadores de situação sabem das medidas adotadas pelo Governo. Devido ao posicionamento da base de sustentação do Executivo na Câmara, o Poder Legislativo tem ficado à margem das grandes discussões de interesse do Município. Não obstante, sempre tenho levado essas matérias ao Plenário para o conhecimento dos Vereadores e, principalmente, da população, isso na tentativa de não deixar que o Legislativo local se torne apenas um “Poder Homologador” da vontade do executivo local. Mas confesso não tem sido fácil.
UPT – O senhor está no seu terceiro mandato de Vereador. Pretende aposentar como tal ou construir uma ponte ao Executivo Municipal na próxima?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Tenho verdadeira paixão pelo Poder Legislativo. Contudo, o dia em que não tiver mais ambição, melhor será deixar a política. Tudo na política acontece espontaneamente. Tenho trabalhado para ter o reconhecimento do povo unaiense e, se for merecedor da confiança de grupos políticos e também da comunidade, não terei dúvida em aceitar uma candidatura ao cargo de Prefeito. Já atuei no Executivo, tenho larga experiência legislativa, sou conhecedor das leis e dos problemas do nosso município. Conheço as carências de nosso povo. Já recebi incentivos nesse sentido, tanto do meu quanto de outros partidos políticos, além de ter, caso candidato majoritário, o apoio do meu irmão e Deputado Delvito Alves. Acredito que minha atuação como cidadão e como parlamentar me credencia a postular o cargo maior do Palácio JK.
UPT – O Senhor não acha a oposição de Unaí frágil em termos de atividades próprias e no diálogo com a população?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - Como disse anteriormente, boa parte da oposição unaiense encontra-se intimidada e com receio de atuação ante a influência do poderio econômico do Prefeito Municipal sobre as instituições e sociedade organizada unaiense. O pior é essa intimidação é exercida com dinheiro público vindo de nossos impostos. A oposição unaiense tem tido imensas, para não dizer intransponíveis, dificuldades na imprensa local isso devido às pressões vindas da Prefeitura. Você nota e vê tudo isso claramente. No entanto ela não está inerte. Ela movimenta. O povo já consegue ver. A eleição do Deputado Delvito Alves deu nova vida aos oposicionistas unaienses e seu excelente trabalho para Unaí e região representa uma força a mais. Mas, mesmo diante destas dificuldades, que serão passageiras, adianto-lhe que temos um projeto para administrar Unaí com simplicidade e eficiência. Projetos faraônicos e inexeqüíveis estão fora do nosso programa. Devemos sonhar sempre, mas acordar com os pés no chão.
UPT – Na história política de Unaí, algum vereador se elegeu Prefeito? Em caso afirmativo, qual?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - Não. Unaí nunca elegeu um Prefeito que tenha passado pelo legislativo unaiense. Isso demonstra a fragilidade do Poder Legislativo. A influência do Executivo deixa o Legislativo muito frágil para lançar uma candidatura majoritária. Se conseguirmos resgatar e fizermos prevalecer a independência dos poderes, o Legislativo será forte e assim conseguirá fazer um Prefeito vindo de seu seio. Nossa esperança é que isso aconteça muito em breve. Registro que apenas um Vereador, o Sr. Rosival Francisco de Oliveira, conseguiu articular uma candidatura a Prefeito em Unaí, porém, sem sucesso.
UPT – O que o senhor acha do inchaço da prefeitura por cabos eleitorais?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO - Na história política unaiense jamais presenciamos tamanho absurdo e desrespeito à população. O Prefeito e seu vice estão usando o Município e todos seus recursos financeiros em projetos pessoais. Já denunciei publicamente essa prática ilegal e abusiva da administração. Mais grave, gravíssimo, ainda é que tramita na Câmara Projetos de Leis criando mais 5 (cinco) Secretarias e cerca 200 cargos e funções gratificadas destinadas só para acomodar apadrinhados políticos do Prefeito. Não concordo com essa prática, até mesmo porque ela é ilegal. Se esses Projetos vieram a ser aprovados, em defesa do nosso Município, farei denúncias junto ao Ministério Público Estadual e onde mais possível for para evitar essa sangria aos cofres públicos em detrimento das necessidades de nosso povo, para não falar de outras, veja as condições de atendimento do Hospital Municipal. Não posso admitir que em nosso Município onde os investimentos estejam cortados, por Decreto desse mesmo Prefeito, e os serviços públicos não atendem aos anseios da população, venha se criar mais 5 Secretarias e centenas de cargos para só cumprir compromissos pessoais de empreguismo feitos pelos administradores do Município. A promessa foi criar emprego e renda na iniciativa privada. Isso, também, eles não cumprem.
UPT – O Prefeito alardeou a vinda de um gigantesco frigorífico e grandes investimentos da Parmalat. Até agora nada. O que aconteceu?
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Infelizmente, tudo não passou de uma irresponsável articulação política. Tudo aconteceu no ano da campanha eleitoral. Tínhamos um frigorífico que abatia 250 cabeças/dia. O Prefeito prometeu que o novo frigorífico abateria 1.000 cabeças/dia o que geraria centenas de emprego. No final, o que se conseguiu foi fechar o frigorífico que já tínhamos. Muitas famílias ficaram desempregadas com a essa irresponsabilidade. Com o conhecido “Caso Parmalat” não foi diferente. A promessa foi um gigantesco projeto de apoio ao homem do campo, inclusive com o financiamento de 40 vacas leiteiras para cada produtor. Muitos venderam seus rebanhos para aderir ao projeto e hoje amargam os prejuízos oriundos das promessas do Prefeito. O curioso é que em ambos os casos o município, através do Prefeito e Vice, avalizaram toda a negociação. Pior ainda é que eles já sabiam que ambas as empresas eram insolventes. O que se comenta é que a única intenção dos envolvidos nas negociações era usar o município para fazer levantamento de verbas junto a instituições financeiras, o que de fato ocorreu. Para nossa decepção nada veio para Unaí. Em ambos os casos o nosso município foi usado em projetos pessoais e eleitoreiros.
UPT – Suas considerações finais:
VEREADOR JOSÉ INÁCIO – Quero parabenizar o Blog Unaí Para Todos pela divulgação de matérias de interesse da comunidade e agradecer a oportunidade de poder falar aos unaienses e dizer que estou atento e atuando sempre na defesa dos interesses do Município. Na oportunidade, quero conclamar a comunidade unaiense para que acompanhe de perto as ações da Prefeitura e nos ajude a fiscalizar os atos do Poder Executivo e as ações do Legislativo, pois só assim alcançaremos dias melhores para nossa gente. Abraços a todos.

Em tempo: O projeto de criação das cinco secretarias, reportado acima pelo entrevistado, foi aprovado ontem, 05/10/09, pelo placar de 7x3. E será votado em segundo turno na próxima reunião da Camara. A entrevista foi concedida no dia 03/10/09.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Cadê o povo de Unaí?

De acordo informações do Gabinete do Vereador José Inacio, PMN, e publicado em unainet.com "...o próprio município editou um Decreto prevendo o corte de investimentos, notadamente os oriundos de convênios com outros entes federativos." Isto na prática quer dizer que a prefeitura não tem um vintém furado para bancar contrapartida em convênios com governo Estadual e Federal. O município é dependente destes convênios para fazer obras, seja na infraestrutura, saneamento, saúde, educação , etc. Mas o nosso plantador-de-feijão-mor está querendo criar estruturas funcionais para abrigar mais cabos eleitorais para bancar a eleição de seu apadrinhado em 2012. Sua meta é atingir, de saída, quinze mil votos através das nomeações e dos servidores efetivos amedrontados, que não têm coragem de se levantarem contra esta irresponsabilidade fiscal ululante. O povo de Unaí não pode se calar diante deste patrimonialismo, destes govenantes que pensam que pelo fato de ter ganho a eleição pensam que a prefeitura pertencem a eles. Querem fazer na prefeitura o que jamais fariam em suas fazendas e empresas. Nas suas propriedades particulares eles aplicam uma administração enxuta, como devem ser, mas no poder público o inchaço abissal e desnecessário para o bom andamento da administração. É de se perguntar: cadê os Excelentíssimos Vereadores, sejam de oposição ou de situação, não importa, o que devam interessar a todos é a saúde financeira do município para que consiga fazer face aos investimentos que o povo e o município precisam desesperadamente. Não podemos nos calar diante desta afronta e desrespeito e dilapidação do ptrimônio do povo de Unai, construído ao longo dos anos com muito sofrimento.
Coitado do Ver. Zé Inácio, será que pregará sozinho contra os desmandos dos donos do poder? será que terá a mesma sina dos fiscais que outrora tentaram cumprir com suas obrigações? Por que os outros se calam? cadê a sociedade (des)organizada de Unaí? a saber: OAB, CONTABILISTAS, MÉDICOS, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, SINDICATOS, PROFESSORES, ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, COOPERATIVAS. Manifestemos agora ou nos calemos para sempre.

sábado, 3 de outubro de 2009

Boa impressão

Ainda não havia tido a oportunidade de conversar com o Ver. Zé Inácio (PMN) de maneira significativa, fiz isto ontem, 02/10/09, quando ele me recebeu em sua residência. O que pude perceber nesta oportunidade é que ele não é um político arrogante, nem presunçoso e nem egocêntrico. Percebi também que ele lida muito bem com a crítica, com o contraditório; caracteristicas essenciais à um político moderno, plural e republicano. Tive, também, uma outra impressão: esta só vou revelar após a divulgação de uma estrevista que ele concedeu ao UPT, no mais tardar estará na rede até quarta. Aguardem.