Translate

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Lideranças políticas.

É comum no mundo político, ou organizacional, dizermos que fulano é uma liderança, que determinada empresa ou partido político cresceu e vai bem em função da liderança de seu chefe ou presidente. Ouvimos também determinadas adjetivações, tais como: Fulano é um líder carismático, sicrano é um líder visionário. Mas afinal o quê vem a ser um líder, quais suas caracteríticas, ou traços essenciais? Primeiro uma definição para a liderança: "Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas".
Seria simplório falarmos de liderança sem recorrermos às teorias embasadas em pesquisas científicas pelo mundo. Vou aqui apenas enumerar algumas teorias que sustentam os estudos sobre lideranças. 1ª é a teoria dos traços; 2ª, teoria comportamentais; 3ª, a pesquisa desenvolvida pela Ohio State University, onde foi analizado mais de mil traços característicos de liderança, concluindo em duais categorias: Estrutura Inicial e Consideração; 4ª, Estudos de Michigan University, concluindo em Liderança orientada para o empregado e liderança orientada para a produção. Coincide com a pesquisa de Ohio. 5ª, Teoria da Grade Gerencial; 6ª, Teorias Contigenciais, esta teoria agrega um vasto leque de estudos; 7ª, Teoria Situacional; 8ª, Teoria da Troca Líder-Membro (TLM); 9ª, Teoria Caminho-Objetivo; 10ª, Teoria de Atribuição de Liderança; 11ª, Teoria da Liderança Carismática; 12ª, Teoria da Liderança Visionária e a última: são os estudos em que buscam diferenciar a Liderança Transacional da Liderança Transformacional. Afinal, concretamente o que há de diferentes nestas pesquisas todos? Nada. Todas convergiram para os mesmos tipos de lideranças: Lideranças Orientadas para Tarefas e Lideranças Orientadas para Pessoas.
No mundo político destacam os lideres carismáticos e os líderes visionários. Os Carismáticos são líderes transacionais, e os visionários são transformacionais. Os Líderes Visionários contém os atributos dos Carismáticos e algo mais: A Visão. Uma breve conceituação da Liderança Visionária: "É a capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para uma organização (ou partido político) que cresce e melhora a partir do presente." Grifo meu.
Pensando em nossos políticos Unaienses qual ou quais deles possuem estes traços de Liderança? Qual a visão deles? São eles orientados para tarefas ou para pessoas? ou será que estas duas abordagens, na política, servem apenas para selecionar os grupos de dentro, ou seja, os cabos eleitorais? O político deve ter uma visão, conhecê-la em profundidade, ter uma grande capacidade de argumentar na venda desta visão, transformando-a em algo factível e necessária para o povo e participar de sua implantação.

OBS: Em outra postagem vamos analizar os nossos "líderes" a partir das teorias de lideranças.
Quem quiser aprofundar sobre lideranças recomendo o livro de Comportamento Organizacional (Psicologia Aplicada) do autor Stephen P. Robbins. Capítulo 10.

4 comentários:

Ze da Estradista disse...

Sem dúvida, o líder visionario de Unaí é Ze da Estrada. Seu projeto de lei que dá folga aos funcionrios niversariantes e tambem a criação do Dia do Atletico e do Dia do Cruzeiro mostram que Unaí terá um futuro brilhante, em constante crescimento. tais projetos mostram a fantástica visão política de Ze da Estrada, o apurado senso de justiça social, sem esquecer da conotação de fantástico crescimento que tais medidas resultarão na economia unaiense.

Anônimo disse...

Tem o Crescencio, que não joga nada e quer ganhar no grito.

Analista de Urucuia disse...

Branquinho, o lider Blá-blá-blá
Antério, o lider Pinóchio Michael
Delvito, o líder Peter Pan
Ze Braz, o lider Thriller
Irmo Casavéchia, o lider Me Leva
Valdivino, o lider Embromation
Alcides, o lider Matusquela
Ze da Estrada, o lider Gatão de Muro
Zé Inácio, o lider Bip, Bip
Juca da Coagril, o lider Ze Colmeia
Euler, o lider Kiko
Capitao Elias, o lider Van Dame

Anônimo disse...

guillermo farinas ta morrendo em CUBA

VIVA A DITADURA CUBANA