Translate

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Grandes surpresas das urnas em Unaí.

Cheguei de Unaí ontem a noite, 04/10. Comecei este post e não consegui conclui-lo, o que faço agora.

Eu votei no Distrito de Palmeirinha, na conquistas dos votos tinha como prioridade os votos para presidente, governador, senador, dep. estadual e federal. Esta era a ordem. A Dilma era quase unanimidade, Hélio Costa tinha uma grande aceitação, não era difícil trocar o Itamar pelo Pimentel nas colas dos eleitores. A nossa chapa venceu lá com excelente votação.

Muitos atribuiem o segundo turno ao crescimento da Marina, a verdade é que mesmo com esta votação do Serra e da Marina não seria suficiente para a realização desta segunda votação se a abstenção não tivesse sido monstruosa. Vinte por cento dos eleitores deixaram de votar. Dentre estes a grande maioria era da Dilma. Na segunda estive no cartório eleitoral e no pouco espaço de tempo em que lá estive, vários eleitores chegaram lá para justificar o voto; são eleitores das cidades visinhas que estão trabalhando em Unaí, seja de pedreiro, vaqueiros e outros, não retornaram às suas cidades para votar.

O processo eleitoral brasileiro de 2010 importou o modus operandis do partido Republicano dos EUA de destruir candidaturas. Lá os Republicanos demonizaram o candidato Barak Obama. Desseram que ele era parente e seguidor do Bin Laden, tinha sido educado lendo o Alcoorão, que era a favor do aborto, do casamento homosexual, e por aí vai. Num é que tudo isto foram dito sobre a Dilma. O que me espanta é a orígem destes boatos: as igrejas. A cusaram a Dilma de ter dito em uma rádio que ela disse "nem Deus me tira este eleição no primeiro turno". A informação deva ser completa, em qual cidade que isso foi dito, qual a rádio, qual o programa, em que dia. Nada, só disse que ela disse e pronto. Estes boatos impulsionaram a Marina.
 
Teremos agora a verdadeira eleição presidencial, o primeiro turno decidimos a governabilidade; a Dilma elegeu a maioria dos governos estaduais, a maioria do senado, a maioria esmagadora da câmara dos deputados. Nada paga ver de fora do congresso alguns pulhas da oposição, tais como Jereissat, Arthur Virgílio, Mão Santa, o barrigudo-lingua-presa do Piauí, Aleluia, e outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Entre outros que ficaram fora, o Petista Chefe José Genuino, o do dinheiro da cueca.