Translate

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Grandes surpresas eleitorais II.

Neste Blog alguns eleitores de Unaí já vinham cantando a pedra de que o Delvito não seria reeleito, que sua votação não teria o impulso necessário para a vitória. Na minha opinião o Delvito pegou o caminho errado durante o mandato. Entrou no jogo do plantador de feijão, foi pro confronto e perdeu. A candidatura do Alcides era apenas uma anticandidatura do Delvito, teve os votos mais do que o necessário para ao que se dispunha; conseguiram e foram civilizado com o Delvito, eles não soltaram fogos, não fizeram carreatas, apenas tomaram os vinhos que estavam guardados para este momento. A turma do plantador de feijão pode ser ruim de serviço, mas não são bobos. No plano privado a não eleição foi bantante comemorada em algumas coberturas de Unaí, em público seria afrontar os eleitores e isto eles não fezem de jeito nenhum. E se fosse o contrário, como seria o comportamento?

Sobre a não eleição do Hélio Costa mostra que o PT estadual estava certo e nós errados. Principalmente EU. Defendi a coligação com o Hélio por imaginar que seria mais fácil ganhar agora do que no segundo. Se o PT lança candidato a governador é bem provável que teríamos segundo turno em Minas, pois o Hélio teria quase os mesmos votos que teve e o PT neutralizaria em boa parte o Dilmasia que foi estrondoso em Minas. Os prefeitos do PMDB e até do PT fiseram corpo mole em favor de seus candidatos e apoiaram o Dilmasia. 

No início da campanha, em uma reunião que fomos convidados lá na chacara o Wellerson já pressenti o que viria. Fui criticado aqui por uma postagem em que retratei e previ o fiasco que seria o desempenho dos nossos candidatos a governador e a senador. O resultado está aí. Quiseram engolir os partidos de Unaí em nome do Toninho e do Delvito; é como disse aquele ditado: quem quer tudo, produza ou traga de casa. Não queria antecipar este comentário, más estou com pena do Valdivino. Coitado!  

Para o segundo turno é necessário a glutinação de forças em um único comitê sem vaidades e prevalências de A ou B. Precisamos de uma outra coordenação geral em Unaí, o Valdivino deixo a desejar. Um coordenador que não tem coragem de ir a um assentamento rural levar as menagens dos candidatos não está apto a esta tarefa. Como ele estava a serviço do Toninho e do Delvito queria que alguem do PT fosse com ele e assistir ele pedir votos contra os nossos candidatos. É muita inocência.

Estamos felizes com a eleição do Almir Paraca e de ter conseguido dar uns votinhos ao Federal Miguel Correa. O Almir é um candidato necessário, ele é diferente de todos os políticos que conheço. Ele é essencialmente um político comunitário, sem nenhum esquema de massificação de voto, faz campanha com a cara e a coragem, sem dinheiro nenhum, aliás, ele ainda está pagando a campanha passada, 2006. Alguem pode dizer que o político que tem em seu município uma mineradora tem lá uma mina de financiamento de sua campanha. Só que com o Paraca é diferente, ele tem é litígios processuais com esta mineradora no que concerne ao meio ambiente; a mineradora poderia aceitar financiar o Paraca mas aí o Deputado teria que revê seu posicionamento em relação a suas ilicitudes. O Paraca faria isto? não, não faz. Seus financiadores são cada um de nós que contribuimos com seu projeto e trabalhamos de graça pra ele. Não é um oferecimento de quatro mil que vai nos fazer debandiar pro outro lado não.Temos coerência!

17 comentários:

Anônimo disse...

vc é lunatico geni. a turma do plantador de feijão tá desesperada conseguil só 5000 votos para bernardo santana enguanto o toninho andrade teve mais de 13000. o delvito teve mais de 36000 ou sera chamado como suplete ou vai ser candidato a prefeito e vai arrebentar brnaquinho. que istoria é essa de comemoração escondida. o barraco tá caindo por aqueles lados e vc com suas teorias. me ajuda aí.

Geni de S. Oliveira disse...

É óbvio que a situação deles não é a mesma, percebi o desânimo e descontentamento dos antigos seguidores; estão todos descontentes e fizeram campanha contra os candidatos do plantador de feijão. Outros cruzaram os braços. Alegam eles, que o grupo da prefeitura abandonaram os antigos aliado para incorporar novos aliados que nada fizeram pelos candidatos. Ou não têm votos.

Quando diz que estão comemorando a derrota do Delvito é porque estão. Outra coisa é o filho do homem outra é o homem. 5mil foi até demais! O Delvito como prefeito, só 2012 dirá.

Anônimo disse...

Eleiçao de deputado é totalmente diferente de prefeito. Antério teve quase 40.000 votos para deputado federal e não foi eleito, parecia que seria o próximo prefeito, perdeu para Zé Braz, voltou novamente como prefeito e derrotou Geraldo Minas Brasil e no pleito seguinte conseguiu amargar Zé Braz. Voto de prefeito é uma coisa, voto de deputado é outra. Delvito de salto alto pensando que já é o proximo prefeito pode acontecer como antério em 2000 que perdeu para Zé Braz. O PMDB desta vez vai ter candidato, e esperamos a tempo por isso, o PMDB de Unai não vai embarcar na campanha de Delvito de jeito NENHUM. Desce do salto Delvito, para não virar um Saint´Clair, deputado de um mandato só!

Anônimo disse...

uái geni meu velho guerreiro da palmerinha...até hoje não entendi que lado voce milita. Ora critica o véio antéro, ora voce tem dó do valdivino. E do Vilmar, do Parazinho..do Vicentinho voce vai "falá" alguma coisa? Ah, estes não né. São teus futuros secretários, entendi.Então tá. Nem vamos discutir..voce acerta tudo..previu até os mirabolantes fogos contra delvito...ah, mas vc esqueceu do Alcides..vai me dizer que é teu sobrinho?...e paulo melo?.... eu acho que é muita doutrina para poucos seguidores..e Dilma Guerrilheira..ganha ou não ? (anonimus fudendi)

Anônimo disse...

Geni, vocês estão comemorando o que? Vergonha, vocês conseguirem dar este pingo de voto pro Alcides. E não deram mais, não foi por que não quiseram. è porque não deram conta mesmo.A vontade de vocês era ter a quantidade de votos que o Delvito teve. Mas não deram conta, não é mesmo? Fizeram de tudo para sair por cima, mas e aÍ? Que peninha o prefeito não ter mais voto que o Delvito.

Tico Vigilante disse...

Sua análise das eleições em Unaí é superficial e errônea. Do lado do grupo palaciano não houve motivos para soltar fogos. Mesmo com a não eleição de Delvito. Delvito não se elegeu, mas ficou na primeira suplencia. Mas não foi derrotado em Unaí, muito pelo contrário. A sua votação de quase 20.000 votos mostrou em primeiro lugar que a população ficou do lado dele na briga com o prefeito. Com essa votação Delvito sai como principal nome da oposição para disputar prá valer as eleições de 2012. Antes já era ele que encabeçava a oposição, batendo de frente em todos os momentos, não se escondendo como a maioria da oposição fez nos ultimos 6 anos. Já o prefeito saiu derrotado por ter que engolir 2 x 1 em cima de seu candidato, e juntamente com o veice-prefeito ter dado apenas 5000 votos a Bernardo, votação que Ze da Estrada teve nas eleições passadas. Muito pouco para quem quer a continuidade com seu vice. Branquinho sai dessa eleição com 5.000 votos, é o que tem, é o que deu a Bernardo com seu grupo. Os 10 mil de Alcides já teve ajuda de outros que não acompanharao sua tentativa de ser prefeito. Alem disso, Branquinho de quebra ganhou o que ainda não tinha: um candidato na oposição com 20 mil votos. Então agora me fala quem soltou os foguetes das coberturas????

Geni de S. Oliveira disse...

Ora bolas! o Vicentinho, o Vilmar, o Parazinho não foram candidatos. Serão eles meus secretários? vc está me elegendo prefeito sem eu ser se quer candidato? Obrigado. Quanto ao Paulo Melo, acho que ele foi muito bem, agora ele terá um parâmetro para Vereador em 2012. O plantador de feijão entrou na campanha com uma frustração: Direi em outra postagem. Só que ele teve uma grande alegria no dia 03/10 que foi a derrota de seu detrator mor. Agora querer transformar a derrota do Delvito em vitória soa mal. Em 2006 com a eleição confirmada o Delvito deveria ter negociado um amistício político com a prefeitura de Unaí, o resultado teria sido bom para todos nós unaienses. Preferiram o confronto, perdemos todos.

Anônimo disse...

Tá por fora mesmo Geni. Paulo Melo é canddato a prefeito.

Quanto á sua análise sobre Antério e Delvito, vc deve ter razão. O prefeito deve estar muito feliz com os 20.000 votos do general.

José Antônio Alves Almeida disse...

E aí, Geni? Não vou entrar na discussão. Mas... Uma constatação: he-he-he. Depois das eleições, o Alcides Ribeiro está subindo na pesquisa que você está fazendo em seu blog, Os amigos do cara devem estar querendo animá-lo de qualquer forma

Carlos Baromeu disse...

O resultado do processo eleitoral não foi diferente do previsto, escrevi um comentário neste blog no inicio da campanha em que dizia que essas eleições seriam uma prévia de 2012. Delvito apesar de não ter sido reeleito conseguiu nada menos do que 19000 votos dentro do Municipio, isso o credência para uma disputa ao cargo de prefeito de Unaí em 2012 com chances reais de derrotar o Zé Gomes Malvadeza, hoje na atual conjuntura politica da nossa Unaí, não vejo nome melhor do que o Delvito para disputar a Prefeitura. Chegou a hora de repensar a politica de Unaí e escolher um dos dois caminhos postos para a renovação politica da nossa cidade. No meu caso pela experiência vivida eu opto por Delvito.
Abraços a todos....

Carlos Baromeu

Anônimo disse...

Romualdo PMDB para prefeito de Unaí. Delvito é que nem Hélio Costa, sempre vai morrer na praia, não vai conseguir ser eleito. Nós do PMDB unaiense não vamos mais na garupa de ninguem.

Adriano disse...

Meu prezado, conheci seu blog hoje e desde já parabenizo pela atitude.
Também acredito que a candidatura de Alcides, a bem da verdade, seja uma anticandidatura, mas mesmo com essa finalidade, do ponto de vista político, ela foi derrotada freneticamente em Unaí-MG. Isso, no meu sentir, demonstra insatisfação com a atual administração.
Quanto ao Governo, acabei votando no Hélio Costa, mas também acreditaria mais em uma candidatura do PT, principalmente do Patrus que detém muita legitimidade em Minas.
Queria muito que o Pimentel também fosse eleito, foi um ótimo prefeito em BH, rompeu barreiras políticas, quebrou paradigmas.
Um abraço!

Anônimo disse...

"Romualdo PMDB para prefeito de Unaí (...)Nós do PMDB unaiense não vamos mais na garupa de ninguem"......alguém escreveu isso..QUE BOM QUE ESTÁ APARECENDO NOMES NOVOS NO PEDAÇO..na verdade teremos que aliar dois nomes fortes..Romulado é bom? Eu acho excelente..mas não tem cheiro de povo..(idem irmo casavechia..valdinei da itambé..sacoman...entre outros).Delvito, a não ser que "vá mijar prá trás"..que não é de se estranhar..sempre em seus compromissos falou que sua pretenção sempre foi ser Deputado (falou na Coagril e na Coanor)AGORA, QUEM SERÁ QUE VAI NOS SALVAR ? (carioca)

Pedro disse...

É inevitável as discussões das eleições de 2012 para prefeito. Em Unaí temos um problema grave. Não há renovação e surgimento de novas lideranças políticas. Temos ulguns arremedos de políticos oportunistas e medrosos, tipo Frei Allan e oportunistas como o Valdivino. Já começam a ensaiar o retorno do Zé Braz para enfrentar o Branquinho, é o maior cúmulo dos absurdos se isto vier a acontecer. O Dr Romualdo é um bom nome, é do PMDB e pode compor com outros partidos na sustentação de sua candidatura; temos o Padre Simoni da Paróquia de Unaí e filiado ao PT, apoiou a candidatura do Pe Preguinho e poderá ser também candidato pelo PT ou vice do Romualdo em caso de dobradinha. Não acredito em Delvito e nem em Valdivino. O Zé da Estrada se livrar-se dos processos será outro candidato por outro partido; com a possibilidade do Aécio montar um novo partido, para este irão o plantador de feijão (segundo Geni)e o Branquinho sobrando o PR para o Zé da Estrada sob as bençãos do Jaiminho. O meu voto será dado ao Romualdo ou ao Simoni.

Anônimo disse...

renovaçao eo Calixto Martins para prefeito nao do lado nem do delvito nem do ze braz nem do anterio e gente boa tem muitos amigos ta no meio do povao e tem muita capacidade e coragem pra enfrentar esses tubaroes pre historicos da politica de Unai adoraria ver o calixto no debate contra o delvito branquinho romuldo e ze da estrada quem vc achja que se daria melhor em geni?

Anônimo disse...

Fico com dó desses amadores da política unaiense. O que que esse José Antônio, servidor da Prefeitura que só fica coçando o dia inteiro (não faz nada, entende de política, isso é um besteiro! E o Baromeu, ah não me ajuda aí. Mas respeito com o Geni, ele sempre demonstra maturidade e coerência em seus comentários. Agora falar que o Delvito já é o Prefeito em 2012 é menosprezar a inteligência alheia. Um cara que não sabe nem se pronunciar, um cara despreparado, que só não é pior do que o Indío Doido Presidente do Sindicato. Me ajudem! Tem muita gente boa 2012!

Anônimo disse...

Hoje Unai,é uma cidade bem administrada graças a visão entusiastica do Prefeito Anterio Manica e Branquimho, por exemplo eu moro em Brasilia e tenho muitos parentes e amigos, antes era só buraco hoje depois de Anterio e Branquinho não existe mais buracos pois existe uma manutenção frequente da estrada,em 2012 eu tenho certeza Branquinho prefeito para o bem do povo,agora Dr. Romualdo proprietario das Faculdades Inesc é uma gozação,já o PMDB e o PT de merda não faz prefeito em Unai nunca .