Translate

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

"O feijão foi colhido na roça errada!"

Dep. Zé Santana dá o drible da vaca em...
Segundo aliados do plantador de feijão, novos e antigos, o acordo do prefeito de Unaí e o Dep. Zé Santana era para este ir à reeleição este ano, 2010, e apoiar o plantador de Unaí em 2014. Só que o Dep. rompeu o acordo e lançou o filho este ano e será também candidato em 2014. O acordo se cumprido na íntegra era barbada para o arcaide unaiense; teria boa votação (ou excelente?) em Unaí e também as bases do Zé Santana minas afora. Só que mineiro é um ser desconfiado, come pelas beiradas e o prefeito não é mineiro... comeu crú. A votação do filhinho do Zé Santana em Unaí foi baixa em relação a do pai na eleição passada, pode-se fazer algumas leituras: 1ª o grupo do prefeito e ele próprio, fez corpo mole; 2ª pois dar ao Bernardo uma bou votação em Unaí era torná-lo forte em Unaí no furturo; 3ª o grupo do plantador de feijão chegou à eleição com pouca bala na agulha. Popularidade em baixa, passeata e manifestantes nas ruas (moradores do bairro Rio Preto, estudante da Unimontes, anúncio de greve dos servidores municipais, descontentamentos da zona rural).  

Delvito ganhou ao perder, ou perdeu para ganhar?
Os defensores do Delvito estão tentando recobrar energias mirando em 2012 como se aquele ano lhe pertencesse exclusivamente. Até lá há um tempo demasiadamente longo para quem vai ficar no limbo, sem mandato, e vendo outras articulações corroendo suas pretenções. Pelo que sei o PMDB terá candidato em 2012 e não será o Valdivino. Mas existem possibilidades políticas de sobrevivência para o Delvito: ir para o PMDB e ser este candidato, ser chamado para um cantinho no governo de minas, reconciliar com o antigo chefe. Aliás, três ou quatro candidaturas para prefeito de Unaí não será tâo ruim pra ele não. Só que ele terá de manter estes votos que teve como Deputado; já diz aqui um debatedor que eleição para deputado é uma coisa e outra coisa muito diferente é eleição para prefeito. Eu concordo. 

O "grande" herdeiro de 2010.
Em eleição nem todos os planos acontecem como gostaríamos, em Unaí uma determinada figura se arvorou como herdeiro dos votos do PMDB e do Delvito em 2012 para prefeito. Nem uma coisa nem outra. O que é do PMDB é do PMDB e o que é do Delvito é do Delvito. Ou o que é do Delvito é do PMDB? Na política as coisas não caem do céu assim tão fácil não, têm de ser construídas com muito trabalho e coerência sem jogadas de espertezas, sem querer pensar que os outros lhe pertencem.

Derrotas sentidas
Em nível nacional algumas baixas foram doídas, tais como a derrota do Dep. Brizola Neto no Rio de Janeiro e do Genuíno em São Paulo. Foram pouquíssimas as baixas no lado governista. Em compensação nada supera as derrotas dos caras do DEM. 

7 comentários:

Adriano disse...

Da base governista, ainda registro a baixa do Dep. Nilmário Miranda em Minas.
Dos tucanos Athur Virgilio e Gustavo Fruet foram enormes baixas, isso é bom, abrirá espaço para Aécio no Senado.
Concordo que uma coisa é eleição para dep. e outra para prefeito, mas dessa eleição se tira, no mínimo, a seguinte conclusão: o povo está insatisfeito com a atual administração, tanto é que Alcides foi menos votado em Unaí do que em 2006, isso, sem dúvida, representa uma queda na aprovação da administração de Únaí.

Geni de S. Oliveira disse...

Caro Adriano, é verdade, não tinha percebido a ausencia do Nilmário entre os eleitos. Ficou com a segunda suplencia. Vc tem razão o plantador de feijão não mais o mesmo, só que em 2008 o povo de Unaí falava mal dele como fala agora e ele foi reeleito. Prefiro ter minhas barbas de molho.

Anônimo disse...

depois das eleiçoeis e das manifistacoes que estão acontecendo em unai quem pode por as barbas de molho é o plantador de feijão

Anônimo disse...

Eles não colocam as barbas de molho não. Eles tem um trato: quando as coisas ficam pretas um conta pro outro uma historinha e cada qual acredida. E seguem em frente nessa administração de faz-de-conta.

Anônimo disse...

O Plantador de feijão (Antério) já bateu o martelo. É candidato a deputado estadual dobrando com Bernardo Santana por toda Minas Gerais. Ao bater o martelo falou que no minimo quer 70.000 votos. Cascalho ($$$) para isso ele tem, e cascalho($$$) para Bernardo Santana é o que não falta. O plano já era este mesmo, limpar o campo (sem Delvito e sem Alcides) para correr sozinho nas próximas eleições para deputado. Vamos e veremos o que vai acontecer.

Anônimo disse...

Politica em Unaí é assim mesmo Geni, já canto a pedra: Antério e Delvito de mãos dadas já no inicio do ano. Fica esperto PMDB de Unaí.

Anônimo disse...

Pelo visto apareceu uma macaca na vida do antério. Depois das eleições surgiu a GREVE DOS SERVIDORES. Falta agora as contas do IPTU aparecerem. Dizem que vai ser salgada a conta.Raimundo