Translate

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Lideranças políticas.

É comum no mundo político, ou organizacional, dizermos que fulano é uma liderança, que determinada empresa ou partido político cresceu e vai bem em função da liderança de seu chefe ou presidente. Ouvimos também determinadas adjetivações, tais como: Fulano é um líder carismático, sicrano é um líder visionário. Mas afinal o quê vem a ser um líder, quais suas caracteríticas, ou traços essenciais? Primeiro uma definição para a liderança: "Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas".
Seria simplório falarmos de liderança sem recorrermos às teorias embasadas em pesquisas científicas pelo mundo. Vou aqui apenas enumerar algumas teorias que sustentam os estudos sobre lideranças. 1ª é a teoria dos traços; 2ª, teoria comportamentais; 3ª, a pesquisa desenvolvida pela Ohio State University, onde foi analizado mais de mil traços característicos de liderança, concluindo em duais categorias: Estrutura Inicial e Consideração; 4ª, Estudos de Michigan University, concluindo em Liderança orientada para o empregado e liderança orientada para a produção. Coincide com a pesquisa de Ohio. 5ª, Teoria da Grade Gerencial; 6ª, Teorias Contigenciais, esta teoria agrega um vasto leque de estudos; 7ª, Teoria Situacional; 8ª, Teoria da Troca Líder-Membro (TLM); 9ª, Teoria Caminho-Objetivo; 10ª, Teoria de Atribuição de Liderança; 11ª, Teoria da Liderança Carismática; 12ª, Teoria da Liderança Visionária e a última: são os estudos em que buscam diferenciar a Liderança Transacional da Liderança Transformacional. Afinal, concretamente o que há de diferentes nestas pesquisas todos? Nada. Todas convergiram para os mesmos tipos de lideranças: Lideranças Orientadas para Tarefas e Lideranças Orientadas para Pessoas.
No mundo político destacam os lideres carismáticos e os líderes visionários. Os Carismáticos são líderes transacionais, e os visionários são transformacionais. Os Líderes Visionários contém os atributos dos Carismáticos e algo mais: A Visão. Uma breve conceituação da Liderança Visionária: "É a capacidade de criar e articular uma visão realista, crível e atraente do futuro para uma organização (ou partido político) que cresce e melhora a partir do presente." Grifo meu.
Pensando em nossos políticos Unaienses qual ou quais deles possuem estes traços de Liderança? Qual a visão deles? São eles orientados para tarefas ou para pessoas? ou será que estas duas abordagens, na política, servem apenas para selecionar os grupos de dentro, ou seja, os cabos eleitorais? O político deve ter uma visão, conhecê-la em profundidade, ter uma grande capacidade de argumentar na venda desta visão, transformando-a em algo factível e necessária para o povo e participar de sua implantação.

OBS: Em outra postagem vamos analizar os nossos "líderes" a partir das teorias de lideranças.
Quem quiser aprofundar sobre lideranças recomendo o livro de Comportamento Organizacional (Psicologia Aplicada) do autor Stephen P. Robbins. Capítulo 10.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Agora vai! Patrus é Vice.

O candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa do peemedebista senador Hélio Costa será o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT). O acordo foi fechado nesta terça-feira (22) à noite, numa reunião de cerca de duas horas na casa da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Além de Dilma, estavam presentes o presidente do PT, José Eduardo Dutra, Patrus e o senador.

A decisão atende a vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma, de "pacificar" o entendimento dos petistas mineiros com o PMDB, maior partido da sua base de apoio. E enterra de vez os anseios da corrente do partido que queria um candidato próprio encabeçando a chapa. Vai ainda - e esse foi o primeiro mote do entendimento - garantir os votos do PT à coligação com o PMDB.

Patrus tinha condicionado a decisão ao aval de sua mãe, dona Maria Teresa, de 84 anos. Ele afirma que nunca tomou nenhuma medida importante na vida sem ir à cidade de Bocaiúva pedir a bênção da mãe. Ouvida pela imprensa, Dona Teresa disse que apoia a decisão do filho. O comunicado oficial da decisão deve ser feito ainda esta semana, em Bocaiúva, possivelmente na presença de Dona Teresa.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasil campeão mundial!

Os jogos iniciais da copa do mundo de futebol começaram com placares tímidos, na primeira rodada só a Alemanha goleou, quatro a zero. A Argentina ganhou de um a zero na marra; o Brasil ganhou tímidamente de dois a um; mas o que quero refletir aqui com voces não são os placares dos jogos, e sim a briga do DUNGA com a globo.

Você já viu alguem no brasil peitar a globo e sair ileso? nas copas anteriores a globo armava barraca de reportagem na porta do hotel, tinha entrevista exclusivas com quem quisesse e na hora que melhor os aprovinham;

Agora o DUNGA barra a dona Fátima Bernardes (esposa do todo poderoso do JN) na porta do hotel e lhe disse: não há entrevista exclusiva para nenhuma emissora, ou falamos para todos os meios ao mesmo tempo ou não falamos com ninguem! Que gaucho macho, tchê.

Nesta copa a coisa não está boa pra globo. Primeiro foi o CALA A BOCA GALVÂO, que ganhou o mundo; agora repetiu com o CALA A BOCA TADEU SCHIMIDT que ganha o mundo e é destaque na mídia mundial. Não se faz globo como antigamente. Como faz falta o Dr Roberto...!!!

Vocês já perceberam que os filhos do Roberto Marinho não têm nome? são chamados de "os filhos do Dr Roberto Marinho".

Eu "adoro a globo", mas estou torcendo pelo DUNGA e pela seleção. Leia mais aqui.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pesquisa Sensus em MG.

Clik na imagem para ampliar. Imagem do Vi o Mundo

Pesquisa do Instituto Sensus, restrita a Minas Gerais, realizada nos dias 10 e 11 de junho, aponta Dilma com 5 pontos de vantagem entre os mineiros:

Dilma Rousseff (PT): 37,3%
José Serra (PSDB): 32,1%
Marina Silva (PV): 7,3%

Estes resultados são da abordagem estimulada (escolha de um nome em uma lista apresentada).

Na espontânea, quando o entrevistado apenas responde em quem deseja votar, sem apresentação de uma lista de nomes, os resultados foram:

Dilma: 24,3%
Serra: 18%
Marina: 4%

Na simulação do 2º turno, Serra caiu 2,3% de 44% em maio para 41,7% em junho. Dilma subiu 1% de 39,5% em maior para 40,5 em junho, chegando ao empate técnico, por hora.

Governador:

Na estimulada:
Hélio Costa (PMDB): 49,5 (tinha 35,3 em maio)
Anastásia (PSDB): 20,7 (tinha 22,7 em Maio)

Na espontânea:
Helio Costa (PMDB): 21,1%
Anastasia (PSDB): 12,2%

Na simulação do 2º turno, Hélio Costa tem 57,3% e Antonio Anastásia 17,6.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 53 municípios do Estado. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. Está registrada no TSE sob o nº 14.772/2010, e foi encomendada pelo PR (Partido da República).

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Planejar a eleição em Unaí.

Como já estão definidos os candidatos majoritários da base aliada (Hélio Costa, Governador; Dilma, Presidente e Pimentel, Senador); devemos agora reunirmos em uma grande plenária unaiense, ou até mesmo regional, para defnir as sugestões de Unaí e região ao plano de Governo do nosso candidato estadual. Definir as estratégias de campanha, os coordenadores e definir os candidatos proporcionais, por partidos, que apoiaremos em Unaí. É importante esta definição proporcional por partido, pois limitaremos nossos apoios somente a estes nomes, fechando o traânsito de outros fora desta estratégia.

O PMDB como cabeça de chapa e o principal partido em Unaí, deveria chamar a coordenação deste encontro. O momento estadual é singular para o PT, pois nunca esteve no governo estadual e nunca elegeu um Senador; Para o Hélio Costa, pois terá sua grande oportunidade de concretizar seu sonho de governar o estado; Para o PMDB de voltar ao protagonismo estadual. É fundamental para esta coligação ganhar bem a eleição em Unaí e região tanto com o Hélio como com a Dilma presidente. Nas eleições passadas o LULA perdeu em Unai e a Dilma pode ganhar este ano; o Lula não teve esta confluência de apoios em que a Dilma terá em Unaí. Portanto a união é fundamental, tanto petistas ao Hélio e peemedebistas à Dilma e ao Pimentel.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Unir, Avançar e Vencer!

A Executiva Estadual reunida em 08 de junho de 2010, levando em consideração o anúncio nacional da aliança em torno da candidatura de Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas e Fernando Pimentel (PT) ao Senado e avaliando o quadro sucessório nacional e estadual resolve:


1. Acolher o acordo nacional e empreender todos os esforços no sentido de unificar a base aliada do governo Lula em Minas e a base petista em torno de um projeto democrático e popular para o Estado.

2. Vamos combinar a necessidade de dar continuidade ao projeto nacional e a possibilidade de vencer em Minas, lançando também chapas fortes e competitivas à Câmara dos deputados e à Assembleia Legislativa. Minas Gerais pode avançar muito mais se tiver um governo comprometido com os avanços sociais e econômicos que o Brasil vive desde 2003, quando iniciou o governo Lula.

3. Um novo governo, renovado com a participação de forças sociais e políticas progressistas e de esquerda, com ampla participação dos movimentos sociais, que avance nas políticas de inclusão social e na implantação de um projeto de desenvolvimento econômico com justiça social, que proporcione mais igualdade social e regional em Minas: Este é o compromisso que o PT assume com o povo mineiro.

4. Superada esta etapa, é hora de avançar no Programa de Governo e na conformação da aliança, completando a chapa majoritária e levando ao Encontro Estadual as bases programáticas que nos levarão à vitória em Outubro. Para tanto, esta Executiva convoca toda militância para juntos conquistarmos governo do Estado, com Hélio Costa, o senado com Fernando Pimentel e a Presidência da República com a companheira Dilma Rousseff, derrotando os tucanos em Minas Gerais.

Data: 8/6/2010


Comissão Executiva Estadual do PTMG

Mudanças de atitudes.

Sempre critiquei esta administração municipal de Unaí pelo descaso com as estradas rurais, mais precisamente na parte interna das propriedades. Dava-se uma patrolada até as porteiras das fazendas e na parte interna estava ficando intransitáveis; o caminhão do leite saia fazendo trilho pelo meio dos pastos acabando com a pastagem. Como um anônimo disse que estou pegando no pé do Delvito para proteger o plantador de feijão e o Branquinho, vou lhe dar argumentos para o próximo comentário: Parabenizo a prefeitura pela mudança de postura neste quesito, por onde andei lá pelas bandas da nossa Palmeirinha o serviço foi feito completo. As máquinas chegaram até ao curral. Parabéns, é assim que deveriam estar fazendo desde o início. Críticas e reconhecimentos quando se faz por merecer.

Delvito e os Professores Mineiros.

Prezado Geni,

Fico supreso com esse comentário, pois nunca recusei nenhuma pessoa em meu gabinete. Por isso gostaria de saber o dia e qual professor deixei de receber. A educação é uma prioridade em nosso mandato, e as reformas das escolas estaduais de Unaí é uma prova de nossa incansável luta junto ao Governo do Estado.
Delvito Alves - Deputado EStadual

5/6/10 00:00

Anônimo

Geni

Agora que o deputado solicitou os nomes e dia em que nao teria recebido os professores, esta na hora de voce mostrar se esta publicando noticias de fontes ou apenas repercutindo fofocas politicas.

7/6/10 13:48

UPT: Eu, Geni de Sousa, coloquei um post sobre a atitude do Dep. Delvito diante da greve dos Professores e que ele fez pouco caso dos Professores de Unaí que contactaram seu gabinete para um possivel encontro e até mesmo apoio à causa. Como vista a cima, ele se diz surpreso e não saber de nada. O grupo que o procurou não se lembra mais o dia exato, pois estiveram em BH várias vezes durante a greve. Mais pode-se dizer que o emissário do grupo ao gabinete do Delvito foi o Prof. Maurício. Muito conhecido do Dep. Delvito, pois venha a ser seu primo. Segundo os demais integrantes da comissão unaiense, os assessores do Delvito disseram "que o Dep. não estava no Gabinete", só que eles levantaram (souberam) que ele estava sim no Gabinete. Se realmente não estivesse, os professores poderiam ter sido recebidos pelo Chefe de Gabinete; o Deputado ao saber da presença destes, poderia ter feito contato telefônico e se colocado à disposição. O que não fez.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Está chegando a hora da decisão!

Quem será o candidato em MG?
Domingo, 06/06/10, será anunciado o nome do candidato da bese aliada ao Governo Minieiro. Hélio Costa, PMDB ou Fernando Pimentel, PT. As pesquisas encomendadas de comum acordo para esta tomada de decisão, ao invés de ajudar, embolou o jogo: Tanto o IBOPE quanto o SENSUS mostrou empate técnico entre os pretensos candidatos, com leve vantágem para o Hélio Costa. É bem provável que prevaleça o acordo a nível nacional em favor do candidato do PMDB.

Virada em Minas.
Agora vemos o porquê do nervosismo do Serra. A Dilma o deixa para trás em Minas e dispara no Rio de Janeiro. Juntamente com a mídia fica forçando factóide e acusando o PT e Dilma de fazer dossiê contra ele. Ainda mais um dossiê burro como este da união da Filha do Serra com a família do Daniel Dantas, sendo que este fato é público lá no Governo da Califórnia, EUA; onde até Eu que sou um quase analfabeto virtual já acessei estes dados lá.

Que coisa feia Deputado!
Durante a greve dos Professores Estaduais de Minas Gerais os Professores, principalmente os de Unaí, procuraram o Dep. Delvito Alves em seu gabinete e ele se recusou em recebê-los. O Sr Deputado está pagando um preço muito alto pelas fotos ao lado do mocinho do Rio, Aécio, e agora do insosso Anastasia. Não custaria nada recebê-los e explicar sua posição: sua lealdade ao Governo, a improcedência do movimento, a falta de recursos orçamentários ou a politização do movimento. Usasse qualquer uma destas desculpas, mas recebessem. Ficou parecendo que não gosta dos professores ou dos servidores em geral. O plantador de feijão faria melhor...!!!