Translate

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Governo Lula.

Um dos comentaristas, apesar de anônimo, fez esta provocação democrática e saudável sobre o post anterior:

“A revista inglesa abordou a parte econômica. A corrupção, a violência, a impunidade? Diminuíram no governo Lula???
Esse é um governo igual a um anel de latão banhado a ouro. Brilha por fora, não vale nada por dentro."


Em certa ocasião, no governo Clinton, o Presidente disse a seus coordenadores de campanha: "É a economia, estúpido!" Dentro do sistema capitalista tudo começa com a parte econômica. Se a economia vai mal, todas as outras áreas sofrem as consequencias. A Social, principalmente, é a primeira a ser cortada.

Combate a corrupção

Nos governos anteriores ao PT a Procuradoria Geral da República, PGR, era um órgão decorativo, no Governo FFHHCC o Procurador Geral foi apelidado de engavetador geral da republica. Nenhum caso de corrupção ia adiante, principalmente os de colarinho branco. Você se lembra? Claro que se lembra. No governo Lula os Procuradores foram indicados pelo MPF em lista tríplice. No governo FHC o escolhido foi o Brindeiro, apadrinhado do ex-vice Marco Maciel. Onde tudo ia para debaixo do tapete e dava a falsa impressão de pouca corrupção. A corrupção é algo inerente ao ser humano, animal irracional não faz corrupção, mas devemos, todos, empenharmos em colocá-la em níveis suportáveis.

A impunidade

A impunidade não deve ser colocada na conta do Lula e sim do judiciário, é este poder que tem a prerrogativa de julgar, condenar e prender. No Governo Lula todos os focos de corrupção foram descobertos por órgãos de controles internos do próprio Governo e remetidos para a justiça depois dos devidos processos administrativos. Temos vários casos de punições no âmbito do governo e absolvidos no judiciário. É culpa do Lula? Claro que não, cada poder faz a sua parte. O combate à corrupção deve ser um processo de todos os poderes, organizações e cidadãos.

Dever de todos

Em nossa cidade, Unaí, muitos conhecem pelo menos um ato de corrupção na prefeitura, mas fazem vista grossa, enfia a cabeça na areia e finge que é normal; quando é chamado a testemunhar, nega o que viu e que sabe. A corrupção é algo endêmico, paises de regimes políticos rígidos cortam as mãos, matam, batem em praça pública e mesmo assim a corrupção não acaba.

O peso da economia

Só para exemplificar, o poder preponderante da economia na vida das nações e das famílias, podemos destacar Cuba. Cuba tem um dos melhores níveis educacionais do mundo, uma das melhores saúde pública do mundo, um dos melhores point turístico do mundo. Mas não tem a danada da economia forte, o que levam os cidadãos Cubanos a abrirem mão das boas condições nas áreas sociais em busca do poder econômico em outros países.

Efeito PT

Quando Lula chegou ao governo, a classe média brasileira estava em queda, diminuindo. Hoje a mobilidade social puxada pela distribuição de renda transformou a classe média na maior da pirâmide social. As classes "D" e "E" estão diminuindo, ou seja, a pobreza total está em declínio; a classe "A" está recebendo novos contingentes da classe "B" e a "B" está recebendo da "C". Você nunca viu isto antes do PT. Nos governos anteriores existia uma falta crônica de dinheiro, no governo Lula o dinheiro apareceu. Mágica. Não! O Governo do PT não rouba e não deixa roubar, e se roubar será investigado e processado.

Resultado social

O resultado está aí, todos estão tendo condições de comprar sua casinha, luz em grande parte das propriedades rurais, investimentos em infraestrutura, bens e utensílios do lar, muitos estão satisfazendo seus desejos comprando um carro novo, e com isto a economia está girando e criando empregos para as famílias. Aliás, quantos milhões de empregos foram criados por este governo mesmo? E pelos outros governos? Fechem os olhos e olhe pelo retrovisor da sua imaginação. Viu? No Governo Lula o Brasil é de todos.

Sem perseguição

Nenhum seguimento político-administrativo foi discriminado, todos estão tendo a oportunidade de fazer, pergunte ao nosso plantador de feijão! O Brasil é um País em desenvolvimento, não existe nenhuma área cem por cento consolidada, nos moldes descritos pela matriz BCG (Boston Consulting group) chamada de "vaca leiteira". Há muito a ser feito, Estamos caminhando, antes estagnados. Com mais um par de governo do PT o Brasil estará bem mais adiante. O mundo já visualiza o Brasil entre as cinco economias mundiais daqui há seis anos. Antes só ouvíamos falar em futuro, só que este futuro nunca chegava. Hoje este futuro pode ser avistado no horizonte. Interromper este ciclo de otimismo deste governo por outro é temerário; é substituir o que está em andamento por uma paralisia de implantação de outro programa de governo.

Fiscalização

O bom no governo Lula é que ele é muito fiscalizado, isto é absolutamente necessário, nenuhm outro governo foi acompanhado e fiscalizado pela imprensa, TCU e oposição como o do PT. Lula e seus ministros não têm parentes no governo; enquanto em outros estava toda a família. Este governo não é ouro, mas está longe do latão referido, se você pegar as pesquisas de opinião sobre o Governo Lula, a população vai dar a impressão de ouro; mas nós, do PT, temos os pés no chão, sabemos do muito a ser ainda percorrido e faremos com humildade e determinação.

Nenhum comentário: