Translate

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fábrica de líderes.

Unaí é uma cidade que vive politicamente do passado. Todas as nossas lideranças remontam ao pretérito. As existentes são fruto do ocaso e da inércia do processo: alguém teria de estar onde elas estão. A cada eleição alguém terá de ser eleito; a grande pergunta é: estes que aí estão foram forjados onde? em que lutas? quais causas advogaram? que movimentos lideraram? Eu digo, nenhum! Em Unaí impera a burrice política, temos sindicatos com medo de fazer política, cooperativas apolíticas, gremios estudantis só para promoverem festas, presidentes de associassões que só sabem pedir. Temos várias fábricas de lideres, mas  nenhum forno.

Se olharmos para dentro do legislativo municipal, não vemos ninguem com capacidade de liderar, aquele que possamos dizer "você será um dia nosso prefeito". Temos o Zé da Estrada que poderia encarnar este sonho, mas a miopia política tem tirado dele esta possibilidade maior. Infelizmente a visão política do Zé da Estrada é ad hoc, não consegue visualizar o longo prazo, algo só comparado ao jeová Costa.

Fora do legislativo e do executivo existem nomes, bons nomes mas nenhum com a vontade do Valdivino, com o destemor do Veizin, com a oratória do Sain'tClair e com o currículo do Romualdo. Ou seja, nenhum nos enchem os olhos. Temos o André do Colégio Agrícola, excelente nome, ético, bom conhecimento filosófico, de fino trato e leal. Mas não tem nenhuma vocação para líder, para estar à frente, está mais para liderado do que para liderar. Tem importantes apoios: Toninho Andrade e Paraca. Temos também o Paulo Gilberto, o dito para o André pode copiar e colar para o PG, menos os apoios. O Zé Inácio é caudatário do irmão, embora melhor do que este.

Outros nomes foram aventados aqui no Blog pelos debatedores, mas de tão populares, não os conheço. Em um misto de bricandeira e verdade, digo que como recambiamos o Sain'tClair para ser prefeito e depois o seu sucessor, importamos o plantador de feijão, não seria nada demais convocarmos alguém de fora para nos salvar. Dentro deste cenário não será difícil alguém ainda levantar o nome do Zé Bráz. Já ouvi isto na boca de muitos eleitores; porque trazem de volta o ZB? porque olham em volta e não enxergam ninguém. É lamentável!!!

25 comentários:

Robson disse...

Você perde tempo escrevendo ao não citar que Ze da Estrada e ze inacio tem a corda no pescoço com 2 decisões de perda de direitos politicos por 8 anos, faltando apenas a sentença final. O Ze Braz tem uma reca de processos e nao tem saude mais. Perde tempo ao desconsiderar o resultado da eleição para deputado. Para ser prefeito tem que ter colocado a cara no muro. Voce nem encontra um nome que tenha colocado a cara no muro. Pelo mesnos parece que tirou o vice dos seus planos.

Claudia ex-militante do PT disse...

Tenho lido algumas materias publicadas por vc, parabenizo vc por esta iniciativa é bom saber como anda as criticas politicas tanto faderal,estadual e municipal.

Anônimo disse...

Para que ficar lembrando Saint Clair, ele faz parte do passado, como Adélio, Zé Braz, Delvito e Antério.

Anônimo disse...

delvito será o futuro prefeito, com apoio da maior parte da população!! só nao enxerga isso quem nao conversa com o povo nas ruas

Anônimo disse...

Acredito em uma pessoa que é meu amigo pessoal, porem não tem pretesoes politicas.
Mas é preparado e trouxe um grande desenvolvimento pra Unai na construção civil, ou seja, tem experienecia no desenvolvimento urbanistico.
Acredito ser um bom nome pra vice prefeito ate mesmo pra prefeito. Apesar de ja ter sido convidado pra se candidatar e nunca interessou
José Diogo construtor

E preciso renovar disse...

Geni e o seguinte dessa fabrica de lideres nascerao do Adelio Martins o Delvito do Ze Braz pesandin rosival osmar barbosa do Anterio o Branquinho o Alcides a Dorinha o Tiago Martins do Saint Clair vem o Calixto Martins seu sobrinho quem vc acha que melhor fruto?eu acho que foi o DR Saint Clair pois desses o Calixto e de longe o mais socialista que tem pensamentos de vanguarda e acima de tudo e querido em todos os meios rural urbano na juventude e entre os comerciantes esse sim eu votaria como um novo lider

Robson disse...

Sim, Ze Diogo, o fabrivante de caixotes e de predios sem garagem. Boa pedida.

Robson disse...

Calixto é o cara !!! Se estivesse em Brasília a Dilma teria dançado, ele seria a escolha de Lula.

Anônimo disse...

O Calixto é uma bõa pedida para prefeito de Unaí, pricipalmente com o apoio do tio Sant Clair

Paulo Gilberto disse...

Obrigado, Geni, por citar o meu nome. Ressalto, porém, que a opção por não liderar não significa necessariamente inaptidão para liderança. Tenho mais ou menos a mesma visão que você expôs no artigo: em Unaí, as lideranças não surgem dos movimentos sociais ou de segmentos organizados. São estabelecidas notadamente em razão dos interesses econômicos. Em alguns casos, a carreira política decorre de uma estrutura quase monárquica: o filho sucede o pai, que, por sua vez, sucedeu o próprio pai. E assim seguimos. Você – como tantas lideranças – já deve ter ouvido de algum cacique político a boa e velha pergunta quando alguém se coloca como candidato, notadamente a Prefeito: quanto dinheiro você tem para a campanha? Quem tem pouco, ou quem não tem nada, não pode nem mesmo pleitear a candidatura. Um amigo comum nosso certa vez me disse que são três os requisitos para alguém se candidatar a Prefeito: 1) carisma ou o que ele chamou de capacidade de angariar simpatia; 2) apoio político e partidário; e 3) capacidade financeira. Se essa análise estiver correta (e não estou afirmando que está), talvez se explique o seu natural espanto quanto ao fato de existir em nosso Município tanta fábricas de lideranças e tão poucos fornos que possam forjá-las. Ah! Fiquei muito lisonjeado por ser comparado ao André da Escola Agrícola, mas devo acrescentar que, talvez, se eu realmente tivesse a pretensão de concorrer ao cargo de Prefeito, não me faltasse apoio político, inclusive do Deputado Federal Antonio Andrade, entre outras lideranças.

Pedro disse...

Este tal de Calixto,escrevendo na terceira pessoa, está mesmo pensando ser candidato a prefeito? Quam é calixto, o que já fez na vida, só o sobrenome "Martins Souto" não basta. Se não bastou ao principal da família, imaginem ao quartenário.

Anônimo disse...

Eu Guento? Só com Pinga. Falaram em Zé Diogo o Construtor ? Eu prefiro Sérgio Naya. Calixto ? Tá, é gente boa, tudo bem, mas gente boa não resolve o problema de uma cidade. E com a poio de Sant Clair? Na verdade os corriligionários de Sant Clair já morreram de cirrose (ele se salvou porque diminui a pinga) Outra coisa ventada aqui foi "prefeito importado".Já não chega essa desgraceira toda né! Dr.Romulado? Gente finissíma, educado.Só lhe falta cheiro de povo, e esse não da pra disfarçar. Zé da Estrada? O próprio nome o diz "estrada" simplificando, "vai em paz irmão, tua vez já foi" Zé Inácio? humm, bonzinho, mete o pau sempre que pode no antério, é atuante na câmara, seria no entanto um bom vice. Valdivino? Tá indo até bem, tem mostrado isso, também é um bom vice. Hermes,Olimpinho,Euler,Paulo Arara,Edmilson..sem cogitação. Tá Dificiuu! óóhh! Quem ira nos salvar? Furão

Anônimo disse...

Geni acredito que a democracia faz parte do processo politico.Em Unai existe varias conquistas que chegou atraves de movimentos sociais,na minha opinião o que precisa é o municipio conseguir fortalecer suas linderanças sem estar totalmente devendo favores a deputado siclano ou fulano, temos politicos bons em unai o que precisa ser feito é separar o joio do trigo.

Anônimo disse...

"Joio do Trigo". Muito bem. VAI SOBRAR POUCO TRIGO. Concordo plenamente que temos grandes políticos na terrinha. Mas por favor não me ressucitem pesadinho, aroldo valadão, rosivalzinho, osmar barbosa, betinho vereador,reineiros, zé braz..etc.etc..isso se chamaria de decadência política, é como assar carne em lata de sardinha...com respeito: "uma bósta". -EZERALDO-

Anônimo disse...

Pois é vão ressucitar pesadinho, aroldo valadão, rosivalzinho, osmar barbosa, betinho vereador,reineiros, zé braz, por minha conta vou incluir tbm o Danilo Correia. Pois podem esperar a decadência política em Unaí, mais uma vez esses cidadãos citados acima estão com 2 propostas e já estão articulando nos bastidores: Lançar José Braz e de Vice a atual esposa de Dirceu Gatto. Não estou brincando, mas esse mesmo grupo já teve reunião e estão enchendo a bola de José Braz para ele ser o candidato... Mas a outra hipótese é que a mulher do Dirceu seja a candidata. Infelizmente Unaí vai perder mais uma vez por causa desse inrresponsáveis e hipocritas. AQUI ALÉM DE MUITAS COISAS, ATÉ A POLÍTICA SÓ TEM AMADOR.

Messi disse...

Agora voce falar que esse grupo ai se reuniu para lançar ze braz é muita ignorancia e burrice sua, pq nesse seu "grupo" ai quase todos estão peiados com o vice-prefeito. larga de ser otário e ve se escreve coisa que presta. Rosivalzinho, osmar barbosa, betinho vereador,reineiros são companheiros de Branquinho. Já o danilo não articula mais nem pensamento. J

Geni de S. Oliveira disse...

Caro Messi, não há necessidade de utilizar este linguajar desrespeitoso ao outro para colocar seu ponto de vista. O desrespeito depôe contra você, na sociedade do conhecimento não tem espaço para o chulo, a falta de educação, o não-argumento, o grito. Discorde, mas argumentando, mostre o erro com fatos e elegância e não com a vara de ferrão no peito do outro.

Messi disse...

Diante das tolices que o anonimo escreveu eu até acho que fui carinhoso com ele. E o ferrão não foi no peito dele, foi na paleta direita do jumento.

Anônimo disse...

Messi, espere e verá. Esse grupo ligado a Zé Braz vai sim lançar um nome e estiveram reunido sim. Isso não implica necessariamente em participação deles direta, mas nos bastidores. São eles que ficam no dia a dia plantando informações para as lideranças, como Zé Braz e outros. Pode ter certeza, nomes desse grupo virão até porque é um grupo que tem poder financeiro ou vc esquece que esse mesmo grupo fez todo mundo engolir Geraldo Minas Brasil em 2004?. Espere e verá.

Anônimo disse...

ZÉ BRAZ /ESPOSA DO DIRCEU ? eu tava pensando que esse povo quando se reunia era pra falar em política mas acho que se reúnem para tomar cachaça. Absurdo puro. Zé braz morreuuu, esqueceram foi ler o atestado de óbito. Na política atual unaiense não há mais lugar para caudilho.Temos que ter renovação sim, mas vá lá né, quem é essa mulher do dirceu? Nesse caso eu aposto na BILISCA, essa a gente conhece nessa a gente (des)confia..mas bilisca é bilisca e ninguém tisca. Vamos apostar em homens sérios, e me façam um favor não me falem em PADRE PRÉGUINHO. (furão)

Anônimo disse...

É preocupante essa movimentação política, há muita cogitação de quem é ou será pré-candidato. Cada dia aparece uma figura diferente, (para não dizer folclórica) se auto denominando candidato. Com certeza haverá rachas e descontentamento. Provavelmente teremos 04 candidatos, haverá união nem sonhada atualmente, tudo para tirar da dupla batman/robin o controle da casa marrom. "Vinde a mim os humildes, que deles será o governo de Unai" (ezeraldo)

Messi disse...

O grupo do Ze Braz ate pode se reunir, mas nenhum, nenhum , nenhum desses citados anteriormente faz parte do grupo de ze braz.

Anônimo disse...

"GRUPO DE ZÉ BRAZ"...caro Messi. (bonito gol heinn rss) Mas quem é o grupo do "zé brais" ? Pesadinho, rosival, Aroldo Valadão, Osmar Barbosa , Zico ? Eu só o vejo acompanhado do Danilo Emerson (pra variar bebendo uma) E quem é o Grupo de PMDB ? (ezeraldo)

Anônimo disse...

MELOU EM BELÔ.....pelo dito, não deu para emplacar o DELVITO, que estava como suplente de Deputado. A briga em Belô ta feia. Tem Muita gente querendo a boquinha no secretariado. Pela conversa de rua Delvito tá vindo de mala e cuia. Na cuia não se sabe o que trás...mas na Mala, tá Osmar Leitão, seu fiel escudeiro. (anonimus fudendi)

Anônimo disse...

Obs. Osmar Leitão é o próprio

MALA, e sem alça. Difícil de

carregar!!!!