Translate

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ferrovia Unaí-Pirapora

Deputado José Santana defende construção da Ferrovia Pirapora-Unaí

O deputado José Santana ocupou a tribuna da Câmara para defender a construção de um ramal ferroviário entre as cidades de Pirapora e Unaí – uma reivindicação antiga dos produtores rurais do Norte e Noroeste do Estado.

Segundo o parlamentar, a obra é de extrema importância para o desenvolvimento econômico dessas regiões. “A Ferrovia vai criar um corredor logístico, possibilitando uma nova fronteira agrícola no Estado, além da redução de custos que trará avanços para o agronegócio”, explica.

José Santana cita o exemplo da região Noroeste, que tem grande potencial para se transformar em uma nova fronteira agrícola do país, apesar dos desafios da logística. “É uma região que atrai muitos investidores por ter muita terra plana e fértil”, diz.

O município de Unaí é hoje o maior produtor de grãos do Estado, com cerca de 730 mil toneladas por ano. Buritis e Paracatu também estão entre os primeiros colocados nesse ranking.

O ramal ferroviário compreende um trecho de 285 quilômetros. Em 2006, a obra foi orçada em R$ 315 milhões, mas não foi assumida pelos Governos Estadual e Federal e, muito menos, pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada da Vale S/A, que possui a concessão da rede até Pirapora.

O deputado José Santana cobrou das autoridades responsáveis à adoção de medidas adequadas para efetivar a demanda. “É preciso vontade política para desengavetar esse projeto. O potencial para desenvolvimento da agricultura nas regiões Norte e Noroeste deve ser acolhido com carinho pela União, pelo Estado de Minas e pela iniciativa privada”, ressaltou.


Erika Hollerbach
Assessora de Imprensa Deputado José Santana

2 comentários:

Anônimo disse...

Ferrovia vai beneficar quem mesmo? Pelo meu ver meia duzia da fazendeiros,dentre eles o protegido do santana, duas cooperativas, mas e o povão que vota ? precisa de ferrovia ? Ja temos uma câmara de vereadores nos padrões de cidades como uberlandia e não temos projetos para fomentação de empregos, diga-se de passagem não há interesse político, aliás há, de ganhar 2012. Aqui em Unai só se pensa nisso. Povão, como diz "antéro" a gente compra com prego e macarrão.(ezeraldo)

Anônimo disse...

Olha eu vou dizer uma coisa e responde a sua pergunta se precisa de ferrovia , pelo menos esse deputado ai ta indo na direção certa o brasil presisa sim de mais ferrovias quanto mais melhor, primeiro frete barato e descongestinamentos das rodovias e falo mais não tem tanto risco de vc sair com sua familia para passear e entrar de cara com algum caminhoneiro idiota bebado e sem responsabilidade e ir todo mundo vc sabe onde , eu apoio o deputado mesmo sabendo que eles serão os mais beneficiados, mas tudo bem tomara que saia do papel esse projeto.