Translate

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Reflexões sobre a greve dos Servidores municipais de Unaí.

Por Adriano Versiani
Tenho andado ultimamente em Unaí e, curiosamente, perguntado a um sem número de pessoas sobre a atual greve dos servidores públicos, diante disso, tenho ouvido todo gênero de posicionamentos, chama a atenção os que são contrários a greve, pois são do tipo: “esse pessoal é baderneiro só querem ficar uns dias sem trabalhar”, “vamos fazer um abaixo- assinado para que esse pessoal não faça bagunça aqui.”
No meu modo de pensar -- e já digo, de saída, que não moro em Unaí, portanto não tenho acompanhado a greve de perto -- essa é uma posição atrasada, arraigada na mente de certos segmentos da população de Unaí, isso nada mais representa do que o resquício de um pensamento coronelista, que acaba gerando uma forma individualista de ver as coisas, ultra capitalista e até démodé.
Na verdade, eles queriam mesmo é dizer que servidor público não deve fazer greve, que recebem muito bem, que greve é coisa de vagabundo, queriam proclamar, em público, o que está no âmago de suas consciências, porém, isso não é politicamente correto.
No ano de 1.995, na França, houve uma grande onde de greves do funcionalismo público, um pouco mais consistente do que essa mais recente, e o motivo foi o projeto apresentado para reforma do sistema de seguridade social, houve paralisação dos mais diversos meios de transporte e a greve teve repercussão mundial, por fim, já no final do ano de 1.995 a greve registrou seu sucesso, as reivindicações foram atendidas, o movimento sindical que já estava em decadência foi fortalecido, ou seja, o sucesso da greve produziu efeitos benéficos a toda sorte de trabalhadores.
O que quero dizer com isso é que a greve é válida e, em um contexto como esse de Unaí, trará inúmeros benefícios, o fortalecimento da classe dos servidores públicos indica independência funcional diante da administração, indica que mais vale um bom trabalho do que a politicagem, o casuísmo, o individualismo.
A doutora Andrea Galvão, em debate sobre a greve francesa, nos dá interessante ensinamento sobre esse fantástico movimento: “Ao contrário do que sustentam os arautos da terceira via, o movimento grevista inaugura uma nova fase do sindicalismo, de recusa e “desfatalização” do liberalismo, ainda que o nível de sistematização desse anti-liberalismo seja frágil. Embora disperso e não sistematizado, esse anti-liberalismo se traduz não apenas na recusa da reforma pretendida pelo governo mas também num saldo ideológico positivo, que possibilitou a reemergência do pensamento de esquerda no país. Em tempos de glorificação dos mercados, optar pelos caminhos da resistência e da crítica, recusando e desmitificando as ilusões propagadas pelo “social liberalismo”, já é um trabalho digno de nota.”
Daí, meu Caro Geni, fica expresso meu sentimento de felicidade diante da greve que ocorreu ou ocorre em Unaí, movimento ímpar, talvez único na história do nosso município, que, com certeza, se transformará em bons frutos para nossa sociedade.

6 comentários:

Auro Sergio disse...

Adrianinho, felicidade em saber que está aqui por Unaí e que anda dando seus pitacos na nossa política, não é política, você sabe. Enquanto não tiverem nem que seja no lúdico de seus subconscientes a defesa dos anseios coletivos e não do egoísmo pessoal; enquanto não enxergarem além de seus interesses pessoais a qualquer custo; enquanto forem apáticos e escravos de favorecimentos públicos; Não haverá mudança, nem de fora nem de dentro, tudo terminará como em um filme trash, onde se adianta o final só pelo título.
Abraços Mestre e não se envolva demais com a corja, você é ainda um bom menino.

Robson disse...

Esse negócio de capetalismo é mesmo ruim né, pq lá em Cuba ninguem faz greve né, nem na Coreia do Norte, muito menos na China. Eita trabaiadô feliz o dos países socialistas.

Adriano disse...

Grande Auro, bom te ver por aqui.valeu pelo comentario, vamos combinar de nos encontrar para trocarmos umas ideias, aliás suas reflexões sao uma grande fonte.

Anônimo disse...

Geni fui ontem na reuniao da camara municipal nunca vi nada mais ridiculo que aqueles vereadores os servidores municipais aguardando um apoio por
por parte do vereadores e nada os de situaçao nao tem moral com prefeito nem de ser ouvido
a os de oposiçao menos ainda e fica um jogando para o outro a responsabilidade e a populaçao em ter uma soluçao me conta geni o que vc acha daqueles veredores de feses pra nao falar de bosta ?

Anônimo disse...

Hoje durante o programa cámera aberta o Dr Renato foi muito claro durante suas afirmações .Principalmente quando disse que o prefeito está tomando medidas para diminuir a folha de pagamento .OBSERVEM AS MEDIDAS! NEGA O PAGAMENTO DAS FÉRIAS DOS SERVIDORES CONCURSADOS , NÃO PAGA PROGRESSÃO AOS MESMOS . DENTRE OUTRAS. KAKAKAKAKA ESSE PREFEITO TÁ DE BRINCADEIRA COM OS SERVIDORES !

Anônimo disse...

PREFEITO VESTE CAPA DE CORDEIRO....o cara é duma cara de pau que nem óleo de peróba penetra...ele tá jogando a isca..tentando pegar os incrédulos eleitores em 2012...não existe homem que mude de opinião se não em detrimento de sua trupe...UM DIA ELE PAGA DE XIITA..NOUTRO DE IRMÃ DULCE...deu uma guinada nas contas do Iptu que até o capeta arrupiou...velinho mais de 60 num paga..imóvel até 50 mil num paga...quem for pagar o desconto é de 70%...Muito bonzinho para os padrões atuais... CHUTA QUE É MACUMBA. (furão)