Translate

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vitória da estratégia

Com o fim do processo eleitoral e com o resultado positivo, várias das motivações que tinhamos para escrever perde agora seu objeto. Em eleição quem ganha se cala e vá trabalhar e os perdedores se estrebucham em busca das justificativas e vão tentar cicatrizar as feridas da derrota. Neste caso, mais do que previsíveis. Sem muito ânimo para escrever, gostaria de refletir algumas questões do resultado eleitoral do dia 31/10/10.

Uma destas é o preconceito contra o povo nordestino. Ouvi asneiras em Unaí sobre a grande vantagem dada a Dilma na região nordeste: Mais de dez milhões de votos. Se formos analizar direitinho veremos que o Serra perdeu a eleição em casa, na região sudeste. Onde ele ganhou, ganhou fraco, de pouco e onde perdeu, perdeu de muito, de goleada. Só para ter uma idéia, MG e RJ neutralizaram toda a vitória do Serra onde ganhou. Veremos:

Nas regiões norte e nordeste Dilma teve um saldo positivo de doze milhões de votos, vamos deixá-los de lado, na poupança. No Sul o Serra teve um saldo positivo de Um milhão duzentos e vinte e seis mil e quatrocentos e oitenta e cinco votos (1.226.485), no Centro oeste teve um saldo positivo de duzentos e setenta e nove mil, setecentos e quarenta e cinco votos (279.745), somados  dão um saldo de um milhão, quinhentos e seis mil e duzentos e trinta votos (1.506.230); a Dilma teve na região Sudeste um saldo positivo de um milhão, seiscentos e trinta mil, seiscentos e quatro votos (1.630.604). Ou seja, a Dilma não usou um só voto da poupança colocado pelo saldo do Nordeste e Norte. Pelo contrário, acrescentou cento e vinte quatro mil e trezentos e setenta e quatro votos (124.374) que lhe daria a vitoria se o Serra tivesse empatado a eleição nestas duas regiões.

O resultado em Unaí não foi das piores. Perdemos por 2.162 votos. A campanha da Dilma poderia ter ganho a eleição em Unaí se tivesse uma estrutura e uma militância menos elitista e capaz de mobilizar. Em Unaí tem-se a idéia de que só se faz campanha com os bolsos abarrotados de dinheiro, têm-se vergonha de fazer passeatas, de andar a pé, de empunharem bandeiras. Só vão se for de carros e muitos. É o momento do exibicionismo, da ostentação, de mostrar poder($), da falta de humildade. Na minha modesta opinião o PMDB fez menos do que podia, deu a impressão do "tanto faz um ou outro", salvo algumas exceções.   

9 comentários:

Adriano disse...

Geni, a entrevista da Dilma ontem trouxe bons ventos, os meios de comunicação são só elogios. Realmente a entrevista foi fantástica, para nós não há novidade, ela demonstrou ser exatamente aquilo que sempre acreditamos que ela fosse.
abraço!

Anônimo disse...

Tambem esperei isto: Já teve que ceder ao Michel Temer. O PMDB vai engolir o governo da Dilma. Já vimos está historia em Minas, no qual o PMDB mineiro acabou de afundar o PT de Minas com o Helio Costa.

Anônimo disse...

Só queria deixar uma observação: tem blog por aí (um outro blog aqui da cidade) que acusa os outros de ditador mas é só falar mal da Dilma que censura mesmo. Já me amordaçaram 3 vezes. Deve ser isso que é democracia para o dono daquele blog. Nesse aqui, por mais que eu não concorde com a sua orientação política, ainda não me censuraram (e acredito que não vão fazer, pois seu proprietário é mais consciente da liberdade de expressão e que de a censura só o igualaria a quem ele critica).

Paulo Gilberto Alves de Sousa disse...

Análise correta. Em relação a Unaí, ouso apenas divergir num ponto: de que o PMDB fez menos do que poderia. Ao que consta, a coordenação da campanha de Dilma na região, no segundo turno, ficou a cargo do Deputado Estadual Almir Paraca. Não tenho notícia de articulação do coordenador com o PMDB de Unaí para os atos de campanha. Organismo acéfalo não se movimenta. Aí assim, grande parte do PMDB demonstrou ostensivo e expressivo apoio à nossa Presidente. De minha parte, fiz intenso trabalho através de redes sociais, de listas de discussão, de e-mails e até pessoalmente, sobretudo como contraponto à sórdida campanha subterrânea desencadeada contra Dilma.

Anônimo disse...

Sórdida campanha, Paulo Gilberto? Dizer que ela era assassina, que pegou em armas e que é a favor do aborto (como dito no seu blog) é sórdida campanha ? Quanto ao aborto, basta pesquisar no youtube "dilma" e "aborto" para encontrar as entrevistas em que ela expressamente defendeu a descriminalização do aborto. Quanto a pegar em armas, é difícil acreditar que alguém que fez parte da "Vanguarda ARMADA Revolucionária - Palmares" quizesse ficar longe das armas (senão a "vanguarda" seria "desarmada"). Assassina eu realmente não posso afirmar, mas, como provavelmente pegou em armas na "Vanguarda ARMADA", deveia ser para matar alguém que considerasse inimigo, não é verdade?

Anônimo disse...

Outra coisa, Paulo Gilberto. Dizer, às vésperas da eleição que o Fernando Henrique estava em Fox do Iguaçu acertando com empresários estrangeiros a venda (e as comissões - propinas) da Petrobrás, do Banco do Brasil e de Itaipu, bem como a instalaçõe de bases estrangerias naquela região não é mais sórdido do que falar que a Dilma era a favor do aborto (tendo provas disso)? Será que o Fernando Henrique (com procuração de quem) seria tão infantil a ponto de fazer um evento desse em época tão inoportuna? E os assuntos tratados... exatamente aqueles que agrada ao PT (munição perfeita contra o Serra), privatizações e imperialismo americano. Isso não é campanha sórdida não? Que dirá do terrorismo oficial da campanha sobre a Petrobras e o Pré-Sal. Estava no programa do Serra isso? Ele falou isso? Cadê a "fita"? Já o aborto teve de ser retirado às pressas das diretrizes defendidas pelo PT.

Anônimo disse...

Mais uma vez gostaria de elogiar esse blog, que embora declaradamente simpatizante da Dilma, não censura os que não comungam da mesma opinião. Obrigado.

Geni de S. Oliveira disse...

Dentro do princípio da rasoabilidade todos os comentários serão divulgados. Aqui prezo mais pela honra dos adversários do que da minha e de meus partidários. Acredito que vc tenha motivos para se manter anônimo e como tal vc corre maior risco de ser deletado. Não censurerei comentários bem feito, embasados e respeitosos. Continui participando.

Caxito disse...

Geni,

Eu e meu primo Adriano fizemos a passeata no domingo da vitória, com as bandeiras e toda felicidade de participar da História do Brasil.

Rodamos bem Unaí com os modestos dois carros. O jingles da Dilma soaram forte, mas contrastaram com o triste silêncio de uma cidade empobrecida de verdadeiras idéias sociais e democráticas.

Quando passávamos justamente no fim do culto das Igrejas Evangélicas mais conservadoras da Cidade, as pessoas nos olharam com grande desprezo, como se fossem lançar o último gesto de ódio, sabiamente semeado pela campanha de lama do Serrágio.

Mas em algum um dia, a pedra bruta de Unaí será finalmente lapidade, e não será tão tarde assim....

Nos veremos...