Translate

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Unaí recebe e nega!

Postagem do Paulo Gilberto no Blog Cantinho. O título é de autoria do UPT.

Unaí destoou dos demais municípios do noroeste mineiro. Aqui, venceu o candidato tucano, José Serra, como já havia acontecido nas eleições presidenci­ais pretéritas. Um fato curioso é que Luiz Inácio Lula da Silva nunca venceu em Unaí, em qualquer turno das cinco eleições que disputou desde 1989.

O perfil do eleitorado unaiense é reconhecidamente conservador, tanto que é o único Município da região que nunca elegeu sequer um vereador vinculado à esquerda. O PT jamais teve representação na Câmara Municipal. As mulheres também não têm muita representatividade, bastando lembrar que em toda a sua história contam-se nos dedos de uma mão o número de vereadoras eleitas (Anto­nia Zely, Clélia Calderon, Marisa Costa, Dorinha Melgaço e Maria Auxiliadora).

Para ficar no exemplo, o vizinho município de Cabeceira Grande conta hoje com 3 (três) vereadoras na Câmara Municipal (mesmo número da legislatura an­terior) e tem vereador eleito pelo PT. Na atual legislatura, nenhuma mulher ocupa cadeira na Câmara Municipal de Unaí.

Merece registro o fato de a Câmara Municipal de Cabeceira Grande já ter sido presidida, em 14 anos, por 5 (cinco) mulheres: Maria Alice, Dayse, Waldeth Santana, Flávia Vieira Reis e Elcana Vaz, sendo que Maria Alice presidiu o Legis­lativo por mais de uma vez.

Em Unaí, apenas duas mulheres assumiram a função de Chefe do Legisla­tivo em quase 70 (setenta) anos de história: Antonia Zely da Costa e Dorinha Mel­gaço, atual Secretária de Ação Social do Município.

O fenômeno repete-se no Executivo, já que o único Prefeito com traço ideológico mais à esquerda foi Saint’Clair Martins Souto, embora a sua eleição te­nha ocorrido em circunstâncias históricas e políticas totalmente diversas das que vivenciamos hoje.

Outro dado instigante é que engenheiros, médicos, educadores, empresári­os, comerciários, bancários e outros profissionais liberais não costumam concor­rer a cargos eletivos em Unaí. Quando concorrem, invariavelmente não se ele­gem.

O conservadorismo é tão evidente que elegemos em 2004, para grande es­panto da população brasileira, um candidato a Prefeito que se encontrava preso preventivamente e no meio de um turbilhão de acusações envolvendo o episódio que ficou conhecido como a “Chacina de Unaí”.

Definitivamente, não temos um eleitorado progressista. Isso não quer dizer que o nosso eleitor não saiba votar. É apenas a constatação de um aspecto ideo­lógico do eleitor médio unaiense.

Tanto assim que dos nomes que são ventilados para a sucessão do atual Prefeito, tanto da situação quanto da oposição, não desponta nenhum partidário de ideias político-sociais avançadas. São citados alguns advogados, produtores rurais ou pessoas ligadas direta ou indiretamente à principal atividade produtiva local, mas que se encontram na cúpula da sociedade e que têm perfil igualmente conservador.

Voltando às eleições presidenciais, alguns mais simplistas poderão dizer que Dilma perdeu porque Unaí é um Município rico em que os programas sociais do governo federal não produzem resultado eleitoral, ao contrário dos demais mu­nicípios do Noroeste.

Esse raciocínio é desqualificado, já que Paracatu é um Município mais rico que Unaí, reconhecidamente com mais estrutura cultural, e lá Dilma venceu, além do fato de partidos de centro e de esquerda constantemente protagonizarem a vida política local, como PMDB e PT, rivalizando com o PSDB (que, apesar disso, ainda não chefiou o Executivo local).

Em Paracatu, ao menos no Legislativo, é comum a eleição de advogados, contadores, médicos, professores, líderes religiosos, comerciantes, comerciários, empresários, além de produtores rurais, fato que não acontece em Unaí com a frequência que seria desejada.

É possível afirmar, portanto, que em Unaí a propaganda subterrânea contra Dilma, realizada pelos que apoiaram José Serra e disseminada pela internet, ca­lou mais fundo em razão do tradicionalismo do eleitor. Muitos acreditaram na onda de boatos sobre o PNDH3, o aborto, a fantasiosa acusação de guerrilheira, a mentira de que não pode visitar os EUA, entre tantos outros que mereceram a maior credibilidade por parte de pessoas aparentemente insuspeitas e esclareci­das.

Entre nós, infelizmente, esse tipo de terrorismo político e de boataria viceja e já foi utilizado inclusive em eleições municipais pretéritas. Por aqui, a descons­trução de biografias é tarefa mais fácil e é um método usado recorrentemente na disputa eleitoral.

Mas somente isso não explica a derrota de Dilma no Município, embora seja relevante para descortinar o que subjetivamente impulsiona o nosso peculiar eleitorado.

De qualquer modo, assim continuarão sendo as eleições por estas bandas (sejam federais, estaduais ou municipais), baseadas no conservadorismo de nos­sos cidadãos e no poderio econômico dos grupos e candidatos, até que tenhamos uma sociedade mais plural, diversificada e esclarecida.

15 comentários:

Anônimo disse...

Com alguns cabos eleitorais que a Dilma teve em Unaí era de se esperar iso mesmo. Tem gente mamando na teta eleitoral do PT sem nunca ter sido petista. To certo ou errado Geni?

Anônimo disse...

Pois é Geni,em 2.004.o Afonsão me deu repúgno´por usar a bandeira do PT.nas passeatas do PSDB.(tenho nojo)Denunciamos,mais nao deu em nada.Não importa o nosso PT.nao ganhá em Unaí,aki mesmo ja é uma cidade considerada falida rs.O que importa é DILMA no Brasil de Lulala,sem dúvida o PT.é nosso partido.Agora ká pra nois eu amei o Zé SERRA ter perdido feio.
ais também é difícil subir Serra.kakaka.VIVA A DILMA.O QUE ADIANTOU AS INJÚRIAS CONTRA ELA???E nosso BRASIL,continuará meito bem.SE PUDESSE GRITARIA OS 4 CANTOS::VIVA A DILMAAAAAAAAAAAAAAAA.

Anônimo disse...

Históricamente o PT em Unai não fez um único vereador, mas ainda há tempo. SÓ NÃO ENTENDO ....O QUE O VÉIOZINHO ( véinzin) TEM HAVER COM O PT (que eu saiba ele é amigo da Familia Manica..vive no reduto do caveirinha infiltrado entre os psêudo-ricos..e se achando) SEMPRE QUE SE APROXIMA UMA DISPUTA, COMO FOI O CASO DESTA ÚLTIMA, QUE JÁ SE SABIA QUE DILMA ÍA BATER EM SERRA...ELE APARECE COM UM CARRO TOTALMENTE ADESIVADO DA CANDIDATA DO PT E COM O CORPO ENVELOPADO COM A BANDEIRA "VERMELHA"......E AÍ GENI ? ME EXPLICA? (anonimus fudendi)

Andreia disse...

Geni otima reflexçao essa postada relamente unai e uma terra onde nao se valoriza a etica o respeito e a competencia como esta postado realmente o unico prefeito com atitudes sociais foi mesmo o Saint Clair Martins Souto,mas vc sabe por que ne? vou te contar e filho de unai foi criado na beira do canabrava teve um pai preocupado com a educaçao dos filhos tanto que mesmo naquela epoca todos estudaram epoca que se estudava ou em paracatu ou formosa e que o transporte era carro de boi e cavalo isso mostra geni que devemos valorizar o nosso povo ao inves de eleger esse forateiros devemos aposta em gente daqui na força jovem e vcs do pt tem no seu quadro de filiados pessoas boas inclusive o um herdeiro politico desse grande homem Dr Sant Clair que o seu sobrinho Calixto Martins que vc conhece bem e sabe de seus pessamentos a respeito da politica de Unai vamos sim renovar os politicos de unai,mas com pessoas senssivel e humano como os ja sitados acima

Obrigado pelo espaço


Att Andreia

Anônimo disse...

Falouu Andréia!! Temos, além do Calixto, colocar outros nomes para uma renovação política em Unaí, temos ainda o FLECHA, o AFONSÃO,o PARAZINHO, VICENTINHO; o PT de Unaí sempre teve bons nomes o que faltou foi usá-los. Afora temos uma renovação que vem com força que é PAULO MELO , ZÉ DA ESTRADA , DR ROMUALDO ,IRMO DA COANOR ,CLAUDINEI DA ITAMBÉ, seja, Para renovar temos muitas opções , como diz titirica, PIOR QUE TÁ NÃO VAI FICAR. (MARIRUANA - CAB GRANDE)

José Antônio Alves Almeida disse...

Quem disse que esquerda é só PT o PCdoB vai fazer um vereador nas próximas eleições. e tenho dito. o Zé Maria cágado,digo, da Ambulância.

Anônimo disse...

Agora o circo péga fogo....Padre Preguinho já esta instalado em Unaí..(preguinho é outro nome politicamente falando)..e mais pelas conversas de rua...Diácomo GÊ (criação pura de antério) tá de olho no PT...será?.. É o cléro e o Povo..tudo haver. (anonimus)

Anônimo disse...

Geni, ventila novos nomes no seu blog. Chega de Anterio, Zé Braz, Delvito. NOVOS NOMES PARA UNAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pedro disse...

E tem novos nomes além destes?

Anônimo disse...

olha geni ta certo o anonimo quando falou em vc ventilar novos nomes pois assim vc vai esta contribuindo para uma nova converça e alem disso ajudara na escolha de novas lideranças

Anônimo disse...

NOVOS NOMES PARA APRECIAÇÃO:

PAULO MELO, VALDIVINO, DR ROMUALDO, IRMO DA COANOR, PADRE PREGUINHO, ADILSON DA TV, DIRCEU GATTO (arqui inimigo do seu cumpadre antéro),CATUABA , GILÓ CONTRAVENTOR (aquele do jogo de bicho) NAIM DO LAVA JATO , INDIO DO SINDICATO , SEU GERALDO MINAS BRASIL, ZÉ ARAXÁ , FLORIANO COLATO, CAPITÃO ELIAS, ZÉ MARIA DA BULÂNCIA..SACOMAN.

E aí ? tá de bom tamanho.

Anônimo disse...

É uma brincadeira ou uma piada os nomes acimas?

Anônimo disse...

Interessante a Dilma ter perdido em particamente todas as cidades com melhor IDH e ganhado em praticamente todas com os menores IDHs. Da mesma forma, em regra, o Serra ganhou nas maiores cidades (inclusive Porto Alegre e BH) e a Dilma nas menores (na menor cidade do Brasil ela teve mais de 80% dos votos). Resumindo, em regra, quanto menor o IDH e menor o eleitorado, mais a Dilma tem votos e vice-versa.

Anônimo disse...

Dilma é Dilma nê????Vem ka,os nomes acima citados é piada nê???Afonsãokakakakakka,padre,hanem,esses dois nao !!!!!!!!!!!!!!!!Afonsão só entende de pacaconha do garapa.Quem sabe o que é isso??????kakaakakakaka.Esses dois são puxa saco de terimanquim.

Caxito disse...

Geni,

Eu e meu primo Adriano fizemos a passeata no domingo da vitória, com as bandeiras e toda felicidade de participar da História do Brasil.

Rodamos bem Unaí com os modestos dois carros. O jingles da Dilma soaram forte, mas contrastaram com o triste silêncio de uma cidade empobrecida de verdadeiras idéias sociais e democráticas.

Quando passávamos justamente no fim do culto das Igrejas Evangélicas mais conservadoras da Cidade, as pessoas nos olharam com grande desprezo, como se fossem lançar o último gesto de ódio, sabiamente semeado pela campanha de lama do Serrágio.

Mas em algum um dia, a pedra bruta de Unaí será finalmente lapidade, e não será tão tarde assim....

Nos veremos...