Translate

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Voto acéfalo.

Até agora não consigo entender a votação obtida pela candidata verde(?) Marina. Não é de fácil entendimento um partido sair das urnas em uma campanha nacional com algo em torno de vinte milhões de votos  (20% dos votos válidos) e sua bancada na Câmara Federal não aumentar uma cadeira se quer. Pelo contrário, perdeu uma, entrou com quinze e saiu com quatorze. 

Quais foram os motivos fundamentais utilizados por estes eleitores ao sufragarem uma candidata majoritária e negarem-lhe a governabilidade? Pois todos tinham em mente a possibilidade da Marina ascender ao segundo turno e disputar com a candidata situacionista Dilma Rousseff, seria lógico que pelo menos uma parcela significativa votassem na candidata e também em seus candidatos à Dep. Federal e Senadores. O PV saiu desta eleição menor do que a entrada.

Vamos imaginar o cenário, catastrófico, de uma eleição da Marina à Presidente com uma bancada Federal de apenas quatorze Deputados. Com quem ela iria governar? Estaria, ela, muito enganada em ter o PT a seu lado; quem ganha governa, quem perde faz oposição fiscalizatória. Teria sim, o PSDB, DEM, PPS, PTB e parte do PMDB. Ou seja, teria que governar com os ruralistas e ainda pagar caro por seus apoios. Dentro deste cenário, qual seria a real possibilidade dela implementar seu programa de governo fundamentado na sustentabilidade ambientel e em constante litígio com o desenvolvimento do país? Esta possibilidade seria simplesmente zero com esta base de apoio.    

Voto não é apenas digitar alguns números e confirmar, é o resultado da sua visão sobre seu bairro, seu município, seu estado, seu país e até mesmo de sua visão de mundo. Não estou querendo mostrar que os eleitores da Marina estavam errados ao cravar seu número, 43; mas quero afirmar que foram absolutamente inconsequentes ao não tentarem dar a ela a possibilidade de sustentação de seu possível governo. A candidatura da Marina fez mal ao PV, ficou menor.  

2 comentários:

Anônimo disse...

Marina ganhando, o PMDB, PTB, PPS. PSB, PDT dentre outros já estariam brigando por cargo e dando sustentação politica a ela. O Brasil precisa urgentemente de uma reforma politica, e falo: Marina em 2014 vai ser uma dos candidatos a presidente que vai estar no segundo turno. Resta saber quem vai com ela para o segundo turno.

Paulo Gilberto Alves de Sousa disse...

Apesar da expressiva votação obtida nas últimas eleições, não vejo Marina com estatura política suficiente para sustentar uma nova candidatura em 2014, sobretudo porque, no segundo turno, cometeu um erro que grandes líderes não podem cometer: optou pela omissão, ao contrário de seu partido, o PV. Não influenciou o resultado e saiu menor do que imaginava. Marina é politicamente palatável, mas é vazia de conteúdo.