Unaí destoou dos demais municípios do noroeste mineiro. Aqui, venceu o candidato tucano, José Serra, como já havia acontecido nas eleições presidenciais pretéritas. Um fato curioso é que Luiz Inácio Lula da Silva nunca venceu em Unaí, em qualquer turno das cinco eleições que disputou desde 1989.
O perfil do eleitorado unaiense é reconhecidamente conservador, tanto que é o único Município da região que nunca elegeu sequer um vereador vinculado à esquerda. O PT jamais teve representação na Câmara Municipal. As mulheres também não têm muita representatividade, bastando lembrar que em toda a sua história contam-se nos dedos de uma mão o número de vereadoras eleitas (Antonia Zely, Clélia Calderon, Marisa Costa, Dorinha Melgaço e Maria Auxiliadora).
Para ficar no exemplo, o vizinho município de Cabeceira Grande conta hoje com 3 (três) vereadoras na Câmara Municipal (mesmo número da legislatura anterior) e tem vereador eleito pelo PT. Na atual legislatura, nenhuma mulher ocupa cadeira na Câmara Municipal de Unaí.
Merece registro o fato de a Câmara Municipal de Cabeceira Grande já ter sido presidida, em 14 anos, por 5 (cinco) mulheres: Maria Alice, Dayse, Waldeth Santana, Flávia Vieira Reis e Elcana Vaz, sendo que Maria Alice presidiu o Legislativo por mais de uma vez.
Em Unaí, apenas duas mulheres assumiram a função de Chefe do Legislativo em quase 70 (setenta) anos de história: Antonia Zely da Costa e Dorinha Melgaço, atual Secretária de Ação Social do Município.
O fenômeno repete-se no Executivo, já que o único Prefeito com traço ideológico mais à esquerda foi Saint’Clair Martins Souto, embora a sua eleição tenha ocorrido em circunstâncias históricas e políticas totalmente diversas das que vivenciamos hoje.
Outro dado instigante é que engenheiros, médicos, educadores, empresários, comerciários, bancários e outros profissionais liberais não costumam concorrer a cargos eletivos em Unaí. Quando concorrem, invariavelmente não se elegem.
O conservadorismo é tão evidente que elegemos em 2004, para grande espanto da população brasileira, um candidato a Prefeito que se encontrava preso preventivamente e no meio de um turbilhão de acusações envolvendo o episódio que ficou conhecido como a “Chacina de Unaí”.
Definitivamente, não temos um eleitorado progressista. Isso não quer dizer que o nosso eleitor não saiba votar. É apenas a constatação de um aspecto ideológico do eleitor médio unaiense.
Tanto assim que dos nomes que são ventilados para a sucessão do atual Prefeito, tanto da situação quanto da oposição, não desponta nenhum partidário de ideias político-sociais avançadas. São citados alguns advogados, produtores rurais ou pessoas ligadas direta ou indiretamente à principal atividade produtiva local, mas que se encontram na cúpula da sociedade e que têm perfil igualmente conservador.
Voltando às eleições presidenciais, alguns mais simplistas poderão dizer que Dilma perdeu porque Unaí é um Município rico em que os programas sociais do governo federal não produzem resultado eleitoral, ao contrário dos demais municípios do Noroeste.
Esse raciocínio é desqualificado, já que Paracatu é um Município mais rico que Unaí, reconhecidamente com mais estrutura cultural, e lá Dilma venceu, além do fato de partidos de centro e de esquerda constantemente protagonizarem a vida política local, como PMDB e PT, rivalizando com o PSDB (que, apesar disso, ainda não chefiou o Executivo local).
Em Paracatu, ao menos no Legislativo, é comum a eleição de advogados, contadores, médicos, professores, líderes religiosos, comerciantes, comerciários, empresários, além de produtores rurais, fato que não acontece em Unaí com a frequência que seria desejada.
É possível afirmar, portanto, que em Unaí a propaganda subterrânea contra Dilma, realizada pelos que apoiaram José Serra e disseminada pela internet, calou mais fundo em razão do tradicionalismo do eleitor. Muitos acreditaram na onda de boatos sobre o PNDH3, o aborto, a fantasiosa acusação de guerrilheira, a mentira de que não pode visitar os EUA, entre tantos outros que mereceram a maior credibilidade por parte de pessoas aparentemente insuspeitas e esclarecidas.
Entre nós, infelizmente, esse tipo de terrorismo político e de boataria viceja e já foi utilizado inclusive em eleições municipais pretéritas. Por aqui, a desconstrução de biografias é tarefa mais fácil e é um método usado recorrentemente na disputa eleitoral.
Mas somente isso não explica a derrota de Dilma no Município, embora seja relevante para descortinar o que subjetivamente impulsiona o nosso peculiar eleitorado.
De qualquer modo, assim continuarão sendo as eleições por estas bandas (sejam federais, estaduais ou municipais), baseadas no conservadorismo de nossos cidadãos e no poderio econômico dos grupos e candidatos, até que tenhamos uma sociedade mais plural, diversificada e esclarecida.
15 comentários:
Com alguns cabos eleitorais que a Dilma teve em Unaí era de se esperar iso mesmo. Tem gente mamando na teta eleitoral do PT sem nunca ter sido petista. To certo ou errado Geni?
Pois é Geni,em 2.004.o Afonsão me deu repúgno´por usar a bandeira do PT.nas passeatas do PSDB.(tenho nojo)Denunciamos,mais nao deu em nada.Não importa o nosso PT.nao ganhá em Unaí,aki mesmo ja é uma cidade considerada falida rs.O que importa é DILMA no Brasil de Lulala,sem dúvida o PT.é nosso partido.Agora ká pra nois eu amei o Zé SERRA ter perdido feio.
ais também é difícil subir Serra.kakaka.VIVA A DILMA.O QUE ADIANTOU AS INJÚRIAS CONTRA ELA???E nosso BRASIL,continuará meito bem.SE PUDESSE GRITARIA OS 4 CANTOS::VIVA A DILMAAAAAAAAAAAAAAAA.
Históricamente o PT em Unai não fez um único vereador, mas ainda há tempo. SÓ NÃO ENTENDO ....O QUE O VÉIOZINHO ( véinzin) TEM HAVER COM O PT (que eu saiba ele é amigo da Familia Manica..vive no reduto do caveirinha infiltrado entre os psêudo-ricos..e se achando) SEMPRE QUE SE APROXIMA UMA DISPUTA, COMO FOI O CASO DESTA ÚLTIMA, QUE JÁ SE SABIA QUE DILMA ÍA BATER EM SERRA...ELE APARECE COM UM CARRO TOTALMENTE ADESIVADO DA CANDIDATA DO PT E COM O CORPO ENVELOPADO COM A BANDEIRA "VERMELHA"......E AÍ GENI ? ME EXPLICA? (anonimus fudendi)
Geni otima reflexçao essa postada relamente unai e uma terra onde nao se valoriza a etica o respeito e a competencia como esta postado realmente o unico prefeito com atitudes sociais foi mesmo o Saint Clair Martins Souto,mas vc sabe por que ne? vou te contar e filho de unai foi criado na beira do canabrava teve um pai preocupado com a educaçao dos filhos tanto que mesmo naquela epoca todos estudaram epoca que se estudava ou em paracatu ou formosa e que o transporte era carro de boi e cavalo isso mostra geni que devemos valorizar o nosso povo ao inves de eleger esse forateiros devemos aposta em gente daqui na força jovem e vcs do pt tem no seu quadro de filiados pessoas boas inclusive o um herdeiro politico desse grande homem Dr Sant Clair que o seu sobrinho Calixto Martins que vc conhece bem e sabe de seus pessamentos a respeito da politica de Unai vamos sim renovar os politicos de unai,mas com pessoas senssivel e humano como os ja sitados acima
Obrigado pelo espaço
Att Andreia
Falouu Andréia!! Temos, além do Calixto, colocar outros nomes para uma renovação política em Unaí, temos ainda o FLECHA, o AFONSÃO,o PARAZINHO, VICENTINHO; o PT de Unaí sempre teve bons nomes o que faltou foi usá-los. Afora temos uma renovação que vem com força que é PAULO MELO , ZÉ DA ESTRADA , DR ROMUALDO ,IRMO DA COANOR ,CLAUDINEI DA ITAMBÉ, seja, Para renovar temos muitas opções , como diz titirica, PIOR QUE TÁ NÃO VAI FICAR. (MARIRUANA - CAB GRANDE)
Quem disse que esquerda é só PT o PCdoB vai fazer um vereador nas próximas eleições. e tenho dito. o Zé Maria cágado,digo, da Ambulância.
Agora o circo péga fogo....Padre Preguinho já esta instalado em Unaí..(preguinho é outro nome politicamente falando)..e mais pelas conversas de rua...Diácomo GÊ (criação pura de antério) tá de olho no PT...será?.. É o cléro e o Povo..tudo haver. (anonimus)
Geni, ventila novos nomes no seu blog. Chega de Anterio, Zé Braz, Delvito. NOVOS NOMES PARA UNAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E tem novos nomes além destes?
olha geni ta certo o anonimo quando falou em vc ventilar novos nomes pois assim vc vai esta contribuindo para uma nova converça e alem disso ajudara na escolha de novas lideranças
NOVOS NOMES PARA APRECIAÇÃO:
PAULO MELO, VALDIVINO, DR ROMUALDO, IRMO DA COANOR, PADRE PREGUINHO, ADILSON DA TV, DIRCEU GATTO (arqui inimigo do seu cumpadre antéro),CATUABA , GILÓ CONTRAVENTOR (aquele do jogo de bicho) NAIM DO LAVA JATO , INDIO DO SINDICATO , SEU GERALDO MINAS BRASIL, ZÉ ARAXÁ , FLORIANO COLATO, CAPITÃO ELIAS, ZÉ MARIA DA BULÂNCIA..SACOMAN.
E aí ? tá de bom tamanho.
É uma brincadeira ou uma piada os nomes acimas?
Interessante a Dilma ter perdido em particamente todas as cidades com melhor IDH e ganhado em praticamente todas com os menores IDHs. Da mesma forma, em regra, o Serra ganhou nas maiores cidades (inclusive Porto Alegre e BH) e a Dilma nas menores (na menor cidade do Brasil ela teve mais de 80% dos votos). Resumindo, em regra, quanto menor o IDH e menor o eleitorado, mais a Dilma tem votos e vice-versa.
Dilma é Dilma nê????Vem ka,os nomes acima citados é piada nê???Afonsãokakakakakka,padre,hanem,esses dois nao !!!!!!!!!!!!!!!!Afonsão só entende de pacaconha do garapa.Quem sabe o que é isso??????kakaakakakaka.Esses dois são puxa saco de terimanquim.
Geni,
Eu e meu primo Adriano fizemos a passeata no domingo da vitória, com as bandeiras e toda felicidade de participar da História do Brasil.
Rodamos bem Unaí com os modestos dois carros. O jingles da Dilma soaram forte, mas contrastaram com o triste silêncio de uma cidade empobrecida de verdadeiras idéias sociais e democráticas.
Quando passávamos justamente no fim do culto das Igrejas Evangélicas mais conservadoras da Cidade, as pessoas nos olharam com grande desprezo, como se fossem lançar o último gesto de ódio, sabiamente semeado pela campanha de lama do Serrágio.
Mas em algum um dia, a pedra bruta de Unaí será finalmente lapidade, e não será tão tarde assim....
Nos veremos...
Postar um comentário